A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Artigos

  • Almanaque da Aldeia
    Um bom almanaque é como uma colcha de retalhos dos mais diversos assuntos. O tradicional são as fases da Lua para orientar pescarias, receitas caseiras, enigmas e ditados. O almanaque da Aldeia NumaBoa não é muito diferente. Traz um pouco de Astronomia - para poder entender as estações do ano e as fases da Lua, fala sobre Calendários - para poder avaliar como diversas culturas medem os dias, de Relógios - para saber como funcionam estas pequenas maravilhas (principalmente os relógios de sol) e até uma estação metereológica. A Aldeia está com a bola toda...
    Numero de artigos:
    0
    • Astronomia

      Noções básicas de Astronomia para poder entender o tempo e seus dispositivos de medição, como os relógios e os calendários.

      Recomendo que vocês dêem uma olhada nos Links de Astronomia. Lá há referências para sites com muita informação e com software especializado (inclusive software gratuito!)

      Numero de artigos:
      9
    • Calendários

      Os calendários existem desde os tempos pré-históricos e são peculiares a cada civilização que os concebeu. Conheça um pouco desta fascinante arte de marcar o tempo.

      Numero de artigos:
      13
    • Relógios

      Conheça a história dos relógios e saiba como funcionam. Em destaque, os relógios de sol - aprenda a construi-los.

      Numero de artigos:
      5
    • Curiosidades

      Curiosidades de todos os tipos - da natureza e as inventadas pelo homem. Truques e malabarismos intelectuais. Aqui você encontra uma coletânea de coisas dos mais diversos tipos. Divirta-se!

      Numero de artigos:
      12
    • Metereologia

      O cantinho reservado para São Pedro aqui na Aldeia NumaBoa.

      Numero de artigos:
      1
    • Rala Cuca

      Nosso cérebro, que comanda a interação da comunicação, nem sempre funciona de uma maneira previsível, mas sempre de modo fascinante. Teste seu cérebro, sua melhor ferramenta de trabalho, com o Rala Cuca da Aldeia.

      Numero de artigos:
      9
    • Enigmas

      Teste suas habilidades

      Nos enigmas da Aldeia você encontra desafios de vários níveis e muita diversão. Tem passatempo melhor?

      Numero de artigos:
      0
      • Enigmas Fáceis

        Fáceis, porém interessantes como passa-tempo e diversão. Não fritam os neurônios de ninguém.

        Numero de artigos:
        12
      • Enigmas Médios

        Enigmas intrigantes que servem para esquentar os neurônios.

        Numero de artigos:
        6
      • Enigmas Super

        O Ministério da Saúde adverte: os enigmas super do Almanaque da Aldeia podem ser prejudiciais à saúde. Use com moderação. Não existem níveis seguros para o consumo destes desafios.

        Numero de artigos:
        7
      • Ranking / Explicações

        Ranking dos enigmas e textos explicando alguns dos enigmas do Almanaque da Aldeia.

        Numero de artigos:
        4
  • Atelier da Aldeia

    O espaço para a arte e para os amigos.

    Numero de artigos:
    0
    • Artesãos

      Os artesãos. Ah! os artesãos. Mãos ágeis que transformam sonhos em realidade e a realidade em sonhos...

      Numero de artigos:
      1
    • Desenho e Pintura

      Uma imagem vale mil palavras. É por isto que um artista consegue falar em silêncio, com palavras que brotam do coração e acariciam os sentidos.

      Numero de artigos:
      1
  • Biblioteca da Aldeia

    Alguns textos que considero excepcionais. Que tal dar um descansada curtindo uma boa leitura? Faça parte da turma dos ratos de biblioteca.

    Numero de artigos:
    0
    • Biblioteca

      Alguns textos que considero excepcionais. Que tal dar um descansada curtindo uma boa leitura? Faça parte da turma dos ratos de biblioteca.

      Numero de artigos:
      17
  • blogs
    Numero de artigos:
    0
  • Criptografia - Segredos Embalados Para Viagem

    O livro Criptografia - Segredos Embalados para Viagem é da autoria de Viktoria Tkotz, a vovó Vicki da Aldeia NumaBoa, pela Novatec Editora, 2005, ISBN 85-7522-071-3.

    Durante os meses que levei para escrevê-lo e o livro ainda não tinha um título definido, ele era carinhosamente chamado de "o livro da vovó". Pois bem, agora ele foi batizado e já está nas maiores livrarias do país. Também pode ser adquirido pela Internet. Não é por nada não, mas estou toda orgulhosa!

    ATENÇÃO! DESDE O FINAL DE 2008 O LIVRO ESTÁ ESGOTADO. AGORA SÓ É POSSÍVEL ADQUIRI-LO ATRAVÉS DA EDITORA.

    Visite o site da NOVATEC EDITORA para fazer seu pedido.

    Numero de artigos:
    0
    • Rala Cuca do livro

      Aqui estão os sete enigmas do livro, cujas soluções não foram publicadas. São os chamados Rala Cuca, que estão à disposição dos leitores que sejam usuários registrados da Aldeia NumaBoa. O primeiro que conseguir resolver todos os enigmas ganha um exemplar especialmente autografado.

      Desejo a todos BOA SORTE!

      vovó Vicki

      Numero de artigos:
      7
    • Assuntos Gerais

      Saiba onde encontrar o livro, deixe seu comentário ou ajude a corrigir eventuais erros para que possam ser corrigidos na segunda edição (sou otimista por natureza!).

      Numero de artigos:
      3
  • Criptografia Numaboa

    Resolvi que queria estudar criptologia sem frequentar cursos e, de preferência, sem sair de casa e sem gastar um tostão com livros, apostilas, CDs, etc e tal. Fui à caça de informações pela Internet. Rodei, rodei, pesquisei, googlei, altavistei e me assustei: o material em Português é extremamente escasso, para não dizer inexistente - assim nãããoooooo dááá. Material bom está em italiano, francês, alemão, sueco e, logicamente, em inglês. Foi daí que resolvi publicar gradativamente o que encontrei e o que aprendi. Esta é versão 2.0 do material disponibilizado sob a licença Creative Commons, ou seja, está liberado para você estudar, copiar e distribuir sob a mesma licença, preservando a autoria.

    O assunto é de extrema importância para quem se interessa por segurança de dados. É claro que eu logo pensei em destrinchar o blowfish ou coisa que o valha, ainda mais depois que li a notícia de que um bando de malucos estava usando a computação compartilhada (tipo SETI, lembra?) para tentar encontrar o maior número primo do planeta. Falta do que fazer ou coisa de gente séria? Já sei, agora vem a célebre pergunta: o que é que tem a ver o "ucascarça"? Não são fatos desconexos - criptologia e números primos têm tudo a ver. A única coisa é que eu quero e, tenho certeza, vocês também querem saber direitinho como a coisa funciona!

    Resolvi começar pelo começo (sábia decisão!), mesmo porque tenho a impressão de que, desde que o homem existe, existe também a vontade de esconder informação. É próprio da natureza humana. Pode dar o nome que quiser - segurança de dados, sigilo de informação, material classificado ou confidencial, segredo profissional, os escambau. A verdade verdadeira é que adoramos esconder o leite. Então, achei que o melhor a fazer seria seguir a história da criptologia.

