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Tutoriais e Programação

Linguagem C - A primeira janela

Dom

23

Nov

2008


01:41

(26 votos, média 4.58 de 5) 


C

O primeiro projeto ficou com gosto de "quero mais"? Se foi este o seu caso, o quero mais geralmente se refere a um programa Windows. Acontece que estamos apenas no terceiro módulo do tutorial e não é aconselhável queimar etapas. Então, o jeito é partir para a janelinha mais simples que existe: uma caixa de diálogo.

Apesar de simples, muitos conceitos serão abordados. Analise-os com atenção, pois são essenciais para o sistema operacional Windows e vamos precisar deles daqui pra frente. É importante entender todas as etapas e o mecanismo usado por este sistema operacional.

Um programa para o Windows

Hoje em dia a maioria dos aplicativos são controlados por uma GUI (Graphical User Interface). Com o uso de janelas, que têm controles como campos de edição, botões, menus, etc, a interatividade do usuário torna-se mais fácil e intuitiva.

Você viu na Introdução que a organização de um programa C exige SEMPRE uma função principal, geralmente denominada de main, por onde o programa é iniciado. No caso de um programa para o Windows, esta função é a WinMain (poderia ser diferente?). As funções utilizadas num programa Windows podem ser de dois tipos: aquelas que você programar (suas funções) e aquelas que fazem parte do sistema operacional Windows e estão prontinhas para serem usadas.

Todas as funções "usáveis" do Windows estão agrupadas por tipo em arquivos com a extensão .DLL (dynamic-linked libraries). O conjunto destas DLLs é chamado de API (Application Programming Interface). As principais DLLs são kernel32.dll, user32.dll e gdi32.dll. A kernel32.dll contém funções API que lidam com a memória e com a administração de processos, a user32.dll possui funções que controlam a aparência da interface do usuário e a gdi32.dll tem funções responsáveis por operações gráficas. São milhares de funções que, quando chamadas com os parâmetros corretos, criam as janelas e os controles da GUI (Ainda bem, já pensou ter que programar cada risquinho???).

O primeiro programa GUI para Windows

Crie um novo projeto clicando em |Project/Create|. Dê-lhe um nome (eu o chamei de testedlg) e indique o diretório onde o projeto deve ser colocado. Em "Options" assinale "Single user". Até aqui, tudo igual ao módulo anterior. Mas, para um programa Windows, siga os passos a seguir:

  1. Em "Type of project" assinale "Windows Application".
  2. Clique em [Create] e no diálogo "Do you want to use the wizard to generate the application skeleton?" (Quer usar o wizard para gerar o esqueleto do aplicativo?) clique em [Yes].
  3. Na caixa de diálogo "Application characteristics", em "Type of apllication", assinale a opção "Dialog based" e depois clique em [Ok].
  4. Clique em [OK] na caixa de mensagem avisando que o projeto foi criado.
  5. Na janela "Compiler settings", clique em [Next]. Na janela "Linker settings", clique em [Next]. Na janela "Debugger settings", clique em [Finish].

Surpresa! A janela de edição mostra nosso programa gentilmente preparado pelo lcc-win32. Mordomia pura, pois o programa está pronto. Basta compilá-lo com |Compiler/Compile testedlg.c| e rodá-lo com |Compiler/Execute testedlg.exe| para ver o resultado.

Testedlg

O programa montado pelo lcc

Não se assuste com todo este código, mesmo porque vamos cansar de vê-lo e, pode ter certeza, a gente acaba se acostumando. Observe que o programa possui três funções: WinMain (linha 10), InitializaApp (linha 33) e a DialogFunc (linha 38). A InitializaApp não faz nada além de retornar 1 - serve apenas de gancho se quisermos configurar alguma coisa antes da caixa de diálogo ser mostrada. Vou tentar explicar em detalhes as outras duas, a WinMain e a DialogFunc.

#include #include #include #include #include "testedlgres.h" static BOOL CALLBACK DialogFunc( HWND hwndDlg, UINT msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam); int APIENTRY WinMain( HINSTANCE hinst, HINSTANCE hinstPrev, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) { WNDCLASS wc; INITCOMMONCONTROLSEX cc; memset(&wc,0,sizeof(wc)); wc.lpfnWndProc = DefDlgProc; wc.cbWndExtra = DLGWINDOWEXTRA; wc.hInstance = hinst; wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW); wc.hbrBackground = (HBRUSH) (COLOR_WINDOW + 1); wc.lpszClassName = "testedlg"; RegisterClass(&wc); memset(&cc,0,sizeof(cc)); cc.dwSize = sizeof(cc); cc.dwICC = 0xffffffff; InitCommonControlsEx(&cc); return DialogBox( hinst, MAKEINTRESOURCE(IDD_MAINDIALOG), NULL, (DLGPROC) DialogFunc); } static int InitializeApp(HWND hDlg,WPARAM wParam, LPARAM lParam) { return 1; } static BOOL CALLBACK DialogFunc( HWND hwndDlg, UINT msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam) { switch (msg) { case WM_INITDIALOG: InitializeApp(hwndDlg,wParam,lParam); return TRUE; case WM_COMMAND: switch (LOWORD(wParam)) { case IDOK: EndDialog(hwndDlg,1); return 1; case IDCANCEL: EndDialog(hwndDlg,0); return 1; } break; case WM_CLOSE: EndDialog(hwndDlg,0); return TRUE; } return FALSE; }

