A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Informática Numaboa - Tutoriais e Programação

Introdução à Java

Seg

6

Abr

2009


00:00

(8 votos, média 4.75 de 5) 


Iniciante

Esta é apenas uma pequena introdução da série Aprenda Java fazendo applets com alguns conceitos básicos e algumas dicas.

O que são applets

Applets são pequenos aplicativos Java que podem ser executados pela Java Virtual Machine (JVM) de navegadores (browsers).

Estes aplicativos são escritos na linguagem Java e compilados em bytecode, formato reconhecido pela JVM de qualquer sistema operacional. Como sempre, existem vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas: a vantagem é que um aplicativo Java é independente da plataforma utilizada (roda em Linux, Windows, Mac, etc) e do processador (Intel, Motorola, etc); a desvantagem é que necessita de mais processamento e torna-se mais lento. É claro que o interpretador Java (JVM) é específico para cada plataforma utilizada.

Porque começar com applets

Como já disse, applets são pequenos aplicativos. Quem sabe fazer pequenos, também sabe fazer aplicativos independentes, complexos e grandes. Qualquer applet pode ser transformado num aplicativo independente e qualquer aplicativo pode ser facilmente transformado num applet. Existem apenas duas diferenças entre os dois: os aplicativos independentes não necessitam de uma instância da classe Applet e eles são inicializados por uma chamada ao método main().

A linguagem Java

Java é uma linguagem orientada a objeto. É robusta, aberta, bem documentada e fácil de aprender. Ao invés do modelo procedural tradicional, lidamos com objetos, seus estados e comportamentos, tirando proveito da sua modularidade. A seleção administrável das classes predefinidas é útil, prática e descomplicada. A Java possui um coletor de lixo (garbage collector) em tempo de execução que remove objetos da memória quando não são mais necessários. A Java é portável (roda em qualquer ambiente), multitarefa, segura e dinâmica. Precisa mais?

Para começar

  1. Para poder trabalhar com Java é necessário ter o Kit do Desenvolvedor Java (JDK), da Sun Microsystems. O JDK é gratuito e inclui o compilador Java, além de vários utilitários de programação (depurador, appletviewer, etc) e o código-fonte de muitos applets.
  2. Um navegador habilitado para Java (JVM - Java Virtual Machine instalada e habilitada) para testar seus applets fora do appletviewer.
  3. Existem também ambientes de desenvolvimento integrado que podem ser utilizados (mas não são obrigatórios): o JBuilder 4 (gratuito) ou o BC++/Java da Borland, o JCreator (que era freeware e hoje só tem o trial) de Wendel de Witte, o editor JPad da ModelWorks Software, o CodeWarrior Java da Metrowerks, o Java Workshop da Sun e muitos outros.

Pondo a mão na massa

Esta série de tutoriais foi escrita tanto para iniciantes como para programadores de nível intermediário e avançado. Abordam conceitos essenciais para uma boa programação Java e alguns exemplos de programação.

Espero que gostem e dou uma sugestão: para quem estiver começando, siga os tutoriais na ordem apresentada. E agora, como sempre

Grande abraço da vó Vicki vovo

игровой слот автомат fruit cocktailvocлобановский обысккупить ноутбукникас вакансииsochi palm treesсайт никас

Informações adicionais