Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Linguagem Perl - Strings
Sex 21 Nov 2008 18:04 |
- Detalhes
- Categoria: Perl e CGI
- Atualização: Sexta, 21 Novembro 2008 22:21
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 12092
São muitas as possibilidades de manipular strings que a linguagem Perl oferece. Neste tutorial vamos ver os principais recursos disponíveis.
Convenções para Strings
Em Perl, as strings podem ficar entre aspas simples ou duplas. A diferença entre as notações é que, numa sequência de caracteres entre aspas duplas, todos os caracteres especiais são interpretados. Numa sequência de caracteres entre aspas simples, apenas os caracteres especiais mais importantes são interpretados. Exemplos:
Nos exemplos acima, as escalares $Escalar01 a $Escalar16 estão entre aspas duplas. Por este motivo podem conter todos os caracteres especiais.
Os caracteres especiais são precedidos por uma contrabarra \ seguida por uma letra ou um número em notação octal ou hexadecimal.
A $Escalar17 foi colocada entre aspas simples. Neste caso, apenas os caracteres especiais nela utilizados são permitidos, ou seja, \' para indicar aspa simples e \\ para indicar contrabarra.
Observação: Dos sinais especiais da linguagem Perl associada à CGI, o sinal \n tem uma importância especial. É necessário, por exemplo, quando um script CGI envia dados de uma página HTML para um navegador. O envio de dados tem três fases: o tipo de dado que será transmitido, uma linha em branco e os dados propriamente ditos. A linha em branco é obtida através do sinal especial \n. O comando típico para a fase 1 e 2 da transmissão pode ser obtida em apenas uma linha através de
print "Content-type: text/html\n\n";
Extraindo partes de strings
Pode-se extrair uma sequência de caracteres ou um único caracter de uma string. Veja o exemplo:
Neste exemplo extrai-se de um endereço URL, atribuído à escalar $Url, o protocolo (http), o domínio (www.numaboa.com) e o nome do arquivo (index.html). Todas as três partes são atribuídas a escalares próprias. O protocolo está em $Protocolo, o domínio em $Dominio e o nome do arquivo em $NomeArq. Ao final do programa as partes são apresentadas utilizando-se a função print.
A função Perl com a qual é possível extrair uma parte de uma cadeia de caracteres chama-se substr. Esta função possui dois ou três argumentos que devem ser passados como parâmetros. O primeiro parâmetro é a string da qual a sequência de caracteres deve ser extraída. O segundo parâmetro é um número. Este número indica a partir de qual caracter da string a sub-string deve ser extraída. O primeiro caractere da string é o de número 0. Por exemplo, substr("Pedro Henrique",2) retorna "dro Henrique". Como terceiro parâmetro, opcional, pode-se indicar o número de caracteres que se quer extrair. Por exemplo, substr("Pedro Henrique",0,5) retorna Pedro.
Muitas vezes, porém, desconhece-se a posição onde uma parte desejada se inicia, mas se conhece a estrutura da string. Isto também acontece no exemplo acima. A string é um endereço URL e endereços URL têm um estrutura conhecida. Quando se quer extrair o domínio de uma URL, sabe-se que o endereço do domínio se inicia logo após as duas barras //. A Perl oferece para isto as funções index e rindex.
Com index obtém-se o início da posição da primeira ocorrência de um caractere ou seqüência de caracteres e com rindex obtém-se o início da posição da última ocorrência. Ambas as funções possuem dois argumentos. O primeiro é a string que será pesquisada, o segundo é a sub-string que é procurada. As duas funções retornam um número. Este número pode ser utilizado como segundo parâmetro da função substr. Por exemplo, index("Os micos fazem micagens","mic") retorna 3, o início da primeira ocorrência de "mic", e rindex("Os micos fazem micagens","mic") retorna 15, o início da última ocorrência.
É aconselhável atribuir os valores de retorno destas funções a escalares próprias, como no exemplo acima. Estas variáveis escalares podem ser confortavelmente retrabalhadas posteriormente.
Observação: Outra função interessante para strings é a length (length = comprimento), também usada no exemplo. Esta função retorna o número de caracteres que compõem uma string.
- Anterior
- Próximo >>