Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Jumi - O pulo do gato
Seg 7 Jan 2008 11:47 |
- Detalhes
- Categoria: Joomla
- Atualização: Quinta, 18 Junho 2009 11:30
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 21135
Jumi é um módulo e um mambot/plugin universal de multi-uso. O que isto quer dizer? Significa que, com apenas um módulo e um plugin você pode criar todo tipo de módulo e plugin que quiser. Se você ficou assustado com a estrutura de arquivos necessária para criar módulos para o Joomla, então conheça o Jumi, uma solução altamente versátil e criativa.
O Jumi foi criado por Martin Hájek e no site do autor você encontra o Módulo Jumi (para Joomla 1.0.x e 1.5), o Plugin Jumi (para Joomla 1.0.x e 1.5) além de vários exemplos de aplicação e alguma documentação. Você também pode fazer o download destas extensões na seção de downloads da Aldeia em Webmaster/Joomla.
Exemplo de módulo
Ao invés de ficar explicando muitos detalhes, vamos a um exemplo de como criar um módulo a toque de caixa. Será um módulo bem simples que mostra um texto de copyright.
A primeira coisa a fazer é instalar o módulo apropriado para a sua versão do Joomla. Na área administrativa, instale-o como qualquer outro módulo. Até aí, nada de novo.
O grande lance do Jumi é que ele permite incluir qualquer tipo de código PHP, Javascript, HTML, DHTML e até txt na área do módulo. Nestes scripts podemos fazer de tudo, inclusive usando as variáveis e a base de dados do Joomla. Mas tem mais, também podemos incorporar aplicativos que nem são do Joomla!
O script
O nosso exemplo não é tão ambicioso: queremos apenas colocar na tela uma mensagem estática de copyright, como a mostrada acima. Então vamos lá! Abra seu editor de texto (use apenas editores de texto ASCII puro como o bloco de notas ou o TextPad) e crie o seguinte script:
Este é um script PHP com apenas uma declaração, aliás importantíssima porque impede o acesso direto a este script. Lembre-se deste detalhe: em qualquer script que você for criar, comece sempre com esta primeira linha!
_JEXEC é uma variável global do Joomla versão 1.5 e, se ela não tiver sido definida (ou seja, o chamador não for o Joomla), o script "morre" (die) com a mensagem "Acesso restrito". Se a chamada tiver sido feita através do Joomla, o resto do script é executado. Nunca é demais repetir esta primeira linha. Como disse, para a versão 1.5 ela é:
Para as versões 1.0.x:
E, para atender todas a versões:
Os marcadores <?php e ?> definem a área PHP deste script. Depois disto, segue uma área de HTML puro em que definimos a centralização do texto com <span align="center">...</span>. Entre estas duas tags colocamos uma imagem e nosso texto que contém um link.
Salve este script com a extensão .php, por exemplo, copyright.php. Agora chegou a hora de colocar este script no servidor.
Os scripts no servidor
Qualquer lugar é lugar, contanto que esteja no diretório raiz do Joomla ou algum dos seus subdiretórios. Por uma questão de ordem, já que este script deve ser incluído, uma boa escolha seria o diretório /includes. Para não misturar seus scripts com outros do Joomla, talvez fosse interessante criar um subdiretório do tipo /includes/jumi ou /includes/meusScripts. Faça o upload do seu script - digamos que tenha sido /includes/jumi/copyright.php.
Agora está tudo preparado para que possamos criar o módulo, mas antes uma palavrinha sobre caminhos (path). Lembre-se de que todas as páginas têm como referência o diretório raiz do Joomla. Se quisermos acessar nosso script precisamos referenciá-lo a partir do diretório raiz, ou seja, exatamente como mostrado acima. Da mesma forma, se no script houver alguma referência a outros arquivos ou scripts, eles precisam ser referenciados usando o mesmo critério.
Depois desta explicação, onde você acha que a imagem logoCC.gif precisa estar? No diretório raiz! E se ela estiver em /images/stories? A referência precisaria ser /image/stories/logoCC.gif
- Anterior
- Próximo >>