A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

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Informática Numaboa - Tutoriais e Programação

Introdução a Python scripting no Blender 3D

Sex

6

Abr

2007


17:09

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Console interativo
Fig.7 - Console interativo

Um lindo console negro surgirá frente aos teus olhos! É nesse garotinho aí que escreveremos os comandos que confeccionarão a nossa mesh, ou malha.

Um pouco de conversa fiada antes de prosseguirmos. Existe outra forma de se criar Python scripts, a principal é atravéz de um arquivo de texto. Nesse tuto, nós utilizaremos o console, porque achei mais bonitinho... hehe, a verdade é que percebi nele uma forma do aprendiz lidar em tempo real com os comandos e ver o que está acontecendo... ver quando as coisas acontecem. O Blender também conta com um editor de texto com suporte a coloração de sintaxe para a linguagem Python, tu podes escrever teus scripts lá, ir já salvando e testando-os, show de bola, não?

Comando GetRaw
Fig.8 - Comando GetRaw

Vejas só, naquela janelinha preta, ou console, tu vais escrever os comandinhos básicos. Comeces por:

me = NMesh.GetRaw()

Como aparece acima, depois dês dois Enters e vás ao próximo comando.

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