    Além disso, onde tem segredo, tem quem quer descobrir o segredo. Desde os primórdios da história existem métodos para esconder informações, dos mais simples aos mais engenhosos. Como a toda ação corresponde uma reação igual e contrária, desde a Antiguidade também existem os hackers e crackers que bolam métodos para decifrar e decodificar. Chega a ser divertido saber que existiram nerds e geeks que se dedicaram à Criptologia ainda na Antiguidade.

    Para minha surpresa, em pouco tempo esta seção do site já é uma das mais visitadas. Descobri que não era tão estranho assim eu gostar do assunto, pois milhares de internautas fizeram com que o ranking do site no Google mostrasse a Aldeia entre os primeiros quando o assunto pesquisado é criptografia ou criptologia! A Criptografia NumaBoa também acabou rendendo um convite para que eu escrevesse um livro. Após alguns meses de intenso trabalho (9 ao todo, como convém a uma gestação normal), CRIPTOGRAFIA - SEGREDOS EMBALADOS PARA VIAGEM foi para as grandes livrarias do país e hoje está esgotado, mas o livro pode ser encomendado na Novatec Editora (venda por demanda). Por estas e por outras, preciso agradecer a calorosa acolhida que todos vocês me deram.

    A todos, veteranos ou novatos da Criptografia NumaBoa, um grande abraço

    vovo vovó Vicki

    Numero de artigos:
    0
    • Assuntos Gerais

      Assuntos de interesse geral relacionados à Criptologia.

      Numero de artigos:
      9
    • História da Criptologia

      Fatos e personalidades que direta ou indiretamente tiveram influência na história da criptologia.

      Numero de artigos:
      27
    • Cifras

      Alguma coisa sobre a classificação das cifras no contexto geral da criptologia. FAÇO MAIS TARDE!

      Numero de artigos:
      0
      • Cifras de Substituição

        Cifras de substituição produzem criptogramas nos quais as letras do texto original, tratadas individualmente ou em grupos de comprimento constante, são substituídas por outras letras, figuras, símbolos ou uma combinação destes de acordo com um sistema predefinido e uma chave.

        Substituições Monoalfabéticas

        O sistema que substitui cada um dos caracteres de um texto claro usando outros caracteres (letras, números, símbolos, etc) conforme uma tabela de substituição pré-estabelecida é o sistema mais antigo que se conhece. As tabelas de substituição contém os caracteres que serão substituídos e os caracteres de substituição. Estas tabelas também são conhecidas como cifrantes ou alfabetos cifrantes. Quando apenas um cifrante é aplicado, a substituição é chamada de monoalfabética.

        Substituições Polialfabéticas

        Quando mais de um cifrante é utilizado para cifrar um texto claro, o método é denominado substituição polialfabética.

        Substituições Poligrâmicas

        Quando grupos de letras são substituídos por outro grupo de letras, diz-se que a substituição é poligrâmica. Não é poligâmica, como se vê muitas vezes por aí na Internet. Poligamia significa mais de um parceiro (marido com duas ou mais esposas ou mulher com dois ou mais maridos) e poligramia significa mais de duas letras smile

        Numero de artigos:
        0
        • Substituições Monoalfabéticas

          Uma tabela de substituição contém os caracteres que serão substituídos e os caracteres de substituição. Esta tabela também é conhecida como cifrante ou alfabeto cifrante. Quando apenas um cifrante é aplicado para transformar um texto claro num criptograma, a substituição é chamada de monoalfabética.

          Organograma
          Classificação das cifras clássicas

          Monogrâmicas ou Simples

          Como cada um dos caracteres do texto claro é substituído por um outro, o comprimento da mensagem cifrada é igual ao comprimento da mensagem original e a frequência de ocorrência das letras (números ou símbolos) do criptograma é a mesma que a frequência de ocorrência das letras da língua usada no texto claro. Este sistema é chamado de monoalfabético porque apenas um alfabeto cifrante (ou tabela de substituição) é aplicado e classificado como substituição monogrâmica (ou monográfica) porque cada caracter é tratado individualmente.

          A substituição monogrâmica também é conhecida como uniliteral - uni = uma e literal = letra (não confunda com unilateral!).

          As cifras de substituição monoalfabética monogrâmica mais antigas são o Atbash e o Código de César. Na criptografia contemporânea, que usa computadores, substitui-se blocos de bits ao invés de caracteres. O princípio, porém, é o mesmo.

          Poligrâmicas

          A substituição monoalfabética poligrâmica tem as mesmas características da substituição simples (ou monoalfabética monogrâmica), com a diferença de que se substitui grupos de caracteres do texto original por um ou mais caracteres. Portanto, o comprimento da mensagem cifrada nem sempre é o mesmo da mensagem original.

          Quando os grupos de substituição são constituídos por mais de uma letra ou símbolo, também chamamos a substituição de multiliteral. As substituições multiliterais podem ser digrâmicas ou biliterais (grupos de duas letras ou símbolos), trigrâmicas ou triliterais, etc.

          Homofônicas

          Dentre as substituições monoalfabéticas poligrâmicas existe a substituição chamada homofônica. Homofônico vem do grego e significa "mesmo som". É o conceito de ter sequências diferentes de letras que são pronunciadas de forma semelhante. Na criptologia, é uma cifra que substitui cada um dos caracteres do texto claro por um de vários símbolos possíveis, todos com o mesmo significado.

          Apesar de vários substitutos para cada um dos caracteres, o comprimento do texto cifrado é igual ao do texto claro. Um exemplo de substituição homofônica é a cifra de Babou.

          Tomográficas

          Sistemas tomográficos, também conhecidos como tomogrâmicos, são aqueles nos quais cada caractere é substituído por um grupo de duas ou mais letras ou números.

          O comprimento do criptograma é maior do que o do texto original. Exemplos clássicos do método tomográfico são o Código de Políbio e a cifra de Bacon.

          Numero de artigos:
          0
          • Substituições Simples

            Cifras de substituição monogrâmica monoalfabética onde cada UM dos caracteres do texto original é substituído por UM outro (daí chamada de monogrâmica), de acordo com apenas UM alfabeto cifrante pré-estabelecido (ou seja, monoalfabética). Os textos marcados com asterisco são interativos.

            Numero de artigos:
            6
          • Substituições Homofônicas

            Cifras de substituição que traduzem cada um dos caracteres do texto claro para um dos símbolos de um conjunto de símbolos, ou seja, cada um dos caracteres pode ser substituído por um dos vários existentes no cifrante. Só se conhecem substituições homofônicas monoalfabéticas (que utilizam apenas UM alfabeto cifrante). Os textos marcados com asterisco são interativos.

            Numero de artigos:
            1
          • Substituições Tomográficas

            Cifras de substituição nas quais cada um dos caracteres da mensagem clara é substituído por dois ou mais símbolos. Só se conhecem substituições tomográficas monoalfabéticas, ou seja, que utilizam apenas UM alfabeto cifrante. Os textos marcados com asterisco são interativos.

            Numero de artigos:
            2
          • Substituições Poligrâmicas

            Quando os caracteres do texto claro são tratados em grupos de mais de uma letra e estes grupos são substituídos pelo mesmo número de caracteres cifrados, considera-se a substituição como poligrâmica. Se o grupo for de duas letras, ela será digrâmica; se for de três letras, ela será trigrâmica e assim por diante. O comprimento do texto claro e do texto cifrado será igual porque cada grupo de caracteres é substituído por outro com o mesmo número de caracteres.

            Numero de artigos:
            4
        • Substituições Polialfabéticas

          As cifras de substituição onde mais de um alfabeto cifrante é utilizado são conhecidas como substituições polialfabéticas. Os textos marcados com asterisco são interativos.

