Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Como instalar o masm32
Dom 28 Jun 2009 16:23 |
- Detalhes
- Categoria: Assembly Numaboa (antigo oiciliS)
- Atualização: Terça, 16 Fevereiro 2010 21:52
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 10442
Uma das minhas ferramentas favoritas para criar programas em Assembly é o macroassembler de Microsoft, o famoso masm32. Atualmente o masm32 faz parte do MASM32 Project, supervisionado por Steve Hutchesson. O software é gratuito e pode ser usado com algumas poucas restrições (leia a licença) - a mais importante delas é que não pode ser utilizado para criar software ilegal como vírus e ferramentas para hacking.
Há muitos anos Steve Hutchesson, conhecido como hutch, disponibiliza pacotes completos baseados no masm32 que incluem assembler, linkeditor, editor de código fonte, editor e compilador de recursos, sistema de ajuda com as principais referências de funções e códigos operacionais, etc e tal. Há mais de 10 anos lembro-me de ter instalado a versão 6 deste pacote, que hoje está na versão 10. Este australiano tem a mesma idade que eu (somos de 1948) e sempre foi uma figura muito polêmica no cenário da programação assembly. Admirado ou odiado, não me interessa, o fato é que graças a ele os pacotes masm32 podem ser baixados e utilizados por milhares de profissionais e estudantes que se interessam pela linguagem Assembly. Ah, falando nisso, na seção de downloads da Aldeia você encontra as versões 8, 9 e 10 do dito pacote e, para conferir se existe alguma versão mais atual, visite o site do hutch.
Instalando a versão 10 do masm32
Muitos visitantes da Aldeia já fizeram contato para esclarecer uma dúvida: porque o masm32 dá uma mensagem de erro dizendo que O Windows não pode acessar o dispositivo, caminho ou arquivo especificado. Talvez você não tenha as permissões adequadas para acessar o item quando tentam criar um executável? A resposta é bastante simples. Antes da versão 10 era preciso configurar o masm32 "na unha" para determinar o caminho dos arquivos fonte. A partir desta versão, a configuração é feita durante a instalação e você pode esquecer o assunto. Este é o motivo pelo qual escolhi esta versão como exemplo de instalação.
Baixe o pacote colocando-o numa pasta qualquer. Dê uma duplo clique no arquivo m32v10r.zip para descompactá-lo. A primeira telinha que aparece é a mostrada abaixo. Escolha o drive onde você quer instalar todos os componentes do SDK e despois clique no botão Start (no meu caso, escolhi o drive D).
Logo em seguida aparece um aviso (típico do hutch) cuja tradução é a seguinte:
- Alguns antivírus não tiveram um escaneamento heurístico devidamente programado e produzem falsos positivos quando escaneiam arquivos muito pequenos, comuns na programação assembly. Infelizmente isto é consequência de uma demanda comercial apressada e da falta de habilidade de programação de alguns fornecedores de AV, os quais tentam impor um subconjunto das especificações Microsoft Portable Executable de arquivos executáveis do Windows 32 bits para encobrir algumas das suas limitações técnicas.
O MASM32 SDK foi construído num ambiente totalmente isolado a partir da sua fonte original em formato texto, foi instalado com sucesso em milhões de computadores no mundo todo e não contém qualquer infecção viral ou código de trojans. Se a sua instalação for danificada ou sofrer qualquer interferência de um antivírus, você precisa alterar sua configuração para que ele não delete ou danifique arquivos durante a instalação do MASM32.
Entendido o aviso, clique no botão Ok.
Novamente aparece uma aviso:
- Esta instalação NÃO foi programada para ocorrer sem assistência OU no background. Ela realiza operações que exigem muito do processador para construir as bibliotecas e pode não funcionar corretamente ou deixar de criar as bibliotecas se rodar sem assistência ou em baixa prioridade.
Novamente, entendido o aviso, clique em Ok.
Finalmente, depois desta longa introdução das encrencas que podem acontecer, peça para descompactar o pacote. Espero que tudo corra bem, assim como aconteceu comigo. Se sim, uma pasta masm32 foi criada no drive da sua escolha e uma porção de subpastas e arquivos foram colocados neste local
Falta criar as bibliotecas e... adivinhe o quê? Lá vem novo aviso!
Este diz o seguinte:
- Construir as bibliotecas para o MASM32 SDK é uma operação no modo console. Esta tarefa não deve sofrer interferências de nenhum outro processo por que isto pode gerar erros na criação das bibliotecas. Encerre qualquer tarefa que consuma processamento antes de prosseguir.
Você deve monitorar o processo de construção das bibliotecas para garantir que ele seja completado sem problemas. NOTE que, enquanto as bibliotecas da API do Windows estão sendo criadas, pequenos alertas com informações sobre a construção são mostrados e podem ser ignorados.
Terminada esta fase, uma telinha preta (típica da área DOS do Windows), deve mostrar alguma coisa do tipo:
Se tudo correu bem, de acordo com o previsto, você será agraciado com a seguinte mensagem:
Agora falta pouco. Basta responder mais uma pergunta com Yes
para obter a última telinha sobreposta no editor que traz uma porção de informações:
Clique em Close e isto é tudo. Se quiser ver como um programinha é montado, clique no item de menu do editor [File / Open] e abra o código fonte de alguns programas que estão nas pastas masm32/tutorial e masm32/examples.