Segurança
Procura no Google
Ter 28 Nov 2006 23:36 |
- Detalhes
- Categoria: Garimpo na Internet
- Atualização: Sexta, 17 Abril 2009 21:21
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 12658
Todo mundo que conheço procura alguma coisa no Google. Chama a página do motor de busca mais em moda no momento (se estiver no Brasil cai infalivelmente no endereço www.google.com.br), digita uma ou duas palavrinhas, aperta a tecla [Enter] e espera pelo resultado. Mas, será que o Google é só isto?
Né não! O problema é que a maioria das pessoas não se dá o trabalho de ler manuais e explicações. Dependendo da forma como encaminhamos uma pesquisa podemos obter milhares (ou até milhões) de resultados. Se quisermos depurar os resultados obtidos precisamos usar artifícios que os limitem. Por exemplo, se você é um(a) webmaster e quiser saber quantas páginas da web apontam para o seu site, é bom usar o operador link: ao invés de digitar apenas o nome do site.
São vários os operadores oferecidos pelo Google (veja a seguir). O importante é não esquecer que entre o indicador e a palavra seguinte não seja colocado um espaço. Experimente ver quantos links existem para o Google... na última vez que dei uma olhada existiam aproximadamente (apenas) 3.900 links para www.google.com.br e 1.900.000 para o www.google.com.
Antes de continuar com os operadores, é bom esclarecