Tutoriais e Programação
Linguagem C - A primeira janela
Dom 23 Nov 2008 01:41 |
- Detalhes
- Categoria: Linguagem C
- Atualização: Segunda, 09 Março 2009 07:20
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 56953
A função WinMain
A função WinMain é o ponto de entrada do programa. É uma função da API do Windows que pede quatro parâmetros, usando a convenção de chamada stdcall (APIENTRY especifica este tipo de chamada), e que retorna um inteiro (int):
- HINSTANCE hinst é o manipulador (handle) da instância do programa. Seu valor é sempre 0x400000 em hexadecimal e não é usado para nada... coisas do Windows.
- HINSTANCE hinstPrev refere-se a uma instância anterior do programa: outro manipulador misterioso. Contém sempre zero e também nunca é usado.
- LPSTR lpCmdLine é importante! É um ponteiro para uma string de caracteres que contém os argumentos da linha de comando.
- int nCmdShow contém um inteiro que indica se o programa foi chamado com a instrução de ficar oculto ou aparecer normalmente, ou outras instruções que podem ser usadas quando a janela principal for criada.
A tarefa principal desta função é criar uma estrutura WNDCLASS, preenchê-la com dados e depois chamar a função da API DialogBox. WNDCLASS wc; cria a estrutura e todas as linhas com wc.algumaCoisa atribuem valores aos campos desta estrutura. Depois de pronta, esta estrutura precisa ser registrada como uma classe do sistema operacional Windows, o que é feito com RegisterClass(&wc);.
Uma classe, no Windows, é um conjunto de objetos de janela que compartilham um procedimento comum. Quando alguma mensagem ou evento referente a esta janela é detectado pelo sistema, é enviada uma mensagem à esta janela. Por exemplo, quando movemos o cursor do mouse sobre esta janela, o sistema envia uma mensagem do tipo WM_MOUSEMOVE para o procedimento da janela, informando-o do evento. Este sistema de troca de mensagens pode ser comparado ao um serviço SAC (serviço de atendimento ao consumidor). Não se confunda: SAC não é um acrônimo usado em informática - serve apenas como comparação.
Quando um programa está rodando, existe um caminhão de mensagens sendo constantemente enviadas e recebidas. Seria impossível gerenciar todas. Para nossa sorte, apenas tratamos as mensagens que nos interessam e, as restantes, passamos para o procedimento padrão (o SAC que se vire!).
Existem vários procedimentos padrão: para uma janela normal há o DefWindowProc; para uma janela MDI, existe o MDIDefWindowProc; e para caixas de diálogo, como neste caso, há o procedimento DefDlgProc. Dá para perceber que, para cada tipo de janela, podemos contar com um SAC especializado
Sabendo disso, informamos na nossa estrutura wc que o procedimento padrão de troca de mensagens é o DefDlgProc (wc.lpfnWndProc = DefDlgProc;), indicando ao sistema o SAC apropriado.
Os dados mais importantes da estrutura foram explicados. Agora está na hora de registrar a estrutura para que seja colocada à nossa disposição pelo sistema: chamamos a função da API RegisterClass(&wc); levando como parâmetro o ponteiro para a nossa estrutura wc. O Windows que se vire com o resto...
A última declaração da função WinMain vale uma explicação mais detalhada. Agora que temos uma estrutura registrada, chamamos a função da API DialogBox:
O parâmetro hinst, que muitas funções da API ainda exigem, é o valor que recebemos do sistema quando chamamos a função WinMain. Depois usamos a macro MAKEINTRESOURCE para fazer com que o compilador transforme em ponteiro o valor de IDD_MAINDIALOG. Este valor foi definido nos recursos, que serão tema do próximo módulo. Por enquanto, deixa quieto...
O terceiro parâmetro é NULL. Na verdade, deveria ser o valor do manipulador (handle) da janela-mãe desta caixa de diálogo. As caixas de diálogo, normalmente, são acessórios do aplicativo e têm nesse parâmetro a indicação do manipulador da janela à qual pertencem. Acontece que estamos construindo uma caixa de diálogo autônoma, que não possui uma janela-mãe (pobrezinha, é órfã!), portanto podemos passar um NULL (nadinha de nada) como referência.
O quarto e último parâmetro é a indicação de que, caso existam mensagens importantes, estas devem ser direcionadas para a função DialogFunc, que será vista a seguir.