A função WinMain

A função WinMain é o ponto de entrada do programa. É uma função da API do Windows que pede quatro parâmetros, usando a convenção de chamada stdcall (APIENTRY especifica este tipo de chamada), e que retorna um inteiro (int):

int APIENTRY WinMain(HINSTANCE hinst, HINSTANCE hinstPrev, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow);
  1. HINSTANCE hinst é o manipulador (handle) da instância do programa. Seu valor é sempre 0x400000 em hexadecimal e não é usado para nada... coisas do Windows.
  2. HINSTANCE hinstPrev refere-se a uma instância anterior do programa: outro manipulador misterioso. Contém sempre zero e também nunca é usado.
  3. LPSTR lpCmdLine é importante! É um ponteiro para uma string de caracteres que contém os argumentos da linha de comando.
  4. int nCmdShow contém um inteiro que indica se o programa foi chamado com a instrução de ficar oculto ou aparecer normalmente, ou outras instruções que podem ser usadas quando a janela principal for criada.
int APIENTRY WinMain( HINSTANCE hinst, HINSTANCE hinstPrev, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) { WNDCLASS wc; INITCOMMONCONTROLSEX cc; memset(&wc,0,sizeof(wc)); wc.lpfnWndProc = DefDlgProc; wc.cbWndExtra = DLGWINDOWEXTRA; wc.hInstance = hinst; wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW); wc.hbrBackground = (HBRUSH) (COLOR_WINDOW + 1); wc.lpszClassName = "testedlg"; RegisterClass(&wc); memset(&cc,0,sizeof(cc)); cc.dwSize = sizeof(cc); cc.dwICC = 0xffffffff; InitCommonControlsEx(&cc); return DialogBox( hinst, MAKEINTRESOURCE(IDD_MAINDIALOG), NULL, (DLGPROC) DialogFunc); }

A tarefa principal desta função é criar uma estrutura WNDCLASS, preenchê-la com dados e depois chamar a função da API DialogBox. WNDCLASS wc; cria a estrutura e todas as linhas com wc.algumaCoisa atribuem valores aos campos desta estrutura. Depois de pronta, esta estrutura precisa ser registrada como uma classe do sistema operacional Windows, o que é feito com RegisterClass(&wc);.

Uma classe, no Windows, é um conjunto de objetos de janela que compartilham um procedimento comum. Quando alguma mensagem ou evento referente a esta janela é detectado pelo sistema, é enviada uma mensagem à esta janela. Por exemplo, quando movemos o cursor do mouse sobre esta janela, o sistema envia uma mensagem do tipo WM_MOUSEMOVE para o procedimento da janela, informando-o do evento. Este sistema de troca de mensagens pode ser comparado ao um serviço SAC (serviço de atendimento ao consumidor). Não se confunda: SAC não é um acrônimo usado em informática - serve apenas como comparação.

Quando um programa está rodando, existe um caminhão de mensagens sendo constantemente enviadas e recebidas. Seria impossível gerenciar todas. Para nossa sorte, apenas tratamos as mensagens que nos interessam e, as restantes, passamos para o procedimento padrão (o SAC que se vire!).

Existem vários procedimentos padrão: para uma janela normal há o DefWindowProc; para uma janela MDI, existe o MDIDefWindowProc; e para caixas de diálogo, como neste caso, há o procedimento DefDlgProc. Dá para perceber que, para cada tipo de janela, podemos contar com um SAC especializado wink

Sabendo disso, informamos na nossa estrutura wc que o procedimento padrão de troca de mensagens é o DefDlgProc (wc.lpfnWndProc = DefDlgProc;), indicando ao sistema o SAC apropriado.

Os dados mais importantes da estrutura foram explicados. Agora está na hora de registrar a estrutura para que seja colocada à nossa disposição pelo sistema: chamamos a função da API RegisterClass(&wc); levando como parâmetro o ponteiro para a nossa estrutura wc. O Windows que se vire com o resto...

