A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Biblioteca da Aldeia Biblioteca

Viver Verão

(1 voto de 5.00) 

Está chegando o verão e com ele o veraneio, como chamamos aqui no Sul.

Não sei se vocês, de outros Estados, sabem, mas temos o mais fantástico litoral do País: de Torres ao Chuí, uma linha reta, sem enseadas, baias, morros, re-entrâncias ou recortes. Nada! Apenas uma linha reta, areia de um lado, o mar do outro.

Leia mais...

Meu zeloso guardador

(35 votos, média 4.26 de 5) 
Veríssimo

No outro dia estive conversando com com meu anjo da guarda. Há tempo não nos falávamos. Na verdade, na última vez que me dirigira a ele eu tinha uns 7 ou 8 anos. Começamos a conversa lembrando aquele tempo.

- Como era mesmo que eu dizia? "Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador..."

Ele sorriu.

Leia mais...

Economia de Luz

(20 votos, média 4.00 de 5) 

Junto com o artigo do Jabor, "O apagão poderá nos trazer alguma luz", também publiquei o artigo do Ziraldo nos mesmos idos de 2001, bem no meio da crise energética que então atravessávamos. Como uma outra está se aproximando, tão silenciosa (???) quanto a primeira, trago de volta o texto do Ziraldo. Cabe a você apenas trocar os nomes para adequá-lo aos dias atuais smile

Leia mais...

A Língua Nativa

(84 votos, média 3.23 de 5) 

A LÍNGUA NATIVA

Cláudio Leal Domingos

A língua portuguesa no Brasil está profundamente mesclada com a língua índigena, sobretudo com a tupiguarani. Podemos exemplificar com o texto a seguir, no qual as palavras indígena estão em itálico:

"A carioca Iara Pitangui, de Ipanema, foi com sua amiga Jandira Araripe, da Tijuca, ao teatro Ipiranga, assistir a peça infantil Saci-Pererê e o Sapo Cururu". O prédio era uma tapera cheia de cupins. Iara cutucou Jandira e, tiriricas da vida, saíram atucanadas e foram para Araruama, onde elas tinham outra amiga, Araci, uma pernambucana que conheceram em Niterói. Araci disse que gostaria de convidá-las para o almoço, mas, muito jururu, começou a chorar as pitangas e alegou que estava na pindaíba. Depois de muito nenhenhem, deixaram de picuínhas e resolveram fazer um mutirão. O almoço foi pirão ao molho de tambaqui, paçoca e moqueca com aipim."

Leia mais...

O Apagão

(6 votos, média 4.50 de 5) 

Lá pelos idos de 2001 publiquei na Aldeia um artigo do Jabor falando sobre o apagão. Sei que já faz muito tempo, mas, como a história se repete, uma nova crise energética se aproxima e, para variar, todo mundo fica olhando no que vai dar ao invés de agir. A notícia ruim é que precisamos contar com novos apagões. A notícia boa é que o texto do Jabor tende a se tornar novamente atual. É pagar (ou seria apagar) para ver smile

Leia mais...

Informações adicionais