Tutoriais e Programação
Linguagem C - A primeira janela
Dom 23 Nov 2008 01:41 |
- Detalhes
- Categoria: Linguagem C
- Atualização: Segunda, 09 Março 2009 07:20
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 56953
O primeiro projeto ficou com gosto de "quero mais"? Se foi este o seu caso, o quero mais geralmente se refere a um programa Windows. Acontece que estamos apenas no terceiro módulo do tutorial e não é aconselhável queimar etapas. Então, o jeito é partir para a janelinha mais simples que existe: uma caixa de diálogo.
Apesar de simples, muitos conceitos serão abordados. Analise-os com atenção, pois são essenciais para o sistema operacional Windows e vamos precisar deles daqui pra frente. É importante entender todas as etapas e o mecanismo usado por este sistema operacional.
Um programa para o Windows
Hoje em dia a maioria dos aplicativos são controlados por uma GUI (Graphical User Interface). Com o uso de janelas, que têm controles como campos de edição, botões, menus, etc, a interatividade do usuário torna-se mais fácil e intuitiva.
Você viu na Introdução que a organização de um programa C exige SEMPRE uma função principal, geralmente denominada de main, por onde o programa é iniciado. No caso de um programa para o Windows, esta função é a WinMain (poderia ser diferente?). As funções utilizadas num programa Windows podem ser de dois tipos: aquelas que você programar (suas funções) e aquelas que fazem parte do sistema operacional Windows e estão prontinhas para serem usadas.
Todas as funções "usáveis" do Windows estão agrupadas por tipo em arquivos com a extensão .DLL (dynamic-linked libraries). O conjunto destas DLLs é chamado de API (Application Programming Interface). As principais DLLs são kernel32.dll, user32.dll e gdi32.dll. A kernel32.dll contém funções API que lidam com a memória e com a administração de processos, a user32.dll possui funções que controlam a aparência da interface do usuário e a gdi32.dll tem funções responsáveis por operações gráficas. São milhares de funções que, quando chamadas com os parâmetros corretos, criam as janelas e os controles da GUI (Ainda bem, já pensou ter que programar cada risquinho???).
O primeiro programa GUI para Windows
Crie um novo projeto clicando em |Project/Create|. Dê-lhe um nome (eu o chamei de testedlg) e indique o diretório onde o projeto deve ser colocado. Em "Options" assinale "Single user". Até aqui, tudo igual ao módulo anterior. Mas, para um programa Windows, siga os passos a seguir:
- Em "Type of project" assinale "Windows Application".
- Clique em [Create] e no diálogo "Do you want to use the wizard to generate the application skeleton?" (Quer usar o wizard para gerar o esqueleto do aplicativo?) clique em [Yes].
- Na caixa de diálogo "Application characteristics", em "Type of apllication", assinale a opção "Dialog based" e depois clique em [Ok].
- Clique em [OK] na caixa de mensagem avisando que o projeto foi criado.
- Na janela "Compiler settings", clique em [Next]. Na janela "Linker settings", clique em [Next]. Na janela "Debugger settings", clique em [Finish].
Surpresa! A janela de edição mostra nosso programa gentilmente preparado pelo lcc-win32. Mordomia pura, pois o programa está pronto. Basta compilá-lo com |Compiler/Compile testedlg.c| e rodá-lo com |Compiler/Execute testedlg.exe| para ver o resultado.
O programa montado pelo lcc
Não se assuste com todo este código, mesmo porque vamos cansar de vê-lo e, pode ter certeza, a gente acaba se acostumando. Observe que o programa possui três funções: WinMain (linha 10), InitializaApp (linha 33) e a DialogFunc (linha 38). A InitializaApp não faz nada além de retornar 1 - serve apenas de gancho se quisermos configurar alguma coisa antes da caixa de diálogo ser mostrada. Vou tentar explicar em detalhes as outras duas, a WinMain e a DialogFunc.
A função WinMain
A função WinMain é o ponto de entrada do programa. É uma função da API do Windows que pede quatro parâmetros, usando a convenção de chamada stdcall (APIENTRY especifica este tipo de chamada), e que retorna um inteiro (int):
- HINSTANCE hinst é o manipulador (handle) da instância do programa. Seu valor é sempre 0x400000 em hexadecimal e não é usado para nada... coisas do Windows.
- HINSTANCE hinstPrev refere-se a uma instância anterior do programa: outro manipulador misterioso. Contém sempre zero e também nunca é usado.
- LPSTR lpCmdLine é importante! É um ponteiro para uma string de caracteres que contém os argumentos da linha de comando.
- int nCmdShow contém um inteiro que indica se o programa foi chamado com a instrução de ficar oculto ou aparecer normalmente, ou outras instruções que podem ser usadas quando a janela principal for criada.
A tarefa principal desta função é criar uma estrutura WNDCLASS, preenchê-la com dados e depois chamar a função da API DialogBox. WNDCLASS wc; cria a estrutura e todas as linhas com wc.algumaCoisa atribuem valores aos campos desta estrutura. Depois de pronta, esta estrutura precisa ser registrada como uma classe do sistema operacional Windows, o que é feito com RegisterClass(&wc);.
Uma classe, no Windows, é um conjunto de objetos de janela que compartilham um procedimento comum. Quando alguma mensagem ou evento referente a esta janela é detectado pelo sistema, é enviada uma mensagem à esta janela. Por exemplo, quando movemos o cursor do mouse sobre esta janela, o sistema envia uma mensagem do tipo WM_MOUSEMOVE para o procedimento da janela, informando-o do evento. Este sistema de troca de mensagens pode ser comparado ao um serviço SAC (serviço de atendimento ao consumidor). Não se confunda: SAC não é um acrônimo usado em informática - serve apenas como comparação.