A última declaração da função WinMain vale uma explicação mais detalhada. Agora que temos uma estrutura registrada, chamamos a função da API DialogBox:

DialogBox(hinst, MAKEINTRESOURCE(IDD_MAINDIALOG), NULL, (DLGPROC) DialogFunc);

O parâmetro hinst, que muitas funções da API ainda exigem, é o valor que recebemos do sistema quando chamamos a função WinMain. Depois usamos a macro MAKEINTRESOURCE para fazer com que o compilador transforme em ponteiro o valor de IDD_MAINDIALOG. Este valor foi definido nos recursos, que serão tema do próximo módulo. Por enquanto, deixa quieto...

O terceiro parâmetro é NULL. Na verdade, deveria ser o valor do manipulador (handle) da janela-mãe desta caixa de diálogo. As caixas de diálogo, normalmente, são acessórios do aplicativo e têm nesse parâmetro a indicação do manipulador da janela à qual pertencem. Acontece que estamos construindo uma caixa de diálogo autônoma, que não possui uma janela-mãe (pobrezinha, é órfã!), portanto podemos passar um NULL (nadinha de nada) como referência.

O quarto e último parâmetro é a indicação de que, caso existam mensagens importantes, estas devem ser direcionadas para a função DialogFunc, que será vista a seguir.


A função DialogFunc

Esta é a central de atendimento particular da nossa janela do tipo caixa de diálogo. É para ela que o sistema envia as mensagens importantes, todas num formato padrão: o manipulador da janela da caixa de diálogo (como se fosse o endereço do destinatário), a mensagem e mais dois parâmetros extras.

static BOOL CALLBACK DialogFunc( HWND hwndDlg, UINT msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam) { switch (msg) { case WM_INITDIALOG: InitializeApp(hwndDlg,wParam,lParam); return TRUE; case WM_COMMAND: switch (LOWORD(wParam)) { case IDOK: EndDialog(hwndDlg,1); return 1; case IDCANCEL: EndDialog(hwndDlg,0); return 1; } break; case WM_CLOSE: EndDialog(hwndDlg,0); return TRUE; } return FALSE; }

Esta função, com o uso de uma declaração switch, faz a triagem das mensagens recebidas. Apenas três tipos de mensagens são tratadas pela nossa central de atendimento, as restantes são ignoradas:

  • WM_INITDIALOG: esta mensagem é enviada depois da janela da caixa de diálogo ter sido criada e antes de ser mostrada na tela. É aqui que se pode fazer uma chamada para a função InitializaApp, aquela que eu disse não estar fazendo nada neste programa (retorna apenas o valor 1). Vai ser usada mais pra frente, aguarde.
  • WM_COMMAND: esta mensagem é enviada quando um dos controles (ou janela-filha, se quisermos ser mais exatos) quiser notificar a caixa de diálogo de algum evento importante, do tipo um botão foi clicado, um checkbox foi selecionado, o texto de uma caixa de texto foi alterado, etc. Como a caixa de diálogo pode conter vários controles, usamos novamente uma declaração switch para poder tratá-los individualmente.
  • WM_CLOSE: esta mensagem é recebida quando o usuário clicar a opção "close" do menu ou quando digitar Ctrl+F4 para fechar a caixa de diálogo.

Observe que, com exceção da mensagem WM_INITDIALOG, todas as outras são respondidas com EndDialog, ou seja, seja lá onde você clicar, a caixa de diálogo será fechada.

Mais uma coisa. Caso não tenha percebido, todas as mensagens são precedidas por WM_, que vem de Windows Message. Como nomes são mais fáceis de memorizar (quando se sabe Inglês wink) do que números, os números de identificação das mensagens padrão do Windows foram traduzidos para WM_tipoDeMensagem.

Observações da vó

Muita areia pro seu caminhãozinho? É, só que não tem escapatória: se quisermos brincar de aplicativo Windows, este é o caminho das pedras para chamar o sistema na chincha. E olha que é um aplicativozinho de nada (pus aplicativozinho só para dar uma força pro pessoal da terceira idade smile )

Brincadeira a parte, a coisa não é tão complicada assim. Resumindo: a função WinMain aciona o sistema operacional para criar uma estrutura do tipo WNDCLASS. Depois colocamos os valores necessários na estrutura, principalmente o procedimento padrão de troca de mensagens (o SAC especializado, lembra?) e registramos tudo no sistemão do Windows. Criamos nossa própria central de mensagens (a função DialogFunc) para poder receber as mensagens do SAC, fazer a triagem e reagirmos apenas às que nos convierem.

Pois é, esta é a forma de fazer com que o sistema operacional trabalhe para nós e, o que é mais importante, da forma como NÓS determinamos. Para tanto é preciso ter uma boa fonte de referência da API do Windows. Aconselho fazer o download do win32.exe nos mesmos endereços indicados para o download do lcc-win32 que, apesar de imenso (são 12,8 Mega), é essencial para nos orientar.

Se você se embananou, não se preocupe. Voltaremos ao assunto mais de uma vez.

Abraço da vó vovo

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