Informática Numaboa - Tutoriais e Programação
Criando uma mini-calculadora em Assembly para Win32
Qua 14 Jan 2009 20:06 |
- Detalhes
- Categoria: Assembly Numaboa (antigo oiciliS)
- Atualização: Quinta, 15 Janeiro 2009 17:45
- Autor: Felipe Costa
- Acessos: 21483
Bem, pessoal, este é o meu primeiro tutorial sobre alguma coisa, então, se for mal escrito ou mal explicado, já peço desculpas. Há um tempo atrás já tinha lido sobre assembly, mas não consegui aprender nada, aí dei uma lida em um tutorial da Vó Vicki, sobre como criar janelas em ASM e desenvolvi uma MINI-Calculadora em Assembly para Win32. Pode ter alguns erros ou falta programar algumas coisas, mas funciona e serve muito pra você aprimorar seus conhecimentos e muito mais.
Conhecimento preciso
Você precisa saber pelo menos o básico sobre como criar janelas em ASM, registrá-las e mostrá-las na tela. Se você tiver alguma dúvida sobre isto, veja o tutorial sobre como criar sua primeira janela. Clique no link abaixo:
Link para o tutorial sobre Janelas
Pronto! Você precisa deste tutorial para saber o básico sobre Janelas.
O programa que foi usado para fazer o desenvolvimento do aplicativo foi o Masm32, então acredito que você vai precisar dele também ou algum outro de sua preferência. Ah, e com certeza você também precisa de conhecimento em Assembly, não muito, mas você precisa.
Começando
Eu sempre quis fazer primeiros algumas coisas para depois aprender como elas funcionam, mas não façam isso. Se você não souber nada ou pouca coisa sobre como criar janelas, volte um pouco e leia o tutorial indicado.
Bem, então vamos ver o que vai ser feito para ficarmos logo por dentro de tudo!
Essa aí seria a nossa calculadora, mas é claro que, depois de terminada, você pode implementar algumas coisas a mais como um menu com uma About Box, mas isto será feito em outra ocasião por você mesmo. Vamos primeiro tentar desenvolver esta calculadora básica.
Primeiro começamos com o cabeçalho do programa e, nesta calculadora, você não precisa mais do que instruções do processador .386. Então você já sabe o que fazer, né?
Aqui começa o código começa:
Logo no começo iremos precisar apenas das bibliotecas user32.lib e Kernel32.lib. Então, continuando com o código:
Agora vamos inserir o protótipo Gerenciador_Janela:
Você pode chamar esse protótipo da forma que quiser, desde que você saiba que ele servirá de modelo para o procedimento que criaremos mais à frente para gerenciar a janela
Como sabemos, a seguir vêm as variáveis inicializadas. No momento precisamos apenas das principais para criarmos a janela onde ficarão os botões. Indicamos o título da janela e o nome da classe da janela:
A seguir vem o Handle de novas janelas e a Linha de Comando da janela (a linha de comando é opcional, mas, por via das dúvidas, vamos colocá–la), e depois os Handles dos botões e do edit:
Agora vem o código propriamente dito:
Programa começado, agora precisaremos escrever o procedimento que gerenciará nossa janela, criando-a e registrando-a.
Nomearei a classe da minha janela de "wnd", abreviação de Window.
Bem, no tutorial de janelas você aprendeu a chamar a API do Windows (CreateWindowEx). Espero que você tenha entendido ela bem, por que nós a usaremos para criar os botões e os edits.
Você talvez deva ter achado aqueles números na chamada estranhos, mas, para refrescar a memória, eles significam:
- 433: Distância do começo de sua janela, que é o seu lado esquerdo, até o início esquerdo da tela do seu computador.
- 302: Distância do topo de sua janela até o topo da tela do seu computador.
- 230: Dimensão da largura da sua janela.
- 190: Dimensão da Altura da sua janela.
Você pode defini-los como quiser.
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