Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Cap. VI - Caixas de Diálogo
Qui 20 Dez 2007 08:03 |
- Detalhes
- Categoria: MASM + RadASM
- Atualização: Quinta, 18 Junho 2009 11:26
- Autor: Alan Moreno
- Acessos: 9639
Continuando, vamos trabalhar com alguns campos editáveis:
Para assistir ao vídeo, faça o download de prog15.exe.
Esta função trabalha com caixas de diálogo. É igual à função GetWindowText com a diferença de que, para obter o texto do controle, necessitamos do manipulador da nossa caixa de diálogo e da ID do controle do qual queremos o texto. Parâmetros:
- hDlg - especificamos o manipulador da caixa de diálogo.
- nIDDlgItem - especificamos a ID do nosso Controle.
- lpString - endereço de memória para armazenar o texto.
- nMaxCount - número máximo de caracteres que se vai pegar.
É como a função SetWindowText, que insere texto, mas com a diferença de que especificamos a ID do controle. Parâmetros:
- hwndDlg - especificamos o manipulador da caixa de diálogo.
- idControl - identificamos a ID do nosso Controle.
- lpsz - endereço de memória onde se encontra o texto.
Agregando um Ícone
Agora agregaremos um ícone à nossa aplicação:
Para assistir ao vídeo, faça o download de prog16.exe.
Esta função envia mensagens específicas para as nossas janelas sempre e enquanto tivermos o manipular da janela. Parâmetros:
- hwnd - identificamos o manipulador da janela à qual enviaremos a mensagem.
- uMsg - especificamos a mensagem a ser enviada.
- wParam - especificamos informação adicional da mensagem.
- lParam - especificamos informação adicional da mensagem.
Por exemplo, se quisermos enviar um ícone à nossa janela, especificamos o manipulador da janela, o tipo de mensagem, o tamanho do ícone e o manipulador do ícone.
Foi desta forma que declaramos a função SendMessage para enviar um ícone ao nosso programa:
Se quisermos fechar nossa janela principal, um dos vários métodos seria enviar a mensagem WM_CLOSE. Exemplo:
Faremos mais um exemplo com esta função. Para tanto, criamos um programa igual à esta imagem:
Estes dois botões fecham a janela e seu funcionamento é o seguinte: o primeiro botão envia uma mensagem para a janela para que execute a função do botão 2 que, por sua vez, envia uma mensagem para encerrar o programa.
Você deve estar se perguntando como isto é feito. O fazemos com o seguinte código:
No botao01 colocamos a função SendMessage, declarada da seguinte forma:
Este exemplo é muito resumido e está junto com este documento.