          Numero de artigos:
          10
      • Cifras de Transposição

        Cifras de transposição embaralham as letras do texto original de acordo com uma regra reversível qualquer. Em outras palavras:

        • o texto cifrado é obtido através de um troca-troca das letras do texto original
        • a partir de um texto cifrado, o texto original é obtido desfazendo-se a troca das posições das letras.

        Os textos marcados com asterisco são interativos.

        Numero de artigos:
        5
      • Supercifragens

        Supercifragem é quando se usa mais de um método, ou o mesmo método várias vezes, para obter um criptograma.

        Numero de artigos:
        3
    • Códigos

      Códigos podem ser protocolos de comunicação, ou seja, um "conjunto de convenções que rege o tratamento e, especialmente, a formatação de dados num sistema de comunicação". Existem códigos abertos (como o código Morse) e códigos secretos.

      Códigos também podem ser uma coletânea de substitutos para letras, palavras ou frases inteiras. Geralmente são colocados em livros, os chamados livros de códigos ou nomenclaturas, como duas listas em ordem alfabética. Numa delas o texto claro está em ordem alfabética (para facilitar a cifragem), seguido dos substitutos. Na outra, os códigos estão em ordem alfabética (para facilitar a decifração), seguidos do texto claro correspondente.

      Numero de artigos:
      1
      • Códigos abertos

        Os códigos abertos são protocolos de comunicação cujos substitutos são de domínio público. Os textos marcados com asterisco são interativos.

        Numero de artigos:
        5
    • Esteganografia

      A esteganografia (NÃO confundir com estenografia, tem um GA no meio!) é a arte de esconder a existência de mensagens, uma das mais antigas técnicas de criptologia. Considerada uma forma arcaica de criptografia e pouco segura para manter informações em segredo, caiu em desuso por muito tempo. Na atualidade foi novamente "ressuscitada" para ser usada na autenticação de documentos de texto, áudio e vídeo.

      Espero que vocês se divirtam e se surpreendam tanto quanto eu com esta área da criptologia absurdamente antiga e, ao mesmo tempo, absolutamente moderna e atual. Os textos marcados com asterisco são interativos.

      Numero de artigos:
      6
    • Funções Hash

      Conceitos básicos e exemplos de funções criptográficas hash. Os textos marcados com asterisco são interativos.

      Numero de artigos:
      5
    • Papers

      Alguns textos sobre assuntos específicos como avaliações de métodos, de softwares e suporte técnico para entender ou desenvolver técnicas criptográficas e de criptoanálise.

      Numero de artigos:
      18
    • Chave Pública

      Algoritmos de chave pública onde a cifragem é feita através de uma chave pública e a decifração é feita através de uma chave privada que não pode ser calculada com base na chave pública.

      Numero de artigos:
      4
    • Dispositivos de Cifragem

      As cifragens podem ser feitas com o auxílio de réguas, cilindros, máquinas e hardware, tudo especialmente projetado para obter criptogramas com mais rapidez e com menos erros. A evolução destes dispositivos sempre dependeu de dois fatores: a evolução da própria criptografia e a evolução das técnicas mecânicas, elétricas e eletrônicas.

      Numero de artigos:
      7
    • Cifras de Fluxo

      A grande maioria dos algoritmos criptográficos atuais são cifras de bloco. As cifras de fluxo, que convertem o texto claro em texto cifrado bit a bit, ainda são objeto de pesquisa e têm uma aplicação prática muito discreta. O motivo é que as cifras de fluxo dependem de geradores randômicos de chaves que, apesar da aparente simplicidade, são difíceis de implementar através de software ou de hardware.

      Numero de artigos:
      1
    • Exercícios on line

      Tradicionalmente a criptologia de lápis e papel é a criptologia amadorística, um entretenimento do tipo quebra-cabeça onde os únicos instrumentos usados para resolver charadas criptográficas são o lápis, o papel e... o cérebro! Os exercícios aqui apresentados referem-se a sistemas de cifragem explicados nos tópicos de Substituição, Transposição, Códigos e Esteganografia da Criptografia NumaBoa. Podem ser facilmente resolvidos com lápis e papel, mas com maior facilidade com as ferramentas on line.

      Numero de artigos:
      6
    • Curso de Criptologia

      A matemática faz parte do arsenal de ferramentas dos criptólogos, tanto dos profissionais quanto dos amadores. Mas não se assuste, aproveite para conhecer a criptologia sob um novo ângulo e para perder o medo da matemática.

      Numero de artigos:
      2
    • Criptoanálise

      Fundamentos, informações e métodos essenciais para "quebrar" e para medir a segurança de sistemas criptográficos.

      Numero de artigos:
      18
    • Cifras de bloco

      Com o advento do computador foi possível trabalhar com números ao invés de letras ou outros caracteres gráficos, um diferencial importante no cenário da criptologia. O trabalho incrivelmente entediante e extremamente susceptível a erros quando feito manualmente foi passado para as máquinas - os humanos, agora, apenas criam funções e observam os resultados.

      A máquina de cáculos chamada computador muda a história da criptografia e da criptoanálise e, como sempre, também a história da humanidade.

      Nos anos da década de 1970, a primeira cifra de bloco que ficou conhecida mundialmente foi a DES (Data Encryption Standard). Representou uma importante evolução na criptografia. Evolução significa melhorar algum processo (ou alguns processos) já conhecido com a adição de novas capacidades. Esta é a história da cifra de bloco DES, baseada nos processos clássicos da substituição e da transposição. Alguns lances de genialidade transformaram totalmente o cenário e fizeram a balança pender para o lado da criptografia. Pela primeira vez, a eterna concorrência entre fazer códigos e quebrá-los está num ponto em que a criptografia está ganhando a corrida e a criptoanálise parece ficar para trás.

      Numero de artigos:
      9
    • Indecifrados

      Textos que, apesar de todos os esforços, continuam escondendo os seus segredos. Muitos deles estão associados a fatos curiosos e histórias incríveis. Que tal tentar decifrá-los?

      Numero de artigos:
      1
  • EcoAldeia

    A EcoAldeia é uma tentativa de criar uma consciência ecológica mais realista e saudável. Podemos esbarrar numa porção de crenças e diferenças de opinião, mas continuo insistindo numa consciência ecológica baseada no conhecimento, no respeito e na tolerância. Talvez você encontre aqui alguns pontos de vista que se choquem frontalmente com os seus. Não desista, a troca de idéias e de experiências é a atitude mais ecológica que podemos assumir para preservar a espécie humana e todas as demais smile

    Numero de artigos:
    0
    • Meu ecossistema

      Moro numa fazenda e há muitos anos observo o que acontece à minha volta: plantas, pássaros, répteis, cobras e por aí vai. Para entender como todos os seres vivos que me rodeiam conseguem conviver em harmonia, decidi estudar um pouco os hábitos e necessidades de cada um. Sei que é impossível conhecer em detalhes tudo e todos que compõem meu ecossistema, mas é espantoso como, com um pouquinho de conhecimento, fica fácil entender certas dependências e respeitar a ordem natural das coisas.

      Aqui você encontra algumas das minhas opiniões (abertas para serem discutidas) e algumas informações sobre movimentos ecológicos que, de alguma forma, mudam atitudes e contribuem para que possamos viver num mundo melhor e mais equilibrado.

