Tutoriais e Programação
Linguagem C - Caçando informações
Qui 27 Nov 2008 14:02 |
- Detalhes
- Categoria: Linguagem C
- Atualização: Quinta, 27 Novembro 2008 20:21
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 15590
A esta altura do campeonato já deu para perceber que o grande lance na programação Windows está diretamente relacionado à troca de mensagens entre o sistemão (o sistema operacional Windows) e a central de mensagens do nosso programa. Conforme prometido no final do módulo anterior, o Diálogo Personalizado, vamos rastrear as informações fornecidas pelo usuário. Se você não leu o tutorial anterior, sugiro que o faça, pois este é apenas a continuação do assunto. Além do mais vamos expandir o programa dlg2.c, também criado no módulo anterior.
Definindo os objetivos
Se o usuário clicar no botão [OK], queremos saber o teor do texto digitado. Esta operação tem dois aspectos:
- Saber se o botão [OK] foi clicado (se o usuário clicar em [Cancela] ou fechar a janela, é sinal de que não quer revelar o conteúdo digitado).
- Obter o texto do campo de edição.
Interceptando um clique no botão [OK]
Lá vamos nós para a central de mensagens do programa. Vou mostrá-la novamente para não dar margem a dúvidas:
O ponto para interceptar um clique no botão [OK] já está definido: é quando nossa central de mensagens receber uma mensagem do tipo WM_COMMAND trazendo no parâmetro wParam o valor IDOK. O que precisamos, além de fechar a caixa de diálogo com EndDialog, é obter o texto que foi digitado (ou não) no campo de edição. Chegou finalmente a hora de botar a mão na massa - vamos escrever uma função que realize o trabalho desejado.
Caçando o texto
Sabemos que o texto que queremos se encontra no campo de edição de apelido ID_EDICAO. Para capturá-lo, mais uma vez existe uma função da API, a GetDlgItemText. Acontece que esta função extrai o texto da janela-filha ID_EDICAO e transfere os caracteres para uma área de memória. Áreas de memória reservadas para armazenarem dados são chamadas de buffer, cuja tradução literal é pára-choque. Só Deus sabe porque escolheram este termo; pra mim, não tem nada a ver, preferia algo como cesta ou balaio
É claro que o balaio... perdão, o buffer precisa ter um tamanho suficientemente grande para conter todos os caracteres que pretendemos transferir. Além disso, é uma exclusividade da casa e não precisa cair no domínio público, ou seja, outros programas ou módulos não precisam saber da sua existência. Chamamos isto de buffer estático.
Por uma questão de ordem, colocamos a definição desta variável estática no início do programa, logo depois dos includes e da declaração do protótipo da função DialogFunc (aliás, ainda não expliquei a razão de protótipos de funções. Aguarde mais um pouco que a gente chega lá). Então, a coisa fica assim se chamarmos a variável estática de balaio e determinarmos que possa conter até 1024 caracteres:
Também, por uma questão de ordem, deixamos que a primeira função do programa seja a da entrada, a WinMain, seguida pela função de inicialização, a InitializeApp. Bem, então logo após, podemos escrever a seguinte função:
A função de nome PegaTexto exige como parâmetro um manipulador (handle) e retorna um inteiro (int). Agora vamos por partes:
- A função memset preenche a área de memória reservada para a variável balaio com 1024 zeros. A função sizeof dá o tamanho do balaio (1024 caracteres). O que queremos é enviado através dos parâmetros e o resultado é que o buffer é zerado - o mesmo que dizer "o balaio é esvaziado".
- Segue-se uma diretiva if (cuja tradução é se). Então, SE GetDlgItemText conseguir transferir o conteúdo do campo de edição para o balaio, retorne 1 (o mesmo que TRUE); caso contrário, retorne 0 (o mesmo que FALSE).
Falta destrinchar a função GetDlgItemText. Esta função precisa dos seguintes parâmetros:
- hwnd: o manipulador da janela-mãe, nossa caixa de diálogo.
- ID_EDICAO: o apelido do campo de edição, a janela-filha da qual se quer extrair o texto.
- balaio: o buffer onde devem ser colocados os caracteres.
- sizeof(balaio): o tamanho do buffer, ou seja, o número máximo de caracteres que podem ser transferidos.
Tudo bem, mas o que é que o if faz com a função GetDlgItemText? SE o que? É que GetDlgItemText retorna o número de caracteres transferidos. Se for 1 ou mais caracteres, é o mesmo que dizer if TRUE, a condição é preenchida e o valor de retorno é 1; caso contrário o valor de retorno é 0. Tudo em riba, só falta chamar nossa função quando o usuário clicar o botão [OK]:
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