Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Joomla para Iniciantes
Ter 14 Out 2008 21:18 |
- Detalhes
- Categoria: Joomla
- Atualização: Segunda, 02 Julho 2012 19:32
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 23733
Trocando uns emails com meu amigo Rodnei, de repente me toquei que existe uma porção de pessoas que gostariam de usar o Joomla como CMS, mas que não têm a mínima idéia de como e por onde começar. Como lido com Joomla há um tempão, resolvi então dar uma mão para os novatos porque senti na pele o que é ser novata :blush:
Aqui não vou explicar como o Joomla é instalado. Parto do princípio de que o sistema de gerenciamento já está disponível, assim como sua base de dados. Neste tutorial vamos apenas ver como se "pilota" o Joomla criando seções, categorias e artigos. Também vou explicar o que são e para que servem templates, componentes, módulos e plugins.
Uma típica página Joomla
Observe esta página, a que você está agora. No topo existe uma área com o cabeçalho. No lado esquerdo da tela ficam, além do menu principal, informações como "Novidades", "Estatística", "Visitantes" e facilidades como o "Registro/Login". No lado direito, ocupando a maior parte da área, fica o texto do artigo que você está lendo. Na parte inferior da página fica o rodapé.
A estrutura que determina onde cada uma destas partes deve ser mostrada é o template, ou seja, ele funciona como um esqueleto da página. Um template é um conjunto de script(s) PHP, script(s) CSS e imagens. O(s) script(s) PHP acionam o banco de dados, buscam os elementos que devem ser mostrados na página e os posicionam de acordo com a configuração escolhida. O(s) scritp(s) CSS cuidam apenas da formatação: tamanho, cor e estilo da fonte, cor de fundo da página, aparência dos links, etc. As imagens são as imagens usadas em pontos diversos. Tudo isto é padrão para as páginas que usarem o mesmo template - tudo é sempre repetido: imagens iguais nos mesmos locais, links que reagem da mesma forma, etc e tal.
O que não se repete nas páginas, mesmo que sejam enquadradas no mesmo template, é o texto. Os textos das páginas Joomla são chamados de artigos. Os artigos são produzidos na área administrativa do Joomla (falo disto mais tarde) e armazenados no banco de dados. Quando determinada página é chamada, o template cuida de criar o esqueleto, o Joomla aciona o componente com_content, componente que gerencia o conteúdo buscando o que precisa no banco de dados, e coloca o texto do artigo na área que foi definida no template.
Opa! Falamos em componente. Um componente Joomla é composto por scripts PHP especiais que permitem gerenciar conteúdo dinâmico, ou seja, fazem o meio de campo entre o banco de dados e a área destinada ao conteúdo dinâmico das páginas. Porque dinâmico? Porque cada página possui um conteúdo que não se repete.
Se existe um conteúdo dinâmico... também existe um conteúdo estático. Um conteúdo estático é aquele que pode ser repetido em quantas páginas quisermos. Pode mudar de aspecto de acordo com o template da página, mas o conteúdo permanece sempre o mesmo (neste momento, o melhor exemplo de conteúdo estático é o menu à sua esquerda). Os gerenciadores de conteúdo estático são chamados de módulos. Nesta página você pode observar em funcionamento o módulo do menu principal, o módulo das novidades, o módulo de estatística, etc. Até no rodapé da página existem módulos atuando, por exemplo o módulo do menu horizontal com "Destaque Notícias Contato".
Agora só falta explicar o que são plugins. Plugins também são scripts PHP que ficam monitorando o que acontece quando uma página está sendo montada. Quando detectam determinado tipo de evento ou encontram marcadores especiais no texto que está sendo jogado na tela, podem disparar determinado tipo de ação. Por exemplo, tenho um plugin que sistematicamente troca o marcador :sorriso: por
Organizando o conteúdo
Isto é uma tarefa típica do administrador, ou seja, você precisa acessar a área administrativa do seu site para começar a atuar. Então vamos lá.
O Joomla oferece a possibilidade de organizar os artigos, que podem ser classificados em seções e categorias (uma coisa meio restrita, é verdade, porque não podemos criar subcategorias). Por exemplo, se eu quiser criar uma seção de animais selvagens aqui no site, tudo bem. Seleciono conteúdo (content), administrar seções (section manager) para obter a lista de seções já definidas. Clico em [New] (ou nova) para chegar na área de edição de seções onde posso definir o nome e o alias (apelido) da seção, além de digitar um texto que descreve a dita cuja.
Nesta área de edição escolho o título "Animais Selvagens", ponho o apelido desta seção (alias) como "animais-selvagens" (sem letras acentuadas e sem espaços!), clico em "published yes" para publicá-la e coloco alguma descrição.
Até aqui, tudo bem. Nesta minha seção de animais selvagens quero colocar algumas categorias. Por exemplo, quero falar dos diversos tatus que detonam minha horta, dos gaviões e falcões que fazem uma limpa no excesso de pombas, das capivaras que se alimantam do milharal e assim por diante. Para isto, vou criar as categorias "mamíferos" e "aves".
Escolho a opção de menu [Content] [Category Manager] para obter a lista das categorias existentes. Clico em [New] (ou nova) para obter uma tela parecida com a da edição de seções. Digito o título "Mamíferos", determino o alias "mamiferos", assinalo publicado como "sim", escolho a seção à qual esta categoria pertence (animais-selvagens), indico o nível de acesso como público e escrevo uma pequena descrição.
- Anterior
- Próximo >>