Tutoriais e Programação
Linguagem C - O primeiro projeto
Dom 23 Nov 2008 00:50 |
- Detalhes
- Categoria: Linguagem C
- Atualização: Domingo, 23 Novembro 2008 01:09
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 41887
Este é um projetinho inicial, só para sentir o gosto da coisa. Nada como um passo depois do outro para ir se familiarizando com a linguagem C. Este é o objetivo deste tutorial.
Após fazer o download do lcc-win32 (veja na Introdução), a instalação deste sistema de compilação é muito tranquila - basta indicar o diretório desejado, o resto fica por conta do instalador. Como todo software de qualidade, possibilita inserir uma entrada no menu de programas e possui um desinstalador.
Com o lcc-win32 à disposição, clique no item lcc-win32 do menu de programas ou chame diretamente o Wedit que se encontra no subdiretório bin. Em todos os módulos do tutorial, os itens de menu serão indicadas entre barras - por exemplo |File|. Quando a opção for um item de submenu, a indicação será |File/New|. Botões são indicados por colchetes, por exemplo [Browse].
Criando um projeto
Para criar um novo projeto clique em |File/New/Project|. A caixa de diálogo "Definition of a new project" é apresentada e algumas indicações precisam ser feitas:
- Clique no campo "Name of the project" e digite o nome do projeto, por exemplo TESTE.
- Clique em [Browse] para abrir a janela de navegação de diretórios.
- Escolha ou crie com [Make new folder] o diretório onde queira guardar o projeto TESTE (sugiro que você crie um subdiretório TESTE no diretório /lcc/projects) e clique em [OK].
- O campo "Sources working directory" indica sua escolha (digamos, C:\lcc\projects\TESTE) e o campo seguinte, "Objects and executables", é preenchido automaticamente (C:\lcc\projects\TESTE\lcc).
- Em "Options" assinale apenas "Single user".
- Em "Type of project" assinale "Console Application".
- Clique em [Create] para obter o diálogo "Do you want to use the wizard to generate the application skeleton?" (Quer usar o wizard para gerar o esqueleto do aplicativo?). Clique em [No].
- Na janela "Add source files to project" digite teste1.c no campo "File name" e clique em [Open].
- Na janela "Source files for project" selecione teste1.c e clique em [OK].
- É apresentada a janela "Compiler settings" - clique em [Next]. A seguir vem a janela "Linker settings" - clique também em [Next]. Segue-se a janela "Debugger settings" - clique em [Finish].
- Finalmente é apresentada a janela de edição onde é possível escrever o código de teste1.c
Um programa de console
Este primeiro exemplo se refere ao código de um programa que colocará na tela "Informática NumaBoa", conforme já explicado na Introdução. Como optamos por um programa de console, o mesmo rodará num shell do DOS (aquela telinha preta). Digite na janela de edição o exemplo abaixo:
Note o texto destacado em cores, a indentação automática quando se digita as chaves e a indicação de sintaxe quando se digita a função printf. NÃO SE ESQUEÇA de terminar as linhas de comando com ponto e vírgula - este é o caractere terminador!
- O asterisco no título da janela de edição (TESTE.c*) indica que o projeto TESTE.c foi alterado. Clique em |File/Save| ou digite Ctrl+S para salvar as alterações.
- Clique em |Compiler/Compile TESTE.c|. Se o código fonte não tiver erros, o rodapé do aplicativo apresentará "teste1.exe built successfully.(0.3 sec)."
- Clique em |Compiler/Execute teste1.exe| ou digite Ctrl+F5 para executar o programa. Se tudo correu bem, observe abaixo o resultado obtido.
Observações da vó
Viu só, não foi tão difícil assim. Se você é da turma que não entende chongas de linguagem de programação, foi a glória ver esta telinha preta - diz que não foi Se você faz parte dos iniciados e está tentando virar poliglota, tenho certeza de que também foi um bom começo. Aproveitando o entusiasmo inicial, só mais umas coisinhas:
O arquivo stdio.h incluído no início do programa contém um caminhão de informações para o pre-processador. Ao invés de escrever todas estas informações no código fonte do nosso arquivo teste1.c, pedimos simplesmente para que ele fosse incluído (daí #include - êta mordomia!). O nome do arquivo vem de standard input/output, ou seja, entrada/saída padrão. Como precisamos de uma saída para a tela, precisamos do stdio.h. Aliás, você vai cansar de usar este #include.
Se você tiver curiosidade, o arquivo stdio.h se encontra no diretório /lcc/include/. É só abrí-lo, por exemplo com o próprio Wedit, para poder dar uma olhada. Procure pela referência à função printf que, claro, está neste arquivo. Afinal, esta função não apareceu do nada, né não? Tome cuidado para não alterá-lo, senão é caca na certa quando for usá-lo na próxima vez.