      Numero de artigos:
      10
    • Anderson Falcoeiro

      Anderson César Gonçalves e Ariel, sua Falco femoralis predileta. Experiências e informações sobre aves de rapina. Falcoaria.

      Numero de artigos:
      1
    • Eco-curiosidades

      Histórias e assuntos curiosos do nosso ecossistema.

      Numero de artigos:
      3
  • Escolinha da Aldeia

    A Escolinha da Aldeia aceita alunos dos 8 aos 80 anos. Assuntos diversos para aprender rapidinho e JOGUINHOS para a hora do recreio.

    Numero de artigos:
    0
    • Matemática Numaboa

      Se você pensa que a Matemática e a Aritmética são coisas de criança, hmmmm... tá na hora de assistir a algumas aulas na Escolinha da Aldeia!

      Numero de artigos:
      22
    • História das Guerras

      Na Escolinha da Aldeia, esta é a sala do quebra-pau onde os assuntos são as guerras, a maior insanidade que a raça humana já concebeu. Além de expor nossa característica beligerante, existe um outro enfoque importante: estes textos servem como pano de fundo para explicar avanços tecnológicos, principalmente os relacionados à criptologia.

      Numero de artigos:
      9
    • Hora do recreio

      Está ha hora de dar um tempo? Então vamos para o recreio!

      Numero de artigos:
      2
    • Estatística

      Alguns textos para ajudar a entender e a aplicar a estatística.

      Numero de artigos:
      1
    • Referências

      Aqui são encontradas algumas sequências, tabelas de valores e números especiais que, além das aplicações matemáticas usuais, têm relação com a criptologia ou com os enigmas do Almanaque da Aldeia.

      Numero de artigos:
      2
    • Ferramentas Estatísticas

      A Estatística é um ramo da Matemática. Pois é, mais uma vez é mais fácil deixar o trabalho duro para o computador...

      Numero de artigos:
      3
    • Ferramentas Matemáticas

      A aritmética e a matemática na ponta do lápis... hmmm... na ponta dos bits. Deixe o computador trabalhar para você!

      Numero de artigos:
      14
    • Geografia

      Quando a pergunta é "onde?", precisamos da Geografia para poder responder. Onde viviam os povos da Antiguidade? Onde fica o monte Everest? Onde fica a capital Uagadugu? Onde...

      Numero de artigos:
      4
    • Cola de matemática

      Aqui você encontra as soluções dos problemas propostos nas aulas de aritmética e matemática.

      Numero de artigos:
      2
    • História da Matemática

      Grandes figuras e suas contribuições na arte de calcular.

      Numero de artigos:
      9
    • Física

      A Física é um assunto interessante porque nos explica uma porção de coisas que fazem parte do nosso dia a dia. Faça uma viagem por este universo de fenômenos que, apesar de conhecidos, ficam muito mais interessantes quando se conhece a sua natureza.

      Numero de artigos:
      1
    • Babel dos Garranchos

      O que é que andava acontecendo há milhares de anos? Será que o pessoal era muito diferente? Uma coisa é certa: eles não tinham computador, mas sabiam escrever. Sorte nossa. É através dos escritos das mais diversas épocas que podemos ter uma idéia de como as coisas andavam em outros tempos.

      Na História Universal, a Idade Antiga ou Antiguidade começa ao redor de 4000 a.C. Esta data não foi escolhida por acaso - ao que tudo indica, foi quando o homem começou a escrever.

      Numero de artigos:
      0
      • A escrita

        Acompanhe a evolução da escrita como forma de registro permanente e conheça particularidades de algumas línguas. Um bom roteiro está na Linha do Tempo da Escrita.

        Numero de artigos:
        7
      • Abjads - Alfabetos de consoantes

        Os abjads são alfabetos representados apenas por consoantes ou por consoantes e algumas vogais. A indicação de vogais pode ser obtida através de diacríticos, mas isto não é o habitual. A maioria dos abjads, com exceção do Divehi hakura e do Ugarítico, são escritos da direita para a esquerda. Alguns tipos, como o Árabe, são usados como abjad e como alfabeto.

        Numero de artigos:
        4
      • Alfabetos

        Alfabetos fonêmicos, ou simplesmente alfabetos, representam consoantes e vogais.

        Numero de artigos:
        3
      • Sistemas Complexos

        Os sistemas complexos usam símbolos que podem representar sons ou ter um significado. As escritas baseadas em sistemas complexos geralmente possuem um grande número de símbolos, desde algumas centenas até alguns milhares.

        Estes sistemas podem incluir alguns tipos de símbolos:

        • Logogramas: símbolos que representam palavras ou parte delas. Alguns logogramas lembram as coisas que representam. Neste caso são chamados de pictogramas.
        • Ideogramas: símbolos que são a representação gráfica de idéias.
        • Compostos fonético-semânticos: símbolos que incluem um elemento semântico, que representa ou aponta o significado do símbolo, e um elemento fonético, que determina ou indica a pronúncia.

        Numero de artigos:
        4
      • Sistemas Alternativos

        Os alternativos são sistemas diferentes de comunicação/notação, sistemas usados em livros, filmes, quadrinhos, etc e alternativas para sistemas de escrita existentes.

        Numero de artigos:
        3
      • Sistemas Informatizados

        Computador escreve? Claro, com números! Aqui estão os padrões usados na informática dos quais o mais importante, sem dúvida alguma é o alfabeto ASCII.

        Numero de artigos:
        1
      • Kanji da hora
        Sempre gostei dos kanjis, os caracteres usados por chineses e japoneses para desenhar suas idéias. Eles não escrevem. Eles desenham, porque os kanjis são ideogramas e expressam conceitos e idéias. Nós, ocidentais, usamos alfabetos cujas letras representam sons. Por isto escrevemos, transferindo para o papel os códigos que representam os sons que falamos. Nossa escrita é barulhenta (reflete sons), a escrita dos chineses e japoneses é silenciosa (reflete pensamentos). Nenhuma é melhor do que a outra, são apenas modos diferentes de se expressar.
        Numero de artigos:
        5
  • Humor Numaboa

    Aqui na Aldeia não existe mau tempo... tudo pode ser levado na piada e na brincadeira

    Numero de artigos:
    0
    • Arte e Cultura

      Arte e Cultura também não escapam...

      Numero de artigos:
      19
    • O baú da vovó

      Aqui ficam meus guardados humorísticos: piadinhas fora de época e algumas charges que eu fiz. Puro saudosismo...

      Numero de artigos:
      6
    • USA e abUSA

      As mazelas da maior potência do mundo.

      Numero de artigos:
      6
    • Motoristas

      Neuras e manhas de motoristas.

      Numero de artigos:
      4
    • Profissões

      O lado cômico das atividades profissionais.

      Numero de artigos:
      6
    • Políticos

      Na política e com os políticos tudo pode acontecer!

      Numero de artigos:
      23
    • Filosofia

      A comédia da vida diária e algumas tiradas muito boas.

      Numero de artigos:
      6
    • Boteco

      Não existe lugar no mundo onde se contem mais piadas do que nos botequins. O próprio boteco e os que insistem em manter baixos níveis de sangue na sua circulação alcoólica são os temas favoritos.

      Numero de artigos:
      4
    • Saúde e Beleza

      O lado cômico da preocupação com a aparência e a saúde física e mental.

      Numero de artigos:
      16
    • Guerra dos Sexos

      Quem pode mais? O homem ou a mulher?

      Numero de artigos:
      11
    • Esportes

      Esporte é saúde. Esporte é cultura. Esporte também é humor!

