Informática Numaboa
BitTorrent + DNA - uma nhaca em dobro
Sab 17 Mai 2008 16:04 |
- Detalhes
- Categoria: Dicas Gerais
- Atualização: Domingo, 12 Abril 2009 13:18
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 9938
Ontem coloquei um texto na Aldeia para contar as desventuras de uma vó curiosa querendo testar o BitTorrent (leia Nhacas com o BitTorrent). Achei que tinha matado a charada e dei algumas dicas de como acabar com as agruras causadas por este "fornecedor de downloads". Depois de menos de 24 horas descobri que ainda tinha mais caca para resolver
Rastreando pacotes com o WireShark
Com as primeiras providências tomadas (desinstalando o BitTorrent e desabilitando o próprio no Firewall do Windows), a situação começou a ficar um pouco mais confortável - mas ainda havia atividade demais pro meu gosto e uma pacotaiada de UDPs acima do esperado. Mais uma vez fiz a pergunta: qué qué isso?
Hoje deixei o WireShark capturando pacotes por algum tempo. Gente do céu, depois de cerca de uma hora (o que rendeu uns 4.000 pacotes) resolvi continuar investigando. Ainda tinha alguma coisa muito errada acontecendo.
Fuça daqui e mexe dali, resolvi dar uma olhada se não havia algum processo estranho rodando sem que eu soubesse. Dei um Ctrl+Alt+Del para ativar o Gerenciador de Tarefas do Windows e coloquei o olhar crítico de uma vó acostumada com as lidas da Internet nos Processos que estavam ativos. SURPRESA! Descobri que um tal de btdna.exe estava na ativa.
DNA
Pra mal dos pecados, quando instalei o BitTorrent versão 6, um tal de DNA também foi instalado sem aviso prévio. De acordo com o pessoal do BitTorrent, o DNA é apenas um acelerador de download e otimizador de streaming. Acontece que o que era para ser um auxiliar acabou se transformando numa praga. O DNA, um programinha standalone acoplado ao BitTorrent, chama componentes DLL e se comunica com outros computadores através da web. Resumindo: é um prato cheio para quem entende de comunicação, principalmente da comunicação na chamada "rede parda" (uma referência às eminências pardas), aquele segmento meio que sem controle da grande rede onde transitam as mensagens instantâneas, o P2P e assim por diante.
Quando instalamos o BitTorrent, o programa DNA, na surdina, é colocado no diretório C:\Arquivos de programas\DNA\btdna.exe e planta um ícone na Painel de Controle. Pior do que isto, ele é ativado assim que a máquina é ligada e fica o tempo todo no ar dando bandeira. Como a gente não sabe que o bacaninha está no ar... só a gente, porque os hackers que pegam carona no DNA para fazer todo tipo de conexão estão deitando e rolando... ficamos fornecendo banda de conexão para centenas de vampiros fazerem sabe lá Deus o que.
Extirpando a praga
Depois que sabemos o que está acontecendo, a solução não é complicada. Vá para o Painel de Controle, clique em "Adicionar ou remover programas", procure por DNA e desinstale o capeta Apesar de todas as explicações do pessoal da BitTorrent, dizendo que tudo está sob controle, é o melhor que você pode fazer. Eu fiz e instantaneamente minha situação melhorou muito!
Dica do Willian
O Willian colocou um comentário na dica anterior a esta. Recomendou o Firewall Comodo e resolvi dar uma conferida. Pessoal, realmente é um Firewall que dá de 10 a 0 no firewall do Windows. Vale a pena trocar um pelo outro. Além de gratuito, é uma potência. Se você não estranha o Inglês, faça o download da versão mais atualizada em Comodo FireWall. Se você precisar do Português, faça o download do add-on para Português do Brasil no Comodo Brasil.