Tutoriais e Programação
Linguagem C - Projeto Espião II
Sab 29 Nov 2008 18:55 |
- Detalhes
- Categoria: Linguagem C
- Atualização: Sábado, 29 Novembro 2008 19:35
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 13052
No tutorial anterior criamos o projeto Espião e adicionamos uma janela-filha. Esta janela-filha corresponde a um controle de árvore, do tipo que encontramos no Explorer do Windows, onde poderemos colocar informações hierarquizadas. Quais seriam estas informações? Hehe, o resultado da nossa caça a janelas. Vai ser a nossa sala de troféus
As trombetas de caça
Nas caçadas clássicas, sai todo mundo a cavalo com um monte de cães correndo na frente, latindo como uns malucos, assim que o início da caçada é anunciada pelo trombeteiro. Gente, nem eu sabia que programar era uma atividade tão emocionante!
Clique em |Design|Open/New|, abra "espiaores.h", expanda "menu" e dê um duplo clique em IDMAINMENU para abrir o editor de menus. Expanda "&File" e clique em "&New": este item está identificado por IDM_NEW e possui o valor 200. Troque &New por &Farejar e clique em [Apply] (eu aproveitei e mudei &File para &Espião, &E&xit para &Sair e eliminei o item de menu &Open). Feche o editor de menu e o editor de recursos.
O item de menu &Farejar continuou com a IDentificação IDM_NEW. É esta ID que precisamos interceptar para que a caçada seja iniciada. Acontece que o menu possui uma central de mensagens própria, a função MainWndProc_OnCommand. Como, para popular a árvore, já é possível prever que será necessário um trecho de código mais elaborado, vamos novamente usar a técnica do "top-down" e inserir uma chamada a uma função. Chamei esta função de criaTree (linhas 5 a 7):
Criando itens da árvore
O código da função, chamada através do item de menu "Farejar", que é interceptada em MainWndProc_OnCommand, inicialmente "fareja" a janela do desktop (ou área de trabalho do Windows). Depois disto, o procedimento relaciona todas as janelas-filhas da janela encontrada. Duas direções precisam ser exploradas: as janelas-filhas de uma dada janela e as janelas-irmãs de uma dada janela.
A função criaTree é chamada com o parâmetro manipulador da janela-mãe. Ela começa requisitando ao Windows o manipulador da janela do desktop e armazenando este valor na variável do tipo HWND Inicio. Como também vamos precisar do manipulador da janela da árvore, armazenamos seu valor na variável do tipo HWND hTree que nos é retornada pela função GetDlgItem. A seguir, manifestamos a estrutura itemTree. Este tipo de estrutura está assim definido no Windows:
Como cada nó da estrutura hierárquica da árvore também possui um manipulador próprio (o que é que não tem manipulador no Windows?), manifestamos a variável do tipo HTREEITEM hNovoNo.
É comum jogar estruturas para uma área da memória e referenciá-las através de ponteiros. Com a estrutura itemTree não vai ser diferente, mas para garantir que a área de memória esteja "limpinha", zeramos todos os bits com a chamada da função da linguagem C memset. Os parâmetros são o ponteiro para a área de memória onde está a estrutura (&itemTree), o valor de preenchimento (0) e o tamanho da estrutura ( sizeof(itemTree) ).
Tudo sob controle, começamos a atribuir valores para os campos da estrutura que nos interessam:
- itemTree.hParent = TVI_ROOT indica que se trata de um item raiz (o valor de TVI_ROOT é definido no Windows como -65536). Obtemos o mesmo resultado se atribuirmos NULL a este campo.
- itemTree.hInsertAfter = TVI_LAST indica que o item deve ser adicionado no final da lista (LAST = último). Outros valores possíveis são TVI_FIRST (inserir no começo da lista, pois a tradução de FIRST é primeiro) e TVI_SORT (inserir o item em ordem alfabética. SORT = ordenar).
- TV_ITEM é uma estrutura aninhada e contém muitos campos. Destes, foram escolhidos apenas dois:
- itemTree.item.mask = TVIF_TEXT | TVIF_PARAM. O valor TVIF_TEXT indica que o campo pszText desta estrutura aninhada é válido e o valor TVIF_PARAM indica que o campo lParam da estrutura aninhada é válido.
- itemTree.item.pszText = "Desktop" atribui a string "Desktop" ao campo lpzText.
Depois de atribuir os valores aos campos, chamamos a macro do Windows TreeView_InsertItem, que pede como parâmetros o manipulador da árvore e um ponteiro para a estrutura que especifica os atributos do item, e que retorna (dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três...) o manipulador do novo item se tudo correr bem; caso contrário, retorna NULL.
Tudo prontinho, chamamos a função Scan (discutida abaixo) para caçar as janelas existentes. De posse de todos os nós da árvore (a função criaTree prepara o raiz e a função Scan os nós restantes), chamamos a macro TreeView_Expand para mostrar a árvore completa.
Bem, depois de todas estas explicações, acho que já é possível inserir o código acima no seu programa... o susto não vai mais ser tão grande. Não se esqueça, programador profissional faz protótipo de função, então:
- Anterior
- Próximo >>