      Numero de artigos:
      5
    • Ecologia

      A graça verdinha, verdinha! Ecológica pra danar.

      Numero de artigos:
      15
    • Crianças

      A graça infantil...

      Numero de artigos:
      5
    • Micro$oft

      Microsoft, a maior fabricante de software do mundo, é um alvo todo especial de brincadeiras e piadas. Coletei algumas na Internet para colocar aqui na Aldeia.

      Numero de artigos:
      5
    • Computadores

      A ferramenta do século XX, do século XXI e as agruras que ela nos trouxe...

      Numero de artigos:
      11
  • Informática da Aldeia

    A Informática da Aldeia é um dos setores mais visitados do site. Os assuntos abordados são os mais diversos, com informações para todos os níveis de conhecimento. Para facilitar a vida dos usuários, os textos são identificados através de um "termômetro de dificuldade" em cinco categorias:

    1. Leigo Leigos
    2. Iniciante Iniciantes
    3. Intermediário Intermediário
    4. Avançado Avançado
    5. Maluco beleza Maluco beleza

    Alguns tópicos são muito quentes wink, motivo pelo qual estão disponíveis apenas para usuários registrados.

    Os principais temas deste setor são Linux, Programação, Segurança e Tutoriais. Os interessados em temas polêmicos, como a engenharia reversa, encontram farto material no Laboratório.

    A maioria dos artigos são da minha autoria. Alguns deles são traduções e, nestes casos, vocês encontram a referência do autor e o link para o artigo original - só não posso garantir que o link esteja ativo porque os autores costumam desativá-los depois de algum tempo.

    Existem alguns colaboradores que enviam seus textos para serem publicados aqui na Aldeia. Nestes casos, os créditos de autoria são respeitados e, geralmente, coloco agradecimentos no final do texto. Aproveito esta introdução para reiterar que a Aldeia está aberta a todos os interessados em divulgar seus trabalhos lembrando que a filosofia é INFORMAÇÃO LIVRE! Não existe qualquer cobrança de taxa, como também não existe qualquer tipo de remuneração. Coloco a Aldeia à disposição para compartilhar conhecimento.

    Veja abaixo o que a Informática da Aldeia oferece. Explore todos os cantos. Aposto que você vai achar alguma coisa do seu agrado.

    A todos, um grande abraço

    vovo vovó Vicki

    Numero de artigos:
    0
    • Oficina de Informática

      A oficina de informática mostra como tirar leite de pedra. Aprenda a resolver e implementar rotinas incomuns usando as mais diversas linguagens de programação. Algumas são tão especiais que só podem ser acessadas por usuários registrados!

      Numero de artigos:
      0
      • Ferramentas de Rede

        A comunicação em rede é um fluxo de dados que transita usando os mais diversos protocolos, vias e meios de comunicação. Aprenda a criar e a usar ferramentas que analisam pacotes, tráfego e outras atividades vitais.

        Numero de artigos:
        4
      • Ferramentas de Engenharia Reversa

        A Engenharia Reversa costuma ser encarada como sendo apenas uma atividade de hackers e crackers, o que, no meu modo de entender, é uma baita de uma injustiça. Na verdade, a engenharia reversa é uma área do conhecimento que permite recuperar dados, o que pode ser vital para resgatar informações consideradas perdidas. Além disto, serve para rastrear atividades suspeitas ou até mesmo criminosas - tudo depende de como ela é usada. Como não posso atuar como o alter-ego de ninguém, resolvi disponibilizar um pouco do conhecimento que tenho nesta área na esperança de que seja utilizado apenas para o bem. Aprenda e faça o uso que você considera correto...

        Numero de artigos:
        1
      • Pilotando o rato I-1

        Usar o mouse é coisa muito fácil, mas pilotar o rato não é para qualquer um. É que, para pilotar o rato, os neurônios são muito solicitados. Entre nesta brincadeira e descubra o quanto um crackme pode proporcionar em lazer e conhecimento. Além disso, aprenda também a usar as ferramentas da Oficina Reversa.

        Os desafios são classificados em muito simples para iniciantes (I-1), nível médio para iniciantes (I-2), difícil para iniciantes, simples para conhecedores (C-1), médio para conhecedores (C-2), difícil para conhecedores e simples para pilotos de rato (P-1), difícil para pilotos (P-2), covardia para qualquer um (*).

        Numero de artigos:
        2
      • Oficina de Assembly

        Existem coisas do arco da velha que podem ser feitas com a poderosíssima linguagem de programação Assembly, mas, aqui na oficina de Assembly, os projetos são um pouco diferentes: mostram como remendar e turbinar programas compilados.

        Numero de artigos:
        1
      • Sistemas Operacionais

        Noções básicas sobre sistemas operacionais e tutoriais para se criar um mini sistema operacional.

        Numero de artigos:
        14
      • Pilotando o rato I-2

        Pilotando o rato: nível médio para iniciantes.

        Numero de artigos:
        1
      • Pilotando o rato C-1

        Pilotando o rato: nível simples para conhecedores.

        Numero de artigos:
        1
      • Oficina Firewall

        Existem inúmeras soluções para se obter um bom firewall, mas nada impede que criemos um firewall próprio.

        Numero de artigos:
        4
    • Linux

      Linux é um sistema operacional que se caracteriza pela estabilidade e versatilidade. Trata-se de um software livre, o que significa que pode ser instalado em quantas máquinas quisermos e que podemos fazer cópias e distribuí-lo livremente. Mas o Linux é ainda mais do que isto!

      O Linux é um sistema de código aberto, ou seja, aqueles que entendem de programação podem verificar todo o código e, se quiserem, podem acrescentar melhorias ou fazer modificações. Em resumo, a idéia é dar liberdade total ao usuário.

      Esta filosofia bate de frente com a do mundo Windows, onde qualquer uma das possibilidades citadas acima pode dar cadeia. Como o software é proprietário, quem compra o produto e o instala no micro concorda em obedecer várias restrições - além de pagar um preço salgado: não se pode emprestar o CD; não se pode instalar o sistema em mais de uma máquina; fazer cópias para distribuir ou vender é considerado pirataria; vasculhar o interior do sistema ou modificá-lo é terminantemente proibido e sujeito a penalidades... e por aí vai.

      Existem várias distribuições de Linux (ao redor de 450). O sistema operacional é o mesmo, mas cada uma delas tem certas características que as diferenciam das outras: facilidade na instalação, mais fácil de configurar, maior ênfase na segurança, mais enxuta, com maior número de aplicativos e por aí vai. Os brasileiros são feras no Linux, motivo pelo qual existem várias distribuições verde-amarelas que já ganharam fama mundo afora.

      A Internet é a grande fonte de informação do Linux e o reduto dos colaboradores voluntários. Nesta seção fica a contribuição da Aldeia para este empreendimento que rompeu todas as fronteiras, todos os paradigmas e já se tornou patrimônio da humanidade.

      Numero de artigos:
      0
      • Como fazer instalações

        Roteiros e dicas de instalação e configuração de sistemas, serviços, hardware e software no Linux.

        Numero de artigos:
        6
      • Como fazer segurança

        Um dos aspectos mais importantes em qualquer instalação de sistema, principalmente de servidores que estejam na Zona Desmilitarizada, são os cuidados com a segurança. Isto inclui configurações especiais, análises de logs e alguns "truques".

