Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Cap.V - Nossa primeira janela
Seg 17 Dez 2007 19:40 |
- Detalhes
- Categoria: MASM + RadASM
- Atualização: Quinta, 18 Junho 2009 11:23
- Autor: Alan Moreno
- Acessos: 9595
Masm32+RadASM
Capítulo V: Nossa primeira janela
Escrito por: ^A|An M0r3N0^ Conselheiro: RedH@wk Tradução: ~Uglinho~O presente texto foi escrito para fins educacionais e de pesquisa e é de livre distribuição contanto que se preserve o conteúdo e os direitos do autor.
Nossa primeira janela
Chegou o momento de criar aplicações com janelas e adicionar botões, imagens e outros controles.
Primeiro criaremos uma janela feita com APIs puras, como mostra o vídeo. Preste muita atenção:
Para assistir ao vídeo, faça o download de prog009.exe.
Esta função devolve o handle do módulo ou instância do programa. Todos os programas que utilizam janelas utilizam esta função, então guardamos o valor devolvido para EAX numa variável que, neste caso, se chama Hinstance:
Depois precisamos utilizar a estrutura WNDCLASSEX que contém toda informação requerida para criar nossa janela. Colocamos essa informação com a instrução MOV e, para utilizá-la, declaramos a etiqueta wc como WNDCLASSEX desta maneira:
Se buscarmos ajuda no Win32 Programmer's Reference para saber sobre cada elemento da estrutura, ela mostrará o seguinte:
- cbSize - é aqui que especificamos o tamanho da estrutura. Quando não sabemos o tamanho, utilizamos o operador SIZEOF:
mov wc.cbSize, SIZEOF WNDCLASSEX - style - especificamos o estilo da nossa janela. Há vários tipos (ver a ajuda antes mencionada) como, por exemplo, os que utilizamos: CS_HREDRAW e CS_VREDRAW. Se quisermos combiná-los podemos utilizar a instrução OR:
mov wc.style, CS_HREDRAW or CS_VREDRAW - lpfnWndProc - definimos o endereço da etiqueta dos procedimentos:
mov wc.lpfnWndProc, offset WinProC - cbClsExtra - especificamos o número de bytes extras para localizar a estrutura da janela, mas nós não a utilizamos e movemos
o valor zero ou NULL:
mov wc.cbClsExtra,NULL - cbClsExtra - especificamos o número de bytes extras para localizar a instância da janela. Como no anterior, não precisaremos dele e movemos o valor zero.
mov wc.cbWndExtra,NULL - hInstance - especificamos o manipulador (handle) da instância do módulo:
push Hinstance pop wc.hInstance - hIcon - especificamos o manipulador do ícone. Para isto utilizamos a função LoadIcon:
invoke LoadIcon,Hinstance,IDI_APPLICATION mov wc.hIcon,eax - hCursor - especificamos o manipulador de cursor. Para isto utilizamos a função LoadCursor:
invoke LoadCursor,NULL,IDC_ARROW mov wc.hCursor,eax - hbrBackground - especificamos a cor de fundo da nossa janela:
mov wc.hbrBackground, COLOR_BTNFACE + 1 - lpszMenuName - especificamos o manipulador do Menu.
mov wc.lpszMenuName,NULL - lpszClassName - definimos o endereço da etiqueta onde se encontra o nome (ASCII) da classe da janela.
mov wc.lpszClassName,offset Classname - hIconSm - especificamos o manipulador de ícone pequeno.
- Anterior
- Próximo >>