Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Elementos funcionais de um computador
Qui 16 Abr 2009 13:40 |
- Detalhes
- Categoria: Assembly Numaboa (antigo oiciliS)
- Atualização: Sábado, 27 Fevereiro 2010 13:49
- Autor: vovó Vicki
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Da mesma forma que é possível considerar o computador como sendo constituído por elementos físicos, como o teclado, o monitor e as unidades de disco, o PC pode ser descrito em termos de blocos de elementos funcionais.
A parte do computador que faz a "computação", por exemplo, é chamada de microprocessador. Este é ligado a diversos componentes que formam o que conhecemos como o computador completo. Generalizando, o PC é formado por um microprocessador, memória e dispositivos diversos.
Na programação assembly é essencial conhecer os elementos funcionais do computador. Afinal de contas, se assembly é linguagem de máquina, precisamos conhecer a máquina
O diagrama ao lado (clique para ampliar) mostra de forma simplificada o sistema do computador. Observe que o computador pode coordenar e executar uma grande variedade de funções devido aos seus circuitos integrados de apoio, todos eles ligados ao microprocessador por uma série de buses. Cada um destes itens funcionais, seja a memória ou um dispositivo como o teclado ou o monitor, fica ligado pelos buses de controle, de endereços e de dados.
O bus de controle, por exemplo, tem sinais que indicam quando os dados estão disponíveis para leitura. Os buses de endereços e de dados são usados para o acesso aos dispositivos e à memória. Cada item ligado ao bus de endereços pode reconhecer uma combinação exclusiva de sinais eletrônicos, conhecida como seu endereço. O microprocessador fornece os sinais e depois utiliza o bus de dados para a transferência dos dados. Quando ele quer ler dados da memória, sinaliza o local da memória desejado no bus de endereços e lê os dados vindos pelo bus de dados.
A exata sincronização da sinalização de endereços e leitura de dados é dada pelo bus de controle. O microprocessador sinaliza para o circuito de controle o endereço de memória que ele quer ler e o circuito de controle de memória avisa quando os dados estiverem disponíveis.
Um sistema central de sincronização, conhecido como clock do sistema, fornece um pulso regular e síncrono para o microprocessador e todos os outros componentes do computador. Este clock é gerado por um dispositivo eletrônico conhecido como gerador de clock, que é ligado a um cristal. Quando passa uma voltagem por este cristal, ele produz um sinal numa determinada frequência. A medida de tempo para o clock do sistema é a velocidade do clock, que é considerada a velocidade do computador. Um computador de 733 MHz, por exemplo, tem um sinal de clock que oscila 733 milhões de vezes por segundo.
O software do computador é uma série de instruções e dados que o microprocessador processa. Cada instrução demora um número específico de pulsos do clock do sistema. Durante um ciclo de clock, o microprocessador lê a próxima localização na memória e executa a instrução encontrada.
Entretanto, nem todos os itens de um PC podem funcionar usando este pulso regular. Itens que podem funcionar com pulsos são chamados de síncronos, aqueles que não podem são considerados assíncronos. Por exemplo, quando uma tecla é digitada, não é possível sincronizar a digitação com o clock do sistema porque não é possível prever quando a tecla será acionada. Os eventos assíncronos são tratados pelo controlador de interrupção. Este serve como interface entre o microprocessador e dispositivos como o teclado, um drive de disco ou o monitor. Se um sinal de interrupção foi alterado desde a última vez que o controlador de interrupção verificou, o controlador identifica o dispositivo assíncrono, o microprocessador detecta este sinal e literalmente interrompe seu processamento para atendê-lo.