        Numero de artigos:
        3
      • Como fazer configurações

        Depois de instalar o Linux começa a fase das configurações. Saber o que se está fazendo não é nada simples se não tivermos informações suficientes e um bom conhecimento em algumas áreas como redes, protocolos e outros que tais. Talvez aqui esteja o que você está precisando para começar ou para ampliar seus conhecimentos.

        Numero de artigos:
        10
      • + Linux

        Histórias e notícias do mundo Linux, além de algumas dicas que podem ser úteis.

        Numero de artigos:
        4
    • Tutoriais e Programação

      Aqui você encontra os mais diversos tutoriais sobre técnicas e linguagens de programação, tecnologias de rede, além de informações sobre vírus, cavalos de tróia e programas espiões.

      Numero de artigos:
      0
      • Linguagem C

        Esta série de tutoriais é dedicada à linguagem C, talvez a maior revolução no mundo da informática. Esta linguagem serviu de base para a maioria das linguagens e dos sistemas operacionais que surgiram depois dela. Quer mais?

        Numero de artigos:
        12
      • Perl e CGI

        Tutoriais sobre a interface CGI e sobre a programação Perl.

        Numero de artigos:
        20
      • Aprenda Java fazendo applets

        Java Aprenda Java fazendo apllets é uma série de artigos sobre a linguagem Java que trazem um pouco de teoria e alguns exercícios práticos.

        Textos especialmente preparados para iniciantes e alguma coisinha a mais de nível intermediário e avançado.

        Numero de artigos:
        12
      • MASM + RadASM

        Curso de Assembly Mams32+RadASM do pessoal da RVLCN da Espanha. Tradução de ~Uglinho~.

        Numero de artigos:
        7
      • REGEX - Expressões Regulares

        Uma das coisas que mais parece um segredo criptográfico ou algum tipo de esoterismo fantástico são as chamadas expressões regulares. Como as expressões regulares, habitualmente chamadas de regex, costumam dar nó na cabeça de todo mundo (inclusive na minha), resolvi escrever uma série de tutoriais para tentar desmistificá-las. Se você não sabe os que são regex, aproveite para conhecê-las; se sabe o que são, mas não sabe como aproveitá-las convenientemente, então estes textos também são para você.

        Na verdade, estes tutoriais nasceram de uma série de anotações que fiz ao longo do tempo para não esquecer o básico. Resolvi por ordem na bagunça e compartilhar estas informações. Espero que sejam úteis e que ajudem quem esteja começando e quem esteja se aperfeiçoando.

        Numero de artigos:
        3
      • Joomla

        Joomla PHP Tutoriais sobre o sistema de gerenciamento de conteúdo Joomla! Como este CMS foi criado em PHP, aqui você também encontra muitos exemplos de programação nesta linguagem.

        Tem de tudo um pouco - componentes, plugins, templates, hacks e dicas de segurança. Textos para todos os níveis, desde iniciantes até geeks e nerds.

        Numero de artigos:
        46
      • Python

        O mais novo colaborador da Aldeia, Cícero Moraes, também conhecido como cogitas3d, inaugura os tutoriais sobre a linguagem de programação Python.

        Numero de artigos:
        1
      • Art of Assembly

        Asm Estava procurando material para um tutorial sobre sistemas operacionais e revisando alguns assuntos referentes à linguagem Assembly quando encontrei o livro Art of Assembly Programming do Randall Hyde. À medida que lia o livro fui descobrindo que o autor não só dividiu o assunto de forma muito didática como ainda dava uma visão diferente de vários tópicos. Era um verdadeiro caminho das pedras para o Assembly.

        Além disso, passeando pelo site do professor de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia, Riverside, EUA, verifiquei que também é o autor de um projeto que chama a atenção: HLA. O HLA deriva de High Language Assembly, ou seja, Assembly de Alto Nível. Resolvi verificar melhor porque Assembly e linguagem de alto nível aparentemente não têm nada a ver. Foi uma grata surpresa, pois foram dois achados preciosos!

        Todos os textos estão em Inglês e, mais uma vez, lembrei do pessoal que tem dificuldade com línguas estrangeiras. Foi daí que resolvi encarar o desafio: criar um tutorial tendo por base os 25 capítulos do livro. Mantive a divisão de assuntos (por que querer melhorar o que está pra lá de bom?), grande parte do texto é apenas a tradução do texto original e uma parte ínfima são contribuições minhas.

        Espero que vocês não só gostem, como também possam aproveitar. Acho que esta é uma grande oportunidade para programadores que ainda não dominam a linguagem Assembly: adquirir toda a base teórica e depois ter a possibilidade de programar em Assembly com o HLA, plataforma que traz o Assembly para bem perto do C e das linguagens de alto nível convencionais.

        Numero de artigos:
        18
      • Assembly Numaboa (antigo oiciliS)

        Asm Você acha que a linguagem de programação Assembly é difícil e complicada? Pode ter certeza de uma coisa: não é tão difícil assim. O Assembly é uma linguagem poderosíssima e muito dócil quando se usa um pouco de lógica.

        Aviso aos usuários mais antigos: Nesta categoria você encontra uma boa parte dos artigos publicados no saudoso oiciliS. Como dei uma "arrumada na casa", aqui você só encontra textos sobre a programação Assembly; os artigos sobre engenharia reversa estão em Informática/Oficina.

        Numero de artigos:
        38
      • CSS - Cascanding Style Sheet

        CSS Aprenda a criar estilos que definem a aparência de elementos HTML. Veja como criar páginas sem tabelas e conteúdo líquido que se ajusta ao tamanho da janela.

        Além das explicações e especificações, vários textos são interativos para poder observar em tempo real a atuação do CSS.

        Numero de artigos:
        6
      • Javascript

        Javascript é uma linguagem simples e poderosa que pode vitaminar suas páginas web. Por um tempo ficou meio de escanteio, mas atualmente voltou com tudo incorporando a tecnologia AJAX.

        Numero de artigos:
        9
      • PHP

        PHP Tutoriais sobre a linguagem PHP, cada vez mais difundida na web e excelente para criar aplicativos e sites de conteúdo dinâmico.

        Aqui você encontra vários artigos para os mais diversos níveis de conhecimento. O PHP rapidinho é para quem está começando agora.

        Numero de artigos:
        5
      • Flex

        Flex Aprenda a fazer aplicativos RIA (Rich Internet Applications) usando Flex e PHP.

        A primeira série é Flex para mortais comuns, criada especialmente para iniciantes.

        Numero de artigos:
        4
      • Webmaster

        A web permite o uso das mais variadas tecnologia tanto para "pilotar" as comunicações como para colocar e apresentar conteúdo. Aqui você encontra alguns tutoriais que podem ajudar tanto webmasters iniciantes como profissionais de conhecimento avançado. Vamos lá, dê uma espiada!

        Numero de artigos:
        7
      • Besteiras Geek

        No mundo da informática o humor é um tanto diferente, especialmente na tribo dos geeks. Se você gosta deste tipo de brincadeira, então vá em frente smile

        Numero de artigos:
        2
    • Oráculo de Referências

      Tem coisas que, por mais que a gente se esforce, não tem como decorar. O jeito é fazer algumas anotações para poder consultá-las quando preciso. Chamei este conjunto de referências para programação em Assembly e C, especificações de hardware e uma porção de outras coisas de oráculo - para saber, basta consultá-lo.

      Numero de artigos:
      0
      • Programação Assembly

        Referências para programação em Assembly.

        Numero de artigos:
        2
      • Windows

        Minitutoriais e referências do sistema operacional Windows.

