Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Tutorial Javascript II
Sex 13 Out 2006 18:46 |
- Detalhes
- Categoria: Javascript
- Atualização: Quarta, 15 Abril 2009 17:08
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 21152
Dando continuidade à série de tutoriais para iniciantes, o Tutorial Javascript II vai mostrar o que são arrays, operadores e strings.
Arrays
Um array é uma matriz. Simplificando ao máximo, podemos comparar um array a uma planilha de cálculo onde as células são numeradas por linhas e colunas.
A diferença é que, nos arrays, a numeração das linhas e colunas começa com zero e não com 1. Guarde bem esta caraterística, pois ela costuma deixar os principiantes meio confusos
Criar um array em javascript é muito fácil. Declaramos a variável array e informamos que é um novo (new) Array com, digamos, 3 elementos.
CUIDADO! A palavra-chave Array precisa ser escrita com A maiúsculo senão a javascript não entende o que queremos.
O array de nome matriz é como se fosse uma linha de planilha eletrônica e, como declaramos 3 elementos (colunas), estes são numeradas de 0 a 2. Sabendo disto, podemos atribuir valores a estes elementos. Por exemplo:
Observe que os tipos dos elementos não precisam ser os mesmos: os elementos 0 e 2 são string e o elemento 1 é um número inteiro. Se quisermos mostrar o valor de qualquer elemento, podemos adicionar um alert ao código referenciando o(s) elemento(s) desejado(s). Experimente no ScriptBox abaixo para observar o resultado:
ScriptBox
Troque o número do elemento e teste o resultado. Se quiser que todos sejam mostrados, altere a linha do alert para alert(matriz). Veja que aparecem todos os elementos separados por vírgula.
Arrays multidimensionais
Já que é possível usar tipos diversos nos elementos de um array, nada impede que transformemos um deles em outro array - ou seja, é possível embutir arrays dentro de arrays. Por exemplo, transforme o elemento 1 num array com
Copie e cole este código para o ScriptBox e faça o teste. O resultado deve ser uma caixa de mensagem mostrando o número 3. As possibilidades de embutir arrays em arrays são praticamente infinitas... o problema é não dar um nó na cuca :crazy:
- Anterior
- Próximo >>