A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Informática Numaboa - Tutoriais e Programação

Códigos Operacionais e Mnemônicos

Qua

21

Jan

2009


20:00

(19 votos, média 4.89 de 5) 


Nível Intermediário

Se você já leu os tutoriais "Porque Assembly" e "Por onde começar", já é um bom começo. A idéia é esta mesmo: ir seguindo os tutoriais na sequência em que são listados.

Posso imaginar que os iniciantes estejam doidinhos para por a mão na massa, mas sinto dizer, ainda falta mais uma coisinha: não adianta querer começar a programar sem saber o que são códigos operacionais e mnemônicos, o que este tutorial curtinho vai explicar.

A "linguagem" binária

Em nível de hardware só existe um "idioma": o binário. Isto significa que o processador (e todos os outros componentes de um computador) só entendem "binarês", ou seja, bits ligados ou desligados.

Digamos que eu queira enviar o valor 1.453.785.342 para um registrador da CPU. Para que o computador "entenda" o que estou querendo dizer, este valor precisa chegar no formato binário. Considerando que bits ligados sejam iguais a 1 e bits desligados sejam iguais a 0, a seguinte "tripa" de bits precisa ser enviada:

1010110101001110000000011111110   <-- 1.453.785.342 em binário

Tá na cara que não vai dar para programar desta forma, mesmo por que ninguém é maluco o suficiente para querer transformar opcodes e valores nestas "tripas" ininteligíveis.

Valores hexadecimais

Ainda em nível de hardware, num processador Intel ou compatível, as instruções estão embutidas nos circuitos e são denominadas de "opcodes" - códigos operacionais. Cada código operacional é identificado por um valor binário. Para realizar uma transferência para o registrador eax, por exemplo, o opcode é 10100001.

Apesar da informação poder ser escrita em nível de bit, o tamanho mínimo dos dados e códigos normalmente utilizado é um BYTE (8 bits). Em nível de BYTE, o código pode ser escrito na notação hexadecimal, porém este método de escrever ainda é muito complexo e exige o conhecimento de um grande número de opcodes. Aliás, o opcode 10100001 para transferir um valor para eax é A1 em hexadecimal.

Além disto, existe uma dificuldade adicional: os processadores Intel têm a peculiaridade de armazenar os dados em ordem inversa. Por exemplo, se quisermos copiar o valor 56 A7 00 FE para o registrador eax, precisamos enviar este valor como FE 00 A7 56. Só para você saber, esta é a notação hexadecimal do mesmo valor decimal e binário citado acima.

info Se você não tem idéia do que vem a ser a notação hexadecimal, dê uma chegada na Escolinha da Aldeia e conheça os principais sistemas de notação. Entre eles, você vai conhecer os sistemas binário e hexadecimal smile

Assim não dava para ficar

Para facilitar o trabalho de escrever código de baixo nível, há muitos anos atrás foi desenvolvido um sistema onde grupos de códigos operacionais semelhantes receberam nomes que lembram suas funções e que os tornaram muito mais práticos de serem usados. Estes nomes são denominados MNEMÔNICOS. Ficando nos exemplos citados, o opcode 10100001 (em binário), ou A1 (em hexadecimal), foi trocado pelo mnemônico MOV (de mover, transferir). Este é o sistema utilizado nos assemblers de 32 bits modernos.

Um mnemônico é um nome reservado de uma família de códigos operacionais que realizam tarefas semelhantes no processador. Os códigos operacionais atuais diferem quanto ao tamanho e ao tipo de operandos que são utilizados. Por exemplo, se quisermos usar o mnemônico MOV, podemos escrever

mov eax, var1 ; move a variável var1 para o registrador eax ; o valor hexadecimal deste MOV é A1 mov var1, eax ; move o valor de eax para a variável var1 ; o valor hexadecimal deste MOV é A3

E viva os mnemônicos!

No MASM32, assim como em outros macroassemblers, usamos apenas mnemônicos... graças a Deus! Conversamos usando mnemônicos como MOV, MUL (multiplicar) ou JP (jump=saltar) e deixamos a tarefa da tradução para o "binarês" para o assembler biggrin

Вадим Логофеткупить сковороду воклобановский александр отзывыкак можноноутбук 2016 годапродвижение приложенийклас супермаркет

Informações adicionais