Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Dialog Box (masm)
Ter 21 Abr 2009 14:30 |
- Detalhes
- Categoria: Assembly Numaboa (antigo oiciliS)
- Atualização: Domingo, 21 Junho 2009 18:47
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 11727
Uma dialog box como janela principal. Facilitando a vida com o uso de classes já definidas e gerenciamento automático. Adicionando componentes e economizando programação.
Uma caixa de diálogo nada mais é do que uma janela normal que foi desenhada para trabalhar com controles do tipo caixas de edição e botões. Os controles, por sua vez, são apenas janelas-filha. A classe de janelas dialog box foi criada para diminuir o trabalho dos programadores e oferece uma porção de facilidades tipo "prato pronto". O pessoal da microsoft chamou esta janela "especial" de CAIXA de diálogo (dialog box), mas eu prefiro o termo JANELA de diálogo. Neste tutorial usaremos uma janela de diálogo como janela principal.
Um pouco de teoria
O Windows possui um "gerente de janelas de diálogo" que administra a maior parte da lógica do teclado, como acionar o botão default quando a tecla [Enter] for pressionada ou mudar o foco de entrada quando a tecla [Tab] for pressionada. As janelas de diálogo são utilizadas principalmente como dispositivos de entrada e saída. Como o gerenciamento fica por conta do Windows, elas funcionam como um espécie de caixa preta: não precisamos saber como uma janela de diálogo funciona internamente, basta saber como interagir com ela. Caso você não saiba, este é um dos princípios da programação orientada a objetos, denominado ocultação de informações por encapsulamento. Se você acredita no gerente de diálogos... basta usar a dialog box.
Vamos às mordomias. Normalmente, se pusermos controles (janelas-filha) numa janela normal, precisamos produzir estas janelas-filha como subclasses da janela-mãe, ou seja, precisamos derivar as propriedades da janela-mãe. Além disto, toda a lógica do teclado fica por nossa conta. É muita mão de obra. É muito mais fácil e cômodo deixar o gerente do sistema trabalhar pra gente.
Janelas de diálogo são definidas como um recurso, da mesma maneira que menus. Podemos escrever um modelo com as características e os controles da janela de diálogo e depois compilar o código fonte do recurso com um editor de recursos. É claro que podemos produzir o código fonte "na unha", mas é um processo muito chato. Usando um editor de recursos podemos construir nossa janela de diálogo num ambiente visual - clicar e arrastar botões é mais fácil do que calcular suas coordenadas. Sugestões de editores de recurso você encontra no tutorial "Usando Recursos".
Existem dois tipos de janelas de diálogo: modal e não modal. Uma janela de diálogo não modal permite que o foco seja transferido para outra janela; janelas modais tratam o foco de forma especial. Existem dois subtipos da janela de diálogo modal: modal de aplicativo e modal de sistema. Uma modal de aplicativo não permite que se mude o foco para outra janela do mesmo aplicativo, mas permite que se mude o foco para outra janela de OUTRO aplicativo. Uma modal de sistema nunca permite a mudança de foco - ela precisa ser fechada antes.
Os recursos da janela de diálogo
O código fonte do arquivo de recursos do nosso exemplo contém o modelo de janela de diálogo e um pequeno menu:
Foi usado um #include referenciando o arquivo resource.h. Este arquivo contém as definições necessárias para dar suporte às constantes nominadas como WS_SYSMENU, WS_VISIBLE, etc. Em relação ao modelo da janela de diálogo:
- O nome da classe: DLGNumaBoa. Palavra chave que identifica o tipo da janela: DIALOG. Medidas em unidades dialog box (não são pixels): 10,10,205,48
- Palavra chave para indicar o estilo: STYLE. Composição com OR (|) de todos os estilos desejados: DS_MODALFRAME | ...
- Texto da barra de título: CAPTION "Testando o Gerente".
- O menu da janela, definido no mesmo arquivo de recursos: MENU MenuDaqui
- Início da definição dos controles: BEGIN.
- Caixa de Edição: EDITTEXT Identificador, Medidas, Opções
- Botão default: DEFPUSHBUTTON Texto no botão, Identificador, Medidas
- Botão: PUSHBUTTON Texto no Botão, Identificador, Medidas
- Fim da definição de controles: END
Não se esqueça de que o arquivo de recursos precisa ser compilado para poder ser incorporado ao executável! Note que o modelo da janela de diálogo possui um menu, o MenuDaqui, que também precisa ser definido no mesmo arquivo de recursos. Se tiver dúvidas quanto ao modelo do menu, reveja o tutorial "Criando menus em Assembly".
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