A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Informática Numaboa

Nhacas com o BitTorrent

Sex

16

Mai

2008


00:00

(7 votos, média 4.71 de 5) 


Gente do céu! Resolvi dar um olhada no BitTorrent movida pela curiosidade e para tentar me manter atualizada. O teste foi um verdadeiro desastre: tá certo que a gente pode garimpar uma porção de coisas "de grátis" nesta comunidade, mas descobri que o preço acaba sendo muito alto. Sua conexão, por melhor que seja, pode se tornar um lixo e, o que é pior, acaba penalizando uma porção de servidores. Veja porque.

Minha história

Vou contar a minha história e, se estiver enganada, corrijam-me.

Como disse, baixei o BitTorret e o instalei para ter acesso a uma porção de "guloseimas". Baixei um arquivo qualquer só para fazer o teste e... me ferrei! Após alguns dias percebi que meu indicador de conexão com a net simplesmente não parava de mostrar atividade. Vocês sabem o que quero dizer: aquele negocinho Atividade na barra de tarefas ficava indicando uma conexão constante e interferindo em outras atividades. Qual foi a minha primeira conclusão: alguém estava "nukando" meu IP.

Resolvi dar uma conferida. Botei o WireShark para capturar os pacotes que estavam entrando e saindo e quase caí dura: trocentos IPs diferentes estavam mandando pacotes UDP para a minha máquina e, para piorar as coisas, a bacaninha estava respondendo! Pai do céu, qué qué isto???

Demorou um pouco até cair a ficha. Eu havia feito um download (apenas unzinho!) no BitTorrent, mas foi o que bastou para colocar meu IP à disposição de milhares de usuários. Cada vez que um deles se conecta, meu IP é inspecionado para ver se pode fornecer um "nó" de conexão, ou seja, para ver se minha máquina está disponibilizando alguma coisa que possa ser baixada.

Pensando um pouco mais (vó às vezes também pensa smile ), percebi que não se tratava de tentativa de invasão. Eram apenas outros milhares de usuários do BitTorrent que estavam fazendo exatamente o que eu também havia feito e, como já disse, tudo tem o seu preço. Comecei a pagar pela minha curiosidade!

A solução

Se este também é o seu caso, veja como se livrar deste "assédio". Quando você instala o BitTorrent, ele coloca no FireWall do Windows uma exceção para permitir que conexões BitTorrent sejam aceitas. Para parar de responder às solicitações entre em [Painel de Controle/FireWall do Windows] e, na aba "Exceções", desative o BitTirrent. Os pacotes UDP deste sistema continuarão chegando por algum tempo, mas, como a sua máquina deixará de responder, seu IP será esquecido.

WireShark

Se você precisar do WireShark, procure-o na seção de downloads da Aldeia

mfx трейдеркарандаши для глаз отзывывакансии никас bi-систем александр лобановскийадреса никас и другие

Informações adicionais