Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Entenda o objeto Database do Joomla 1.5
Dom 28 Set 2008 21:12 |
- Detalhes
- Categoria: Joomla
- Atualização: Segunda, 02 Julho 2012 19:36
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 7169
O objeto database do Joomla 1.5 é uma mão na roda. Possui alguns métodos que facilitam a vida dos programadores de extensões (componentes, módulos e plugins). Como costumo fazer meus hacks e também algumas extensões, fui colecionando ao longo do tempo algumas dicas. Resolvi colocá-las neste tutorial para compartilhar o que aprendi (e também para poder acessar este texto de qualquer lugar quando meu caderno de anotações não estiver comigo ).
O básico
Bem, o básico do objeto Database é o seguinte: quando o Joomla 1.5 é iniciado, ele precisa fazer uma série de consultas à sua base de dados, senão nem consegue "entrar no ar". Para fazer estas consultas, o sistema cria um objeto database. Se este objeto já existe, não há a necessidade de criar um objeto do mesmo tipo para suprir nossas necessidades - basta chamá-lo por referência. Para invocar qualquer objeto por referência usa-se o marcador &. No caso, para obter este objeto, o código é o seguinte:
Curtinho e prático, e nosso objeto de desejo está incorporado a $db
De posse do $db podemos fazer uma porção de estripulias.
Colhendo os frutos
Com o objeto Database à disposição podemos fazer uma query (pergunta) ao banco de dados e depois colher as respostas. Para colocar uma pergunta chama-se (com ->) o método setQuery() através deste objeto. Por exemplo:
Depois da query colocada, podemos consultar vários resultados. Por exemplo, se quisermos apenas o valor do primeiro campo da primeira linha do conjunto de resultados, é só usar o método loadResult:
Se quisermos todos os campos da primeira linha do conjunto de resultados, então é preciso chamar:
que coloca os resultados encontrados num array. Se preferir um objeto cujas propriedades sejam os nomes dos campos, você pode executar a query com:
Agora $objeto->title é o título do primeiro artigo achado, $objeto->alias é o apelido do artigo e assim por diante. Quando o objeto for null, este método cria o objeto e lhe atribui as propriedades com os valores da primeira linha encontrada.
Mas, se quisermos um array de objetos com todos os artigos da tabela, devemos fazer o seguinte:
Este trecho de código vai listar todos os títulos e todos os alias dos artigos existentes na tabela de artigos.
Pois bem, e se eu quiser apenas que uma query atualize algum campo de alguma tabela da base de dados? Aí é mais fácil:
Observe que a query foi colocada numa variável, a $query. Depois, esta variável foi usada como parâmetro em setQuery(). Isto não é obrigatório, mas deixa o código um pouco mais claro. Uma vez colocada a query, ela pode (e deve) ser acionada pelo método query(). Aí está tudo em riba
Mais algumas mordomias
Além de buscar resultados de pesquisas, também podemos usar o objeto database para fornecer alguns valores extras. Por exemplo:
prepara strings com caracteres especiais (como é o caso do apóstrofo) para que sejam aceitas pelo banco de dados sem darem erro. O método acima transforma "pingo d'água" em "pingo d\'água".
O método getNullDate fornece uma "data e hora" zerada, ou seja, 000-00-00 00:00:00
Se quisermos saber quantas linhas foram produzidas pela última query que foi acionada, o método é:
Para fazer tratamento de erros podemos usar o seguinte:
Finalmentes
Espero ter ajudado. Façam bom proveito porque eu também costumo pegar uma carona neste meu texto (vós costumam ter alguma dificuldade em memorizar estes pequenos detalhes, sabe como é que é :blush: )
Abraços da vó