Tutoriais e Programação
Linguagem C - A primeira janela
Dom 23 Nov 2008 01:41 |
- Detalhes
- Categoria: Linguagem C
- Atualização: Segunda, 09 Março 2009 07:20
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 57006
O primeiro projeto ficou com gosto de "quero mais"? Se foi este o seu caso, o quero mais geralmente se refere a um programa Windows. Acontece que estamos apenas no terceiro módulo do tutorial e não é aconselhável queimar etapas. Então, o jeito é partir para a janelinha mais simples que existe: uma caixa de diálogo.
Apesar de simples, muitos conceitos serão abordados. Analise-os com atenção, pois são essenciais para o sistema operacional Windows e vamos precisar deles daqui pra frente. É importante entender todas as etapas e o mecanismo usado por este sistema operacional.
Um programa para o Windows
Hoje em dia a maioria dos aplicativos são controlados por uma GUI (Graphical User Interface). Com o uso de janelas, que têm controles como campos de edição, botões, menus, etc, a interatividade do usuário torna-se mais fácil e intuitiva.
Você viu na Introdução que a organização de um programa C exige SEMPRE uma função principal, geralmente denominada de main, por onde o programa é iniciado. No caso de um programa para o Windows, esta função é a WinMain (poderia ser diferente?). As funções utilizadas num programa Windows podem ser de dois tipos: aquelas que você programar (suas funções) e aquelas que fazem parte do sistema operacional Windows e estão prontinhas para serem usadas.
Todas as funções "usáveis" do Windows estão agrupadas por tipo em arquivos com a extensão .DLL (dynamic-linked libraries). O conjunto destas DLLs é chamado de API (Application Programming Interface). As principais DLLs são kernel32.dll, user32.dll e gdi32.dll. A kernel32.dll contém funções API que lidam com a memória e com a administração de processos, a user32.dll possui funções que controlam a aparência da interface do usuário e a gdi32.dll tem funções responsáveis por operações gráficas. São milhares de funções que, quando chamadas com os parâmetros corretos, criam as janelas e os controles da GUI (Ainda bem, já pensou ter que programar cada risquinho???).
O primeiro programa GUI para Windows
Crie um novo projeto clicando em |Project/Create|. Dê-lhe um nome (eu o chamei de testedlg) e indique o diretório onde o projeto deve ser colocado. Em "Options" assinale "Single user". Até aqui, tudo igual ao módulo anterior. Mas, para um programa Windows, siga os passos a seguir:
- Em "Type of project" assinale "Windows Application".
- Clique em [Create] e no diálogo "Do you want to use the wizard to generate the application skeleton?" (Quer usar o wizard para gerar o esqueleto do aplicativo?) clique em [Yes].
- Na caixa de diálogo "Application characteristics", em "Type of apllication", assinale a opção "Dialog based" e depois clique em [Ok].
- Clique em [OK] na caixa de mensagem avisando que o projeto foi criado.
- Na janela "Compiler settings", clique em [Next]. Na janela "Linker settings", clique em [Next]. Na janela "Debugger settings", clique em [Finish].
Surpresa! A janela de edição mostra nosso programa gentilmente preparado pelo lcc-win32. Mordomia pura, pois o programa está pronto. Basta compilá-lo com |Compiler/Compile testedlg.c| e rodá-lo com |Compiler/Execute testedlg.exe| para ver o resultado.
O programa montado pelo lcc
Não se assuste com todo este código, mesmo porque vamos cansar de vê-lo e, pode ter certeza, a gente acaba se acostumando. Observe que o programa possui três funções: WinMain (linha 10), InitializaApp (linha 33) e a DialogFunc (linha 38). A InitializaApp não faz nada além de retornar 1 - serve apenas de gancho se quisermos configurar alguma coisa antes da caixa de diálogo ser mostrada. Vou tentar explicar em detalhes as outras duas, a WinMain e a DialogFunc.
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