Quando um programa está rodando, existe um caminhão de mensagens sendo constantemente enviadas e recebidas. Seria impossível gerenciar todas. Para nossa sorte, apenas tratamos as mensagens que nos interessam e, as restantes, passamos para o procedimento padrão (o SAC que se vire!).
Existem vários procedimentos padrão: para uma janela normal há o DefWindowProc; para uma janela MDI, existe o MDIDefWindowProc; e para caixas de diálogo, como neste caso, há o procedimento DefDlgProc. Dá para perceber que, para cada tipo de janela, podemos contar com um SAC especializado
Sabendo disso, informamos na nossa estrutura wc que o procedimento padrão de troca de mensagens é o DefDlgProc (wc.lpfnWndProc = DefDlgProc;), indicando ao sistema o SAC apropriado.
Os dados mais importantes da estrutura foram explicados. Agora está na hora de registrar a estrutura para que seja colocada à nossa disposição pelo sistema: chamamos a função da API RegisterClass(&wc); levando como parâmetro o ponteiro para a nossa estrutura wc. O Windows que se vire com o resto...
A última declaração da função WinMain vale uma explicação mais detalhada. Agora que temos uma estrutura registrada, chamamos a função da API DialogBox:
O parâmetro hinst, que muitas funções da API ainda exigem, é o valor que recebemos do sistema quando chamamos a função WinMain. Depois usamos a macro MAKEINTRESOURCE para fazer com que o compilador transforme em ponteiro o valor de IDD_MAINDIALOG. Este valor foi definido nos recursos, que serão tema do próximo módulo. Por enquanto, deixa quieto...
O terceiro parâmetro é NULL. Na verdade, deveria ser o valor do manipulador (handle) da janela-mãe desta caixa de diálogo. As caixas de diálogo, normalmente, são acessórios do aplicativo e têm nesse parâmetro a indicação do manipulador da janela à qual pertencem. Acontece que estamos construindo uma caixa de diálogo autônoma, que não possui uma janela-mãe (pobrezinha, é órfã!), portanto podemos passar um NULL (nadinha de nada) como referência.
O quarto e último parâmetro é a indicação de que, caso existam mensagens importantes, estas devem ser direcionadas para a função DialogFunc, que será vista a seguir.
A função DialogFunc
Esta é a central de atendimento particular da nossa janela do tipo caixa de diálogo. É para ela que o sistema envia as mensagens importantes, todas num formato padrão: o manipulador da janela da caixa de diálogo (como se fosse o endereço do destinatário), a mensagem e mais dois parâmetros extras.
Esta função, com o uso de uma declaração switch, faz a triagem das mensagens recebidas. Apenas três tipos de mensagens são tratadas pela nossa central de atendimento, as restantes são ignoradas:
- WM_INITDIALOG: esta mensagem é enviada depois da janela da caixa de diálogo ter sido criada e antes de ser mostrada na tela. É aqui que se pode fazer uma chamada para a função InitializaApp, aquela que eu disse não estar fazendo nada neste programa (retorna apenas o valor 1). Vai ser usada mais pra frente, aguarde.
- WM_COMMAND: esta mensagem é enviada quando um dos controles (ou janela-filha, se quisermos ser mais exatos) quiser notificar a caixa de diálogo de algum evento importante, do tipo um botão foi clicado, um checkbox foi selecionado, o texto de uma caixa de texto foi alterado, etc. Como a caixa de diálogo pode conter vários controles, usamos novamente uma declaração switch para poder tratá-los individualmente.
- WM_CLOSE: esta mensagem é recebida quando o usuário clicar a opção "close" do menu ou quando digitar Ctrl+F4 para fechar a caixa de diálogo.
Observe que, com exceção da mensagem WM_INITDIALOG, todas as outras são respondidas com EndDialog, ou seja, seja lá onde você clicar, a caixa de diálogo será fechada.
Mais uma coisa. Caso não tenha percebido, todas as mensagens são precedidas por WM_, que vem de Windows Message. Como nomes são mais fáceis de memorizar (quando se sabe Inglês ) do que números, os números de identificação das mensagens padrão do Windows foram traduzidos para WM_tipoDeMensagem.
Observações da vó
Muita areia pro seu caminhãozinho? É, só que não tem escapatória: se quisermos brincar de aplicativo Windows, este é o caminho das pedras para chamar o sistema na chincha. E olha que é um aplicativozinho de nada (pus aplicativozinho só para dar uma força pro pessoal da terceira idade )
Brincadeira a parte, a coisa não é tão complicada assim. Resumindo: a função WinMain aciona o sistema operacional para criar uma estrutura do tipo WNDCLASS. Depois colocamos os valores necessários na estrutura, principalmente o procedimento padrão de troca de mensagens (o SAC especializado, lembra?) e registramos tudo no sistemão do Windows. Criamos nossa própria central de mensagens (a função DialogFunc) para poder receber as mensagens do SAC, fazer a triagem e reagirmos apenas às que nos convierem.
Pois é, esta é a forma de fazer com que o sistema operacional trabalhe para nós e, o que é mais importante, da forma como NÓS determinamos. Para tanto é preciso ter uma boa fonte de referência da API do Windows. Aconselho fazer o download do win32.exe nos mesmos endereços indicados para o download do lcc-win32 que, apesar de imenso (são 12,8 Mega), é essencial para nos orientar.
Se você se embananou, não se preocupe. Voltaremos ao assunto mais de uma vez.
Abraço da vó