A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"
Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.
Leia mais...Informática Numaboa
A Informática da Aldeia é um dos setores mais visitados do site. Os assuntos abordados são os mais diversos, com informações para todos os níveis de conhecimento. Para facilitar a vida dos usuários, os textos são identificados através de um "termômetro de dificuldade" em cinco categorias:
- Leigos
- Iniciantes
- Intermediário
- Avançado
- Maluco beleza
Alguns tópicos são muito quentes , motivo pelo qual estão disponíveis apenas para usuários registrados.
Os principais temas deste setor são Linux, Programação, Segurança e Tutoriais. Os interessados em temas polêmicos, como a engenharia reversa, encontram farto material no Laboratório.
A maioria dos artigos são da minha autoria. Alguns deles são traduções e, nestes casos, vocês encontram a referência do autor e o link para o artigo original - só não posso garantir que o link esteja ativo porque os autores costumam desativá-los depois de algum tempo.
Existem alguns colaboradores que enviam seus textos para serem publicados aqui na Aldeia. Nestes casos, os créditos de autoria são respeitados e, geralmente, coloco agradecimentos no final do texto. Aproveito esta introdução para reiterar que a Aldeia está aberta a todos os interessados em divulgar seus trabalhos lembrando que a filosofia é INFORMAÇÃO LIVRE! Não existe qualquer cobrança de taxa, como também não existe qualquer tipo de remuneração. Coloco a Aldeia à disposição para compartilhar conhecimento.
Veja abaixo o que a Informática da Aldeia oferece. Explore todos os cantos. Aposto que você vai achar alguma coisa do seu agrado.
A todos, um grande abraço
vovó Vicki
-
Oficina de Informática
A oficina de informática mostra como tirar leite de pedra. Aprenda a resolver e implementar rotinas incomuns usando as mais diversas linguagens de programação. Algumas são tão especiais que só podem ser acessadas por usuários registrados!
-
Linux
Linux é um sistema operacional que se caracteriza pela estabilidade e versatilidade. Trata-se de um software livre, o que significa que pode ser instalado em quantas máquinas quisermos e que podemos fazer cópias e distribuí-lo livremente. Mas o Linux é ainda mais do que isto!
O Linux é um sistema de código aberto, ou seja, aqueles que entendem de programação podem verificar todo o código e, se quiserem, podem acrescentar melhorias ou fazer modificações. Em resumo, a idéia é dar liberdade total ao usuário.
Esta filosofia bate de frente com a do mundo Windows, onde qualquer uma das possibilidades citadas acima pode dar cadeia. Como o software é proprietário, quem compra o produto e o instala no micro concorda em obedecer várias restrições - além de pagar um preço salgado: não se pode emprestar o CD; não se pode instalar o sistema em mais de uma máquina; fazer cópias para distribuir ou vender é considerado pirataria; vasculhar o interior do sistema ou modificá-lo é terminantemente proibido e sujeito a penalidades... e por aí vai.
Existem várias distribuições de Linux (ao redor de 450). O sistema operacional é o mesmo, mas cada uma delas tem certas características que as diferenciam das outras: facilidade na instalação, mais fácil de configurar, maior ênfase na segurança, mais enxuta, com maior número de aplicativos e por aí vai. Os brasileiros são feras no Linux, motivo pelo qual existem várias distribuições verde-amarelas que já ganharam fama mundo afora.
A Internet é a grande fonte de informação do Linux e o reduto dos colaboradores voluntários. Nesta seção fica a contribuição da Aldeia para este empreendimento que rompeu todas as fronteiras, todos os paradigmas e já se tornou patrimônio da humanidade.
-
Tutoriais e Programação
Aqui você encontra os mais diversos tutoriais sobre técnicas e linguagens de programação, tecnologias de rede, além de informações sobre vírus, cavalos de tróia e programas espiões.
-
Oráculo de Referências
Tem coisas que, por mais que a gente se esforce, não tem como decorar. O jeito é fazer algumas anotações para poder consultá-las quando preciso. Chamei este conjunto de referências para programação em Assembly e C, especificações de hardware e uma porção de outras coisas de oráculo - para saber, basta consultá-lo.
-
Segurança
Existem os mais diversos sistemas operacionais, cada um deles com seus pontos fortes e fracos. As falhas de segurança, geralmente, são os pontos fracos que mais chamam a atenção e nos expõem aos perigos de crackers inescrupulosos. Quando fazemos nossos programas somos os responsáveis diretos pelos danos que podemos sofrer mas, na maioria das vezes, os usuários de computador não podem se defender porque dependem de programas criados por programadores que nem sempre tomam as devidas precauções.
-
Dicas
Dicas de tudo que é tipo.
-
Aprendiz de feiticeiro
Enfrente os desafios da escolinha Aprendiz de feiticeiro para hackers do bem. Existem os desafios de nível básico (B), médio (M) e profissional (P). Desejo a todos um bom divertimento!
As soluções dos desafios só podem ser acessadas por usuários registrados.
-
Museu do Hardware
Hoje em dia, para qualquer peça de hardware se tornar peça de museu bastam alguns meses. Daí o nome desta categoria. Mas isto não quer dizer que você só vai encontrar velharias...
-
Oceano Web
Surfar no oceano da Internet significa ter acesso a um volume inimaginável de informações. Possuindo endereços específicos ou utilizando mecanismos de busca, basta apontar o mouse para os links e a informação procurada estará a apenas um clique de distância. Assim como "navegar é preciso" (Fernando Pessoa que me desculpe por ter cibernetizado uma das suas frases mais famosas), mergulhar também é preciso!
Num assunto tão complexo, é bom planejar com cuidado os mergulhos para não ficar sem fôlego. A fauna e a flora são riquíssimas, a evolução das espécies é extremamente rápida e tudo acontece num ritmo alucinante. Prepare-se: aqui no Oceano Web você tem a chance de descobrir a história e as belezas submarinas da Internet/Web.
-
QuéQuéIsso?
Quantas vezes já não te aconteceu de ver uma sigla qualquer e não ter a mínima idéia do que se trata? Ou então, quantas denominações você usa e não lembra mais de onde se originaram? Por exemplo, você que faz suas próprias páginas web, ainda consegue se lembrar da origem do HTML? Como funciona um computador? O que é uma CPU? É aí que entra o QuéQuéIsso, para responder estas e outras perguntas.