Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Entendendo imagens e cores
Ter 7 Abr 2009 16:26 |
- Detalhes
- Categoria: Aprenda Java fazendo applets
- Atualização: Terça, 07 Abril 2009 20:29
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 7583
Como você definiria uma imagem? O que é cor e como pode ser medida? Este tutorial trata só disto, de imagens e cores.
O que é uma imagem
A fotografia é a técnica de criar imagens mais conhecida, simplesmente porque a informação que ela registra é semelhante ao que nós percebemos usando nossos olhos. Tanto a visão humana quanto a fotografia necessitam de uma fonte luminosa iluminando a cena. O luz interage com os objetos da cena e, parte dela, alcança o observador, sendo detectada pelos olhos ou por uma máquina fotográfica. A informação sobre os objetos da cena é registrada como variações na intensidade e na cor da luz detectada. A intensidade é a quantidade de luz detectada. A cor... merece uma explicação mais detalhada.
A luz é uma forma de energia eletromagnética com comprimento de onda entre 400 e 700 nanômetros. É a porção visível do chamado espectro eletromagnético, ou seja, nossos olhos conseguem captar e formar imagens com a luz refletida pelos objetos e que esteja dentro desta faixa de frequência. Dependendo da frequência, a luz tem uma cor: 400 nm é violeta, 500 nm é verde, 600 nm é amarelo e 700 nm é vermelho. Abaixo de 400 nm estão os raios ultravioleta, o raio X e os raios gama. Não podemos vê-los, mas podemos usá-los para gerar imagens. Acima dos 700 nm estão os raios infravermelhos, as microondas e a frequência de rádio FM, que também não são visíveis ao olho humano.
Modelos de cores
Se você conseguiu entender o que são cores, então não vai ter dificuldade com os modelos de cores. O modelo de cor RGB é baseado nas cores vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue). Estas cores são descritas como cores primárias do sistema de cores aditivo: misturando-as em diferentes proporções obtém-se uma grande variedade de cores. É o sistema usado pelo tubo do seu monitor para gerar imagens coloridas. |
|
Teoricamente podemos criar qualquer cor sobre um papel misturando azul turquesa (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). Na prática, este processo não produz uma cor preta satisfatória. Adicionou-se então o preto (blacK) para criar o modelo CMYK, também usado pelas impressoras - você já notou que a imagem impressa raramente é a que você vê no seu monitor? Pudera, usam modelos diferentes!!! |
|
Um terceiro modelo, o qual utilizamos no applet "Brincando com Cores", é o HSI (ou HSB). Nele, as cores são especificadas através de 3 componentes: matiz (Hue), saturação (Saturation) e intensidade (Intensity) / brilho (Brightness). Matiz é a cor pura dominante percebida pelo observador (vermelho, amarelo, azul, etc), saturação é o quanto a cor pura dominante (o matiz) é diluída pela luz branca e intensidade é a quantidade de luz refletida (claro/escuro). |
Laboratório de cores
Teste o modelo HSI e RGB nos applets abaixo, que fazem parte do nosso laboratório Java. Veja os modelos funcionando na prática e acompanhe os valores HSI e RGB correspondentes.
Experiências e Pesquisas
1. Na bancada de testes da esquerda trabalhamos com o modelo de cores HSI, baseado em matiz, saturação e intensidade. Sabendo que o matiz (ou hue) é a cor pura predominante, mantenha a saturação e a intensidade em 100% e altere as porcentagens do matiz. Observe os resultados:
Matiz | Cor | RGB | Hexa | |
10 % | Laranja | 255, 153, 0 | FF9900 | |
20 % | Verde Limão | 203, 255, 0 | CBFF00 | |
30 % | Verde | 50, 255, 0 | 32FF00 | |
40 % | Verde Água | 0, 255, 102 | 00FF66 | |
50 % | Turquesa | 0, 255, 255 | 00FFFF | |
60 % | Azul Claro | 0, 102, 255 | 0066FF | |
70 % | Azul | 50, 0, 255 | 3200FF | |
80 % | Magenta | 203, 0, 255 | CB00FF | |
90 % | Rosa Escuro | 255, 0, 153 | FF0099 | |
100 % | Vermelho | 255, 0, 0 | FF0000 |
2. Agora mantenha o matiz e a intensidade em 100% e altere a saturação. A cor básica é vermelho (matiz 100%) e saturação é a "diluição" do matiz por luz branca. Observe que a cor básica é mantida e vai sendo diluída:
Saturação | Cor | RGB | Hexa | |
80 % | Salmão | 255, 50, 50 | FF3232 | |
60 % | Salmão Claro | 255, 102, 102 | FF6666 | |
40 % | Rosa | 255, 153, 153 | FF9999 | |
20 % | Rosa Claro | 255, 203, 203 | FFCBCB |
3. Só para variar, escolha uma cor básica diferente do vermelho. Por exemplo, o turquesa do matiz 60%. Ajuste a intensidade para 100% e teste a intensidade. Observe que a cor básica vai ficando cada vez mais "clara", ou seja, reflete cada vez mais luz:
Intensidade | Cor | RGB | Hexa | |
20 % | Azul muito escuro | 0, 20, 51 | 001433 | |
40 % | Azul escuro | 0, 40, 102 | 002866 | |
60 % | Azul | 0, 61, 153 | 003D99 | |
80 % | Azul claro | 0, 81, 203 | 0051CB |
4. "Invente" uma cor qualquer no modelo de cores HSI. Observe que logo abaixo do retângulo da cor HSI há a indicação do modelo RGB correspondente. Use estes valores para modificar as caixas de texto da bancada de testes da direita (modelo RGB) e teste se as cores "casam". São Tomé não faria outra coisa, ou seja, ver para crer