Arquitetura de redes
Ter 19 Set 2006 19:45 |
- Detalhes
- Categoria: Oceano Web
- Atualização: Domingo, 14 Junho 2009 17:30
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 38243
Se você leu o artigo O que é uma rede? então já sabe que, para conseguir criar uma, é preciso interligar as máquinas que a compõem.
Para interligar as máquinas podemos utilizar fios condutores (de cobre ou de fibra ótica), ondas de rádio, microondas, etc. Os cabos de par trançado são parecidos com fios de telefone e os cabos coaxiais se parecem com os cabos da sua ligação de TV a cabo. As ondas de rádio funcionam como no seu telefone celular ou sua conexão com a Internet via rádio, as microondas como no seu forno de microondas (e talvez também no seu celular). Os cabos de fibra ótica você provavelmente nunca viu, mas, com certeza, está fazendo uso deles na telefonia ou na área médica há mais tempo do que imagina.
Mas, na prática, como são feitas as ligações entre as máquinas? No caso dos cabos, precisamos ligá-los a conectores; microondas e ondas de rádio precisam de emissores e receptores. Por sua vez, tanto os conectores quanto os emissores/receptores precisam se conectar às respectivas máquinas. Esta conexão é conseguida através de saídas seriais ou através de placas acessórias, que são conectadas à placa mãe das máquinas. Para exemplificar, vamos começar com um modelo bem simples, ligando dois computadores através de suas portas seriais.
Rede Null-Modem (ou ligação direta)
As saídas seriais são portas de comunicação que permitem ao computador receber e enviar dados. O uso típico de uma saída serial é para o mouse, um periférico que possui um cabo com um conector na extermidade. Ao ligar o mouse a uma saída serial do computador é possível habilitar uma "conversa" entre os dois.
Uma saída serial (denominada de RS232C ou V24) tem 25 pinos, cada um deles com uma função específica. Os pinos que nos interessam no momento são:
- Pino 2: para sinais que saem do computador
- Pino 3: para receber sinais enviados ao computador
- Pino 7: terra do sinal
Pois bem, conhecendo um mínimo das portas seriais podemos conectar dois computadores diretamente e criar uma rede denominada "null modem". Basta usar um par de fios para conectar o pino 2 da saída serial do computador A (envia) ao pino 3 da saída serial do computador B (recebe) e conectar o pino 2 do computador B (envia) ao pino 3 do computador A (recebe).
Se conectarmos duas máquinas iguais, com o mesmo sistema operacional, é provável que se entendam: são gêmeas e funcionam de modo idêntico (têm a mesma configuração). Se forem máquinas diferentes, com sistemas operacionais diversos, basta fazer com que estes computadores falem a mesma "língua" (usem o mesmo protocolo de comunicação) para transmitir uma "conversa" através do cabo. E isto é tudo que se precisa para que a rede funcione
Placas de rede
Se quisermos ter um controle melhor e mais sofisticado das comunicações na nossa rede, podemos optar pelo uso das placas de conexão.
As placas de rede são encaixadas na placa-mãe, se "entendem" com o computador através dela e fornecem um conector onde se pode ligar o cabo de rede. Optando por esta arquitetura, ao invés de se preocupar em identificar corretamente os pinos das saídas seriais, basta instalar as placas de rede e interligá-las com um cabo (coaxial ou de par trançado) para, novamente, obtermos uma rede de dois computadores.
Modem
:idea: Já que não é preciso mais do que uma placa de conexão e fios (cabos) para ligar um computador numa rede, porque não aproveitar a imensa extensão de cabos que já existem para outros fins para transmitir dados entre computadores?
Esta idéia não é nova e a rede de telefonia mundial já é utilizada há muito tempo para a transmissão de dados. Para poder fazer uso dos cabos telefônicos como cabos de rede, é preciso que seu computador possa ser conectado a eles. A forma de "ligar" um computador à rede de cabos telefônicos também não é excepcional: usa-se uma placa de conexão chamada Modem. Aliás, o termo modem vem de MOdulador/DEModulador. Esta placa de conexão transforma (modula) a "conversa do computador A" em "voz de telefone" e esta "voz de telefone" é transmitida através dos cabos da rede telefônica até chegar ao computador B. O computador B, também equipado com um modem, recebe a "voz de telefone" e a transforma (demodula) em "conversa de computador".
Taí... este é mais um tipo de rede e, como sempre, nada mais é do que duas máquinas trocando informações.
- Anterior
- Próximo >>