        Numero de artigos:
        3
      • Gerais

        Referências de uso geral.

        Numero de artigos:
        4
      • Rede

        Referências e explicações simples de padrões aplicados em redes de computadores.

        Numero de artigos:
        4
      • Formatos padrão

        Existem uma infinidade de formatos padrão para arquivos de todos os tipos. Aqui você encontra a descrição de alguns dos mais comuns.

        Numero de artigos:
        4
    • Segurança

      Existem os mais diversos sistemas operacionais, cada um deles com seus pontos fortes e fracos. As falhas de segurança, geralmente, são os pontos fracos que mais chamam a atenção e nos expõem aos perigos de crackers inescrupulosos. Quando fazemos nossos programas somos os responsáveis diretos pelos danos que podemos sofrer mas, na maioria das vezes, os usuários de computador não podem se defender porque dependem de programas criados por programadores que nem sempre tomam as devidas precauções.

      Numero de artigos:
      0
      • Windows, o queijo suíço

        Dentre os sistemas operacionais usados atualmente, o Windows, sem dúvida alguma, é o campeão das vulnerabilidades. Tem tantas falhas de segurança que mais parece um queijo suíço!

        Numero de artigos:
        3
      • Falhas e Exploits

        Existem inúmeras possibilidades de deixar brechas de segurança nos mais diversos tipos de software, principalmente nos grandes sistemas baseados em sistemas auxiliares. Apesar de todo cuidado, a possibilidade da existência de algumas falhas em milhares de linhas de código é a uma realidade. E não tenha dúvida, se os programadores deixaram passar alguma coisa, sempre haverá alguém para descobrir a falha. Pior do que isto, sempre haverá alguém que vai explorar esta deficiência.

        Numero de artigos:
        3
      • Garimpo na Internet

        Hoje a Internet, sem dúvida nenhuma, é a maior fonte de informações do planeta. Acontece que esta informação está pulverizada em bilhões de sites de todos os tipos e nem sempre é fácil encontrar o que se procura. Os mecanismos de busca mais conhecidos dão uma mãozinha, mas, para o usuário de nível médio, a tarefa ainda é penosa.

        Aqui no Garimpo na Internet você encontra dicas de como encontrar o que procura e as manhas dos principais serviços de busca como Google, Altavista e alguns menos conhecidos como Teoma, Fast e Hotbot.

        Mas porque cargas d'água estes textos estão incluídos na seção de Segurança? É porque estes mesmos motores de busca são as principais fontes de informações para hackers e crackers. Se você tem um site ou um blog, talvez seja interessante conhecer as técnicas mais utilizadas pelos profissionais do crime e pelos panacas da web para rastrear vulnerabilidades com o propósito de esculhambar seu trabalho ou roubar informações.

        Numero de artigos:
        2
      • Armadilhas na Web

        Tem gente que descobriu que os golpes virtuais dão muita grana e pouca cadeia. A quantidade de emails que recebo com textos "convincentes" e links bichados é de assustar. Esta é a chamada engenharia social, técnica usada para enganar internautas e usuários desprevenidos: uma mensagem aparentemente verdadeira convence o leitor a clicar num link que o leva diretamente para um site clonado que pede informações pessoais e senhas de acesso ou então instala uma praga virtual (cavalo de tróia, keylogger, etc). É claro que a coisa só funciona se a vítima não perceber a armada.

        Resolvi publicar os mais engraçados (engraçados porque são tão mal feitos que está na cara que é treta) e os mais perigosos... aqueles que são tão convincentes que podem pegar muita gente de calça curta! Esta é a minha contribuição para tentar frustrar as tentativas de assédio cibernético destes meliantes da era da informação.

        Numero de artigos:
        9
      • Eliminando pragas

        Aqui é uma espécie de pronto-socorro onde você pode obter informações de como eliminar algumas pragas. Apesar de um bom anti-vírus, não tem como escapar. Basta instalar um software bichado ou colocar um CD/DVD que tenha um autorun contaminado no drive e o estrago está feito.

        Numero de artigos:
        3
    • Dicas

      Dicas de tudo que é tipo.

      Numero de artigos:
      0
      • Dicas Gerais

        Dicas diversas para os apreciadores da informática.

        Numero de artigos:
        12
      • Dicas MySQL

        Alguma coisinha sobre o banco de dados MySQL.

        Numero de artigos:
        1
    • Aprendiz de feiticeiro

      Enfrente os desafios da escolinha Aprendiz de feiticeiro para hackers do bem. Existem os desafios de nível básico (B), médio (M) e profissional (P). Desejo a todos um bom divertimento!

      info As soluções dos desafios só podem ser acessadas por usuários registrados.

      Numero de artigos:
      0
      • Desafios de nível médio

        Para os iniciados da escola de Aprendiz de Feiticeiro estes desafios exigem um pouco mais de esforço. Se você passou nas provas do nível básico, então deve estar preparado para esta nova fase de treinamento.

        Numero de artigos:
        2
      • Soluções dos desafios de nível médio

        Aqui você encontra as soluções para os desafios de nível médio (acesso permitido apenas para usuários registrados).

        Numero de artigos:
        1
      • Mundo hacker

        Os hackers sempre despertam sentimentos antagônicos: por um lado, são transformados em heróis e merecedores de todo o respeito e admiração; por outro lado, são considerados bandidos cibernéticos e terroristas de plantão.

        O que mais me fascina é que, em se tratando de hackers, os sentimentos e as opiniões são sempre extremas, exacerbadas, contundentes e apaixonadas. É a velha dualidade de amor e ódio, com muito suspense, envolvimento de agentes da lei e repercussão internacional. Somando-se a isto há um certo despreparo para lidar com fatos novos e situações sem jurisprudência - um tempero formidável que torna difícil prever o fim de cada novo acontecimento.

        É indiscutível a engenhosidade e a capacidade de invenção dos hackers. Foi daí que resolvi colecionar algumas histórias, invariavelmente interessantes.

        O lado light da história são algumas atividades legítimas (e inócuas, como as oferecidas aqui na Aldeia). Existem muitos sites com cursos para hackers do bem, e a Aldeia se inclui neste rol. Os Links da Aldeia mostram uma porção de endereços interessantes. Aqui, os textos contam apenas uns "causos" do mundo hacker e dão algumas dicas de como se preparar para encarar estes cursos.

        Numero de artigos:
        6
      • Desafios de nível básico

        Estes desafios são para os calouros da escola Aprendiz de Feiticeiro. Servem para fazer os primeiros contatos e começar a tomar gosto pela coisa.

        Numero de artigos:
        11
      • Soluções dos desafios de nível básico

        Aqui os usuários registrados encontram as soluções dos desafios de nível básico. As explicações são bastante detalhadas como convém para os estudantes iniciantes.

        Numero de artigos:
        10
    • Museu do Hardware

      Hoje em dia, para qualquer peça de hardware se tornar peça de museu bastam alguns meses. Daí o nome desta categoria. Mas isto não quer dizer que você só vai encontrar velharias...

      Numero de artigos:
      2
    • Oceano Web

      Surfar no oceano da Internet significa ter acesso a um volume inimaginável de informações. Possuindo endereços específicos ou utilizando mecanismos de busca, basta apontar o mouse para os links e a informação procurada estará a apenas um clique de distância. Assim como "navegar é preciso" (Fernando Pessoa que me desculpe por ter cibernetizado uma das suas frases mais famosas), mergulhar também é preciso!

      Num assunto tão complexo, é bom planejar com cuidado os mergulhos para não ficar sem fôlego. A fauna e a flora são riquíssimas, a evolução das espécies é extremamente rápida e tudo acontece num ritmo alucinante. Prepare-se: aqui no Oceano Web você tem a chance de descobrir a história e as belezas submarinas da Internet/Web.

      Numero de artigos:
      7
    • QuéQuéIsso?

      Quantas vezes já não te aconteceu de ver uma sigla qualquer e não ter a mínima idéia do que se trata? Ou então, quantas denominações você usa e não lembra mais de onde se originaram? Por exemplo, você que faz suas próprias páginas web, ainda consegue se lembrar da origem do HTML? Como funciona um computador? O que é uma CPU? É aí que entra o QuéQuéIsso, para responder estas e outras perguntas.

      Numero de artigos:
      12
  • Canto da Viola

    Viola cantadeira, chorosa, serena, viola de dez cordas, de pinho, de arame, de queluz, viola cabocla, sertaneja, nordestina, brasileira… Seja lá como você a chama, aqui no CANTO DA VIOLA vamos trata-lá apenas como Viola Caipira - e este canto é o lugar onde ela descansa como também sua voz, seu canto sonoro e inconfundível quando encontra mãos ágeis que saibam como acariciar suas cordas.

    Numero de artigos:
    0
    • Fabio Violeiro

      Meu filho Fabio é violeiro, compositor e cantor. Aqui está um espaço para que ele mostre seu trabalho artístico porque é mais do que compreensível que o filho tenha um espaço no site da mãe, né não? Não vou tentar convencê-los de que meu filhão é maravilhoso, estupendo, formidável... prefiro mostrar o trabalho dele e deixar o diagnóstico para cada um de vocês smile

      Numero de artigos:
      3
  • Notícias na Aldeia
    Notícias, notícias e mais notícias. Hoje em dia muitas pessoas sofrem com os sintomas da intoxicação de informações, mas, mesmo assim, as notícias são necessárias para saber o que anda acontecendo aqui na Aldeia Numaboa e no mundo. As Notícias da Aldeia estão aqui. Notícias de áreas específicas estão nas respectivas seções (informática, criptografia, etc).
    Numero de artigos:
    0
    • Notícias dos Laboratórios da Aldeia

      O Centro de Pesquisas da Aldeia, com seus inúmeros laboratórios, tem sempre alguma novidade.

      Numero de artigos:
      1
    • Notícias do Almanaque da Aldeia

      Fique por dentro do que anda acontecendo no Almanaque da Aldeia.

      Numero de artigos:
      1
    • Notícias da Informática

      O que acontece no área de informática na Aldeia e no mundo. Software, hardware e novas tecnologias.

      Numero de artigos:
      19
    • Bronca

      Notícias sobre disparates e descalabros que cutucam e incomodam. As notícias interativas da Aldeia.

      Numero de artigos:
      24
    • Notícias da Criptografia

      Novidades na área da Criptografia da Aldeia.

      Numero de artigos:
      10
    • Cada uma!

      Notícias que, apesar de verdadeiras, são difíceis de acreditar. Acontece de tudo neste mundão véio de guerra...

      Numero de artigos:
      22
    • Aldeia Informa

      Aqui estão as notícias de interesse geral da Aldeia.

      Numero de artigos:
      20
  • Perguntas mais frequentes

    Algumas perguntas dos internautas que tentei responder a meu modo. Algumas perguntas que fiz a mim mesma cujas respostas publiquei para que eu mesma não esquecesse e que talvez fossem interessantes para algum visitante curioso.

    Numero de artigos:
    0
  • Flashes

    Notícias curtinhas e rapidinhas.

    Numero de artigos:
    0
    • Flashes da Aldeia

      Notícias de última hora.

      Numero de artigos:
      3
    • Pensamentos
      Numero de artigos:
      5
  • Laboratórios da Aldeia

    O Centro de Pesquisas da Aldeia possui vários laboratórios dirigidos por cientistas e pesquisadores das mais diversas áreas. Aqui você encontra textos e papers sobre assuntos bastante especializados.

    Numero de artigos:
    0
    • Laboratório de Física Quântica

      Quero dar as boas vindas ao mais novo pesquisador e cientista da Aldeia, Paulo Eduardo Marques Furtado de Mendonça. O Paulo Eduardo está fazendo seu doutorado em física quântica na Austrália e, apesar da intensa atividade e dedicação que um doutorado exige, ele ainda encontra tempo para escrever artigos extremamente elucidativos e interessantes. Vão aqui os meus mais sinceros agradecimentos por ele ter escolhido a Aldeia NumaBoa para publicá-los, dando-nos a oportunidade de entrar em contato com uma ciência de vanguarda.

      O caminho é longo mas, com a ajuda do Paulo Eduardo, tenho a certeza de que não só eu, mas todos os numaboetas com espírito aventureiro poderão contar com um guia que conhece o caminho das pedras. Usando um pouco de Álgebra Linear e Teoria dos Grupos, ele promete nos apresentar vários aspectos da Mecânica Quântica, o caminho mais seguro para chegar ao nosso objetivo: a Criptografia Quântica. É um sonho? Claro que não!

      Segure seu coração e prepare-se para grandes emoções. Quem quiser fazer contato com o autor, escreva para pmendoncagmailcom.

      Numero de artigos:
      5
    • Laboratório de Criptografia

      O Laboratório de Criptografia da Aldeia conta com vários colaboradores. Meus agradecimentos especiais vão para o Yugi, um criptógrafo bom pra caramba e colaborador de longa data da Aldeia, para o Cristiano, jovem pesquisador de imenso potencial e para o Willian, um fuçador nato.

      Numero de artigos:
      6
    • Laboratório de Matemática

      O Laboratório de Matemática da Aldeia, o Mat-Lab, é um espaço aberto para a comunidade matemática. A Sala Euclides é onde se encontram os aritméticos, a Sala Euler está à disposição para discussões logarítmicas e a Sala Fermat recebe os malucos beleza. Sejam todos bem vindos!

      Numero de artigos:
      2
    • Laboratório de Acessibilidade

      "O que os olhos não vêem, o coração não sente". Tenho certeza de que os deficientes visuais não concordam com este ditado!

      Este laboratório mostra as experiências e testes que o Gabriel Benhur Schuck e eu estamos fazendo na área de acessibilidade. Se você tiver interesse em colaborar, faça contato!

      Numero de artigos:
      2
  • Texto não categorizado
    Artigos avulsos.
    Numero de artigos:
    3
  • Meus amigos

    Anos de Internet acabam fazendo com que a gente encontre novos amigos. Gente com projetos interessantes, gente de alma limpa e de peito aberto, gente jovem de idade e jovem de espírito, gente que não conheço pessoalmente mas que, apesar disso, me recuso a classificar como amigos "virtuais". Virtual é o robotcop ou os transformers, monstrinhos de ficção - meus amigos são pessoas engajadas, lutando por ideais e dispostos, cada um à sua maneira, a transformar o mundo.

    Numero de artigos:
    1
  • Downloads da Aldeia

    Executáveis, planilhas, arquivos compactados e mais um caminhão de coisas que estão disponíveis para download aqui na Aldeia.

    Numero de artigos:
    0
    • Downloads Almanaque

      Arquivos para download referentes ao Almanaque da Aldeia

      Numero de artigos:
      1

Informações adicionais