Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Introdução a Python scripting no Blender 3D
Sex 6 Abr 2007 17:09 |
- Detalhes
- Categoria: Python
- Atualização: Terça, 16 Junho 2009 21:16
- Autor: Cícero Moraes
- Acessos: 19075
- Introdução a Python scripting no Blender 3D
- Colocando a mão no Prompt
- Colocando a mão no Prompt (2)
- Colocando a mão no Prompt (3)
- Colocando a mão no Prompt (4)
- Colocando a mão no Prompt (5)
- Colocando a mão no Prompt (6)
- Entendeste ou queres que eu desenhe?
- Entendeste ou queres que eu desenhe? (2)
- Entendeste ou queres que eu desenhe? (3)
- Entendeste ou queres que eu desenhe? (4)
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Entendeste ou queres que eu desenhe?
Ok, eu desenho! Vamos começar traçando o objeto a ser criado.
Esse plane amarelo é o nosso garoto. Também foram traçados os planos x, y e z e as coordenadas dos vértices.
Vou destrinchar o código agora, tentarei ser breve e objetivo.
A primeira coisa que aparece é o seguinte:
Ótimo, e o que isso significa?
R. Esse me provavelmente é o Datablock Name do objeto, ou seja, o objeto como um todo ou empacotado, com formas, nome, posição e cia ltda. Depois nós temos o NMesh.GetRaw(), essa parte cria um objeto tipo mesh que será construído manualmente pelo usuário, diferente de uma box por exemplo que já vem pronta, tu terás de setar todas as vértices dele e suas respectivas posições. Até agora o Blender não tem idéia de como será o objeto, apenas sabe que tu queres fazer um e que tu desejas modelá-lo do zero. Ele está "em aberto".
Agora criamos um vértice ou vertex e posicionamos ele na coordenada 1, 0, 0
Depois de criado, precisamos atribuir ele ao objeto:
Vou tentar explicar o que esse pequeno código significa. O me é o nosso objeto indefinido, ele está recebendo um valor para o verts que está sendo colocado pelo append que por sua vez retira um dado de uma variável à direita (v) e coloca na outra variável à esquerda dele (verts). Meio redundante né? Mas é a explicação mais plausível que achei. Para que tu entendas bem o que aconteceu aqui, terás de ler sobre listas no Python. Essa variável verts abrigará nela não apenas um valor, mas vários, todas as coordenadas dos nossos quatro vértices.
Certo, para facilitar vamos imaginar que o me é um grupo com vários valores, dentre os quais o verts. O que vamos fazer é jogar todas as coordenadas dos vértices para a variável verts.
Entendeste? Vejas acima o que faremos ao final das atribuições de variável. A variável verts tem quatro valores precedidos de um número que é o índice. Mais tarde tu irás compreender isso.