A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

A Escolinha da Aldeia aceita alunos dos 8 aos 80 anos. Assuntos diversos para aprender rapidinho e JOGUINHOS para a hora do recreio.

  • Matemática Numaboa

    Se você pensa que a Matemática e a Aritmética são coisas de criança, hmmmm... tá na hora de assistir a algumas aulas na Escolinha da Aldeia!

    Numero de artigos:
    22
  • História das Guerras

    Na Escolinha da Aldeia, esta é a sala do quebra-pau onde os assuntos são as guerras, a maior insanidade que a raça humana já concebeu. Além de expor nossa característica beligerante, existe um outro enfoque importante: estes textos servem como pano de fundo para explicar avanços tecnológicos, principalmente os relacionados à criptologia.

    Numero de artigos:
    9
  • Hora do recreio

    Está ha hora de dar um tempo? Então vamos para o recreio!

    Numero de artigos:
    2
  • Estatística

    Alguns textos para ajudar a entender e a aplicar a estatística.

    Numero de artigos:
    1
  • Referências

    Aqui são encontradas algumas sequências, tabelas de valores e números especiais que, além das aplicações matemáticas usuais, têm relação com a criptologia ou com os enigmas do Almanaque da Aldeia.

    Numero de artigos:
    2
  • Ferramentas Estatísticas

    A Estatística é um ramo da Matemática. Pois é, mais uma vez é mais fácil deixar o trabalho duro para o computador...

    Numero de artigos:
    3
  • Ferramentas Matemáticas

    A aritmética e a matemática na ponta do lápis... hmmm... na ponta dos bits. Deixe o computador trabalhar para você!

    Numero de artigos:
    14
  • Geografia

    Quando a pergunta é "onde?", precisamos da Geografia para poder responder. Onde viviam os povos da Antiguidade? Onde fica o monte Everest? Onde fica a capital Uagadugu? Onde...

    Numero de artigos:
    4
  • Cola de matemática

    Aqui você encontra as soluções dos problemas propostos nas aulas de aritmética e matemática.

    Numero de artigos:
    2
  • História da Matemática

    Grandes figuras e suas contribuições na arte de calcular.

    Numero de artigos:
    9
  • Física

    A Física é um assunto interessante porque nos explica uma porção de coisas que fazem parte do nosso dia a dia. Faça uma viagem por este universo de fenômenos que, apesar de conhecidos, ficam muito mais interessantes quando se conhece a sua natureza.

    Numero de artigos:
    1
  • Babel dos Garranchos

    O que é que andava acontecendo há milhares de anos? Será que o pessoal era muito diferente? Uma coisa é certa: eles não tinham computador, mas sabiam escrever. Sorte nossa. É através dos escritos das mais diversas épocas que podemos ter uma idéia de como as coisas andavam em outros tempos.

    Na História Universal, a Idade Antiga ou Antiguidade começa ao redor de 4000 a.C. Esta data não foi escolhida por acaso - ao que tudo indica, foi quando o homem começou a escrever.

    Numero de artigos:
    0
    • A escrita

      Acompanhe a evolução da escrita como forma de registro permanente e conheça particularidades de algumas línguas. Um bom roteiro está na Linha do Tempo da Escrita.

      Numero de artigos:
      7
    • Abjads - Alfabetos de consoantes

      Os abjads são alfabetos representados apenas por consoantes ou por consoantes e algumas vogais. A indicação de vogais pode ser obtida através de diacríticos, mas isto não é o habitual. A maioria dos abjads, com exceção do Divehi hakura e do Ugarítico, são escritos da direita para a esquerda. Alguns tipos, como o Árabe, são usados como abjad e como alfabeto.

      Numero de artigos:
      4
    • Alfabetos

      Alfabetos fonêmicos, ou simplesmente alfabetos, representam consoantes e vogais.

      Numero de artigos:
      3
    • Sistemas Complexos

      Os sistemas complexos usam símbolos que podem representar sons ou ter um significado. As escritas baseadas em sistemas complexos geralmente possuem um grande número de símbolos, desde algumas centenas até alguns milhares.

      Estes sistemas podem incluir alguns tipos de símbolos:

      • Logogramas: símbolos que representam palavras ou parte delas. Alguns logogramas lembram as coisas que representam. Neste caso são chamados de pictogramas.
      • Ideogramas: símbolos que são a representação gráfica de idéias.
      • Compostos fonético-semânticos: símbolos que incluem um elemento semântico, que representa ou aponta o significado do símbolo, e um elemento fonético, que determina ou indica a pronúncia.

      Numero de artigos:
      4
    • Sistemas Alternativos

      Os alternativos são sistemas diferentes de comunicação/notação, sistemas usados em livros, filmes, quadrinhos, etc e alternativas para sistemas de escrita existentes.

      Numero de artigos:
      3
    • Sistemas Informatizados

      Computador escreve? Claro, com números! Aqui estão os padrões usados na informática dos quais o mais importante, sem dúvida alguma é o alfabeto ASCII.

      Numero de artigos:
      1
    • Kanji da hora
      Sempre gostei dos kanjis, os caracteres usados por chineses e japoneses para desenhar suas idéias. Eles não escrevem. Eles desenham, porque os kanjis são ideogramas e expressam conceitos e idéias. Nós, ocidentais, usamos alfabetos cujas letras representam sons. Por isto escrevemos, transferindo para o papel os códigos que representam os sons que falamos. Nossa escrita é barulhenta (reflete sons), a escrita dos chineses e japoneses é silenciosa (reflete pensamentos). Nenhuma é melhor do que a outra, são apenas modos diferentes de se expressar.
      Numero de artigos:
      5

Informações adicionais