A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Informática Numaboa - Tutoriais e Programação

Criando um programa

Qua

15

Abr

2009


20:18

(122 votos, média 4.24 de 5) 


Iniciante

Veja quais são os os arquivos envolvidos na rotina de criação de um programa.

Para criar um programa escrito em Assembly e que rode no ambiente Windows e *nix, várias etapas precisam ser cumpridas. Inicialmente escreve-se o chamado código fonte ou script do programa e, se necessário, um arquivo de recursos. Estes arquivos, em texto ASCII puro, serão transformados em arquivos objeto os quais, por sua vez, serão utilizados para compor o executável. Observe que são três etapas distintas: elaboração do código fonte, compilação e linkedição.

As etapas

ElaboraçãoCompilaçãoLinkedição
Arquivos fonteArquivos objetoExecutável
.asm.obj .exe ou .dll
.rc.res

Os arquivos de recursos (.rc) só são necessários quando se quer utilizar recursos adicionais, como menus e bitmaps. Isto significa que podem ou não estar presentes no seu projeto. Vamos explorar cada uma das fases.

O código fonte

Os arquivos que contêm o código fonte deve ser gravados em texto ASCII puro, ou seja, não devem conter caracteres especiais de formatação. Podem ser produzidos em qualquer editor de texto que ofereça a possibilidade de salvar arquivos neste formato (geralmente chamado simplesmente de formato texto).

O bloco de notas do Windows é um bom editor para este trabalho, mas você pode usar o editor que mais lhe convier, inclusive o editor oficial da Aldeia, o SilicioPad, que nada mais é do que o bloco de notas modificado para mostrar o número das linha no rodapé da janela (como fazer esta mandrakaria será tema de um tutorial avançado). Se quiser experimentar, faça o download do SilicioPad em Downloads/Informática/Editores.

É hábito dos programadores indicar a linguagem usada na extensão do arquivo fonte. Por exemplo, .asm para código fonte em Assembly, .c para a linguagem C, .cpp para a C++ ou .pas para Pascal (Delphi). O programa assembler (ou compilador) aceita qualquer extensão, contanto que o código fonte seja o que ele espera.

Um arquivo .asm contém as instruções para o processador na forma de palavras e números. Estas instruções serão executadas pelo processador quando o programa rodar. Acontece que o processador não entende o código fonte: ele precisa ser transformado em "linguagem de máquina" e estar "arrumado" de acordo com um padrão que o sistema operacional consiga identificar. Esta transformação é feita em duas etapas: o compilador prepara o código fonte guardando o código fornecido no formato COFF (Common Object File Format) num arquivo objeto (.obj) e este, por sua vez, é transformado pelo linkeditor num arquivo executável (.exe) no formato PE (Portable Executable).

O arquivo objeto

Um arquivo objeto é criado pelo compilador ou assembler a partir de um arquivo .asm. O compilador pega as instruções do arquivo .asm, que estão em palavras e números, e as transforma no formato objeto COFF, que é o formato que o linker espera. O compilador concatena todo o código e os dados de instrução presentes no código fonte e os coloca em seções de código e de dados no arquivo .obj. A seção de código contém as instruções, os chamados códigos operacionais (opcodes) que o processador executa quando o programa é rodado. A seção de dados contém informações que serão mantidas na memória enquanto o programa estiver sendo executado.

Não é possível rodar um arquivo .obj como um programa, por que não tem a forma final de um executável. O formato de um executável esperado pelo Windows é o formato PE. Algumas vezes o arquivo .obj é chamado de arquivo "binário" ou simplesmente "bin", o que se justifica porque ele não contém mais os mnemônicos, apenas números.

O código fonte dos recursos

Como todo código fonte, este também é um arquivo texto produzido com um editor de texto. Deve conter palavras e números que o sistema operacional usa para montar os recursos do programa que será executado os quais, geralmente, são menus, diálogos e tabelas de strings. Também serve de fonte de referência para outros arquivos como ícones, bitmaps e cursores. Maiores detalhes em como criar um arquivo de recursos você encontra nos tutoriais.

O arquivo objeto dos recursos

O arquivo de recursos compilado é como se fosse um "arquivo objeto" dos recursos. Normalmente não se usa este termo, mas a comparação é perfeitamente válida. Este arquivo é produzido por um compilador de recursos, o qual formata as instruções contidas num arquivo .rc (palavras e números), convertendo-o num arquivo .res pronto para ser inserido na seção de recursos de um executável final por um linker.

O executável

O arquivo executável é o arquivo final que pode ser executado pelo sistema operacional. Geralmente está no formato PE, reconhecido pelo Unix, Linux, Windows, etc. O programa é produzido por um linker, o qual usa um ou mais arquivos .obj e .res e os combina num executável final. O formato PE também exige que o executável tenha um cabeçalho com informações a respeito do arquivo .exe. O linker fornece estas informações.

Arquivos DLL

Este tipo de arquivo contém funções e dados que outros executáveis podem utilizar quando estiverem rodando. São úteis quando contêm funções que serão chamadas repetidas vezes por vários executáveis. Ao invés de repetir estas funções em cada um dos executáveis, estes utilizam uma fonte comum: as DLLs. O acrônimo DLL origina-se de Dinamic Link Library - Biblioteca de Vínculo Dinâmico.

игровой автомат 300 shieldsсковорода блинная чугунная биолполигонлобановский александрооо полигонhebrew languageалександр лобановский

Informações adicionais