Tutoriais e Programação
Linguagem C - Diálogo personalizado
Dom 23 Nov 2008 21:24 |
- Detalhes
- Categoria: Linguagem C
- Atualização: Segunda, 09 Março 2009 07:21
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 21730
Já sei, já sei... não estamos aqui para deixar o lcc-win32 fazer o que achar melhor. Afinal de contas, nós é que estamos no comando.
Já que sabemos como criar uma janela rapidinho, agora só falta saber como trabalhar com os recursos para personalizá-la. Não é necessário (ainda não) dominar a Resource Script Language, o lcc-win oferece uma maneira mais fácil: trabalhar no VISUAL!
Uma janela com firulas
Proceda exatamente como indicado no tutorial anterior, A primeira janela para criar um novo projeto com o nome dlg2. NÃO compile o programa. Quando chegar à janela de edição do programa, está na hora de dar uma olhada nos recursos. Mas, o que são recursos? Acompanhe a seguir e tente entender o máximo possível, porque é exatamente nos recursos que vamos mexer para personalizar nossa caixa de diálogo.
Os recursos da caixa de diálogo
Recursos são a descrição gráfica de elementos da interface com o usuário. Esta descrição fica num arquivo à parte, o arquivo de recursos. Numa linguagem com sintaxe própria - a Resource Script Language - são descritos elementos como menus, cursores, ícones, caixas de diálogo com botões, strings de texto, etc. É como se fosse um "programa" à parte. Para ser incorporado ao executável, este "programa" também precisa ser compilado, o que é feito com compiladores especiais, os compiladores de recursos (o lcc-win32 também possui um compilador de recursos, o lrc.exe).
Como até agora não fizemos nada relacionado aos recursos, é sinal que o lcc-win32 cuidou disso para nós. Efetivamente, o sistema criou dois arquivos "irmãos": o dlg2res.h e o dlg2.rc. O primeiro, o dlg2res.h, é um arquivo cabeçalho com uma definição:
Se você quiser conferir o conteúdo deste arquivo, clique em |File/Open|, selecione o arquivo dlg2res.h e clique em [Open]. Na janela de edição aparece o texto acima. Este texto nada mais é do que a definição do apelido IDD_MAINDIALOG para o número identificador 100. Cada elemento da interface gráfica descrito nos recursos precisa de um número de identificação (ou ID) próprio. Digamos que se pretenda incluir uma caixa de texto nos recursos - é claro que ela não poderá ser identificada pelo ID 100 (pode ser 110, 120, 15, qualquer número diferente de 100). O apelido também pode ser outro. Podemos trocá-lo por ID_DIALOGOPRINCIPAL ou qualquer outra coisa.
O arquivo "irmão" do dlg2res.h é o arquivo de código fonte dos recursos, o dlg2.rc, escrito em Resource Scripting Language (RSL). Neste arquivo encontram-se as características dos elementos gráficos:
Confira abrindo o arquivo com |File/Open| e, na caixa de diálogo "Open as resource file?" clique em [No]. Todas estas declarações se referem à caixa de diálogo, sua aparência, a posição das janelas-filhas (lembre-se, cada elemento é, na verdade, uma janela-filha), etc. Analisando as declarações temos:
- Encontramos o mesmo "apelido" IDD_MAINDIALOG seguido pela declaração DIALOG e por algumas coordenadas. Isto significa em RSL que o elemento IDD_MAINDIALOG é uma caixa de diálogo e que as coordenadas estão expressas em Unidades de Diálogo (não em pixels!). Estas unidades são uma mandrakaria para fazer com que a caixa de diálogo tenha uma aparência semelhante em todas as resoluções e em diferentes tamanhos de tela. Estão baseadas indiretamente no tamanho da fonte do sistema e existem APIs que transformam estas unidades em pixels e vice-versa.
- A declaração STYLE (estilo) indica ao interpretador o que deve ser feito quando a janela for criada. Mais adiante, em outro módulo, quando criarmos uma janela real e não uma caixa de diálogo, existe uma porção de coisas que podem ser feitas. Mas, no presente caso, o estilo indica que se trata de uma janela pop-up, visível, com título e um menu padrão do sistema.
- E, já que indicamos que queremos um título, precisamos indicar qual é este título através de uma string que segue a declaração CAPTION.
- A declaração FONT indica que queremos tamanho 8 e Helv.
- As declarações seguintes enumeram os controles da caixa de diálogo e suas descrições estão entre os delimitadores de bloco BEGIN e END. Aí se encontram dois botões, um destacado (DEFPUSHBUTTON) e um normal (PUSHBUTTON). Ambos possuem um texto ("Ok" e "Cancel"), IDs (IDOK, de valor numérico 1 e IDCANCEL, de valor numérico 2) e as coordenadas.
Este é o conjunto de instruções que será transformado pelo compilador de recursos num arquivo binário de recursos que o Windows possa interpretar. O mesmo será incorporado ao executável através de uma diretiva include. Reveja o início do programa:
Observe a forma de chamar os quatro primeiros (#include <...>) e o último (#include "..."). Para o pre-processador, include com <...> significa que o arquivo a ser incluído se encontra no diretório indicado na configuração do lcc (no caso, \lcc\include\), enquanto que o include "dlg2res.h" se encontra no diretório do projeto (no caso, \lcc\projects\teste\).
- Anterior
- Próximo >>