A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Informática Numaboa - Tutoriais e Programação

Modelo OSI

Qua

24

Jan

2007


12:46

(39 votos, média 3.79 de 5) 


O modelo OSI de sete camadas é uma descrição abstrata da arquitetura de protocolos de redes de computadores. Xiiii... parece complicado? Mas não é não! Uma historinha de espião vai deixar a coisa bem mais fácil smile

Agente 007

James Bond encontra o Número Um no sétimo andar do prédio do serviço secreto britânico. O Número Um lhe entrega uma mensagem secreta que precisa ser entregue na embaixada americana que fica do outro lado da cidade.

Bond se dirige ao sexto andar, onde a mensagem é traduzida para uma linguagem intermediária. Depois disto, ela é cifrada e miniaturizada.

007 pega o elevador para o quinto andar, onde a Segurança checa a mensagem para se assegurar de que está completa. Verificada a integridade da mensagem, a Segurança adiciona alguns pontos de checagem para que os funcionários da embaixada dos EUA também possam fazer uma conferência.

No quarto andar, a mensagem é analisada para verificar se ela pode ser combinada com outras pequenas mensagens que também precisam ser entregues na embaixada americana ou se é muito grande e precisa ser dividida em embrulhos menores que possam ser transportados por mais espiões. No segundo caso, a mensagem precisa ser recomposta no local da entrega.

O pessoal do terceiro andar confere o endereço da mensagem e determina quem é o destinatário. Depois disto, explicam para Bond qual é o caminho mais rápido para chegar à embaixada.

No segundo andar, a mensagem é colocada num malote especial (pacote). Ele contém a mensagem, a identificação do remetente e do destino. Se necessário, também contém um aviso de que mais peças estão para chegar.

James Bond segue para o primeiro andar onde seu carrão Aston Martin já está preparado para a perigosa missão.

007, com o pacote em mãos, ganha a rua e segue em alta velocidade até o seu destino.

Na embaixada americana, o processo se repete, mas ao contrário. Bond estaciona seu carro na garagem do primeiro andar e sobe os outros para decodificar a mensagem e entregar o texto claro ao embaixador. Depois de lê-la, o embaixador diz: Obrigado, Bond. Diga ao Número Um que terei prazer em jantar com ele esta noite.

História

Na década de 1980, a International Organization for Standardization (ISO) começou a desenvolver a suite de rede Open Systems Interconnection (OSI). O OSI possui dois componentes principais: um modelo abstrato de rede (o Basic Reference Model ou modelo de sete camadas) e um conjunto concreto de protocolos.

Alguns aspectos do OSI influenciaram o desenvolvimento de protocolos da Internet, principalmente o modelo abstrato. Neste modelo, um sistema de rede é dividido em camadas e, em cada uma delas, uma ou mais entidades implementam a sua funcionalidade. Cada entidade interage diretamente apenas com a camada imediatamente abaixo e fornece facilidades que serão usadas pela camada imediatamente acima. Os protocolos permitem que entidades de uma mesma camada possam interagir remotamente.

Camada 7 - Aplicativos

A camada de aplicativos fornece ao usuário um meio de obter informações da rede através de um aplicativo. Esta camada é a principal interface para o usuário interagir com o aplicativo e, deste modo, com a rede. Alguns exemplos de protocolos da camada de aplicativos são o Telnet, aplicativos que usam o FTP, aplicativos que usam o SMTP e aplicativos que usam o HTTP. Os aplicativos criados para utilizar um protocolo não devem ser confundidos com o protocolo (um aplicativo que usa o FTP NÃO é o FTP). Os protocolos geralmente ficam na camada de sessão.

Mais alguns exemplos da família TCP/IP são: SMPP, SNMP, NFS, NTP e RTP.


atencao A mensagem do Número Um foi escrita no Word (aplicativo) e entregue ao James Bond para entrar na rede do serviço secreto.

Camada 6 - Apresentação

A camada de apresentação transforma dados para fornecer uma interface padrão para a camada de aplicativos. Codificação MIME, compressão de dados, encriptação de dados e outras manipulações semelhantes são feitas nesta camada para apresentar os dados como um serviço ou um protocolo. Exemplos: conversão de texto codificado em EBCDIC para texto codificado em ASCII ou a serialização de objetos e outras estruturas de dados como no XML.

Da família TCP/IP ainda fazem parte desta camada o SSL e o TLS. Fora dela, o MPEG e o MIDI.


atencao No sexto andar a mensagem levada por James Bond foi codificada e miniaturizada...

Camada 5 - Sessão

A camada de sessão controla os diálogos (sessões) entre computadores. Ela estabelece, administra e encerra as conexões entre o aplicativo local e o remoto. Esta camada fornece operações full-duplex ou half-duplex e estabelece pontos de checagem, intervalos, encerramento e procedimentos de reinício.


atencao Foi no quinto andar que o pessoal da Segurança adicionou pontos de checagem para que o pessoal da embaixada pudesse conferir...

Camada 4 - Transporte

A camada de transporte é a responsável pela troca de dados entre os usuários finais, liberando as camadas superiores deste encargo ao fornecer uma transferência de dados confiável. A camada de transporte controla a qualidade de um determinado link através de controle de fluxo, de segmentação/de-segmentação e de controle de erros. Alguns protocolos são orientados em estados e conexão. Isto significa que a camada de transporte pode rastrear os pacotes e retransmitir os que foram perdidos. O exemplo mais conhecido de protocolo da camada 4 é o TCP. É a camada de transporte que transforma mensagens em segmentos TCP, UDP, SCTP, etc.


atencao Esta camada pode ser comparada a uma agência de correio. Volume muito grande ou muito pesado precisa ser dividido, etc e tal.

Camada 3 - Rede

A camada de rede fornece os meios funcionais e procedurais para a transferência de seqüências de dados de comprimento variável, de uma fonte até o destino, através de uma ou mais redes, enquanto mantém a qualidade do serviço requisitado pela camada de transporte.

A camada de rede executa funções de roteamento de rede e também pode pode fazer segmentação/de-segmentação e avisar quando há erros de entrega. Os roteadores operam nesta camada enviando dados para toda a rede ampliada (é isto que torna a Internet possível). O protocolo mais conhecido da camada 3 é o IP. Ainda da família TCP/IP são o ICMP, o IPsec, o ARP, o RIP e o OSPF.


atencao Não foi a toa que o pessoal do terceiro andar deu a dica do caminho mais rápido para Bond. Afinal, os roteadores são os "donos" das rotas smile

Camada 2 - Link de dados

A camada de link de dados fornece os meios funcionais e procedurais para tranferência de dados entre entidades da rede e para detectar e possivelmente corrigir erros que ocorram na camada física. A camada de link de dados ajeita os bits da camada física em blocos lógicos de dados conhecidos como frames (quadros).

O exemplo mais conhecido desta camada é a Ethernet. Outros são 802.11 (WiFi), Frame Relay e ATM. Na família TCP/IP temos o PPP e o SLIP.

Esta é a camada onde operam bridges (pontes) e switches (comutadores). A conectividade só é fornecida para nós de rede conectados localmente formando domínios de camada 2 para unicast ou broadcast.


atencao Este era o andar do malote (o bloco de dados conhecido como frame).

Camada 1 - Física

A camada física define todas as especificações elétricas e físicas para dispositivos. Isto inclui o layout de pinos, voltagens e especificações de cabos. Hubs, repetidores e adaptadores de rede são dispositivos da camada física. Os principais serviços e funções da camada física são:

  • Estabelecer e encerrar uma conexão com um meio de comunicação.
  • Participar do processo através do qual os recursos de comunicação são efetivamente compartilhados por múltiplos usuários. Por exemplo, resolução de contenção e controle de fluxo.
  • Fazer modulação, ou seja, fazer a conversão entre a representação de dados digitais de equipamentos e os sinais correspondentes transmitidos através de um canal de comunicação. Estes são sinais que operam no cabeamento físico (fios de cobre e fibra ótica) ou num link de rádio.

Vários padrões Ethernet também estão nesta camada porque a Ethernet engloba tanto a camada física quanto a de link de dados. O mesmo acontece com outras redes locais, como a Token Ring, FDDI e IEEE 802.11, assim como em redes pessoais do tipo Bluetooth e IEEE 802.15.4.


atencao Esta é a camada do carrinho Aston Martin do 007.



Modelo OSI
Unidade de DadosCamadaFunção
Camadas do Host Dados Aplicativos Processo de rede para o aplicativo
Apresentação Representação dos dados e encriptação
Sessão Comunicação entre hosts
Segmentos Transporte Conexões peer-to-peer e confiança
Camadas de Meios Pacotes Rede Determinação de caminhos e endereçamento lógico (IP)
Quadros (frames) Link de dados Endereçamento físico (MAC e LLC)
Bits Física Meios, sinal e transmissão binária

Referências

Observação

Os dois principais problemas que me atormentam na informática são o OSMAR e a camada 8. OS MAR contato estão por todo lado e a camada 8 é a camada do usuário smile

Abraços da vó Vicki vovo

mfx broker сайтсайт никас харьковнаписать отзывноутбук какойnikas харьковфото никос полигон ооо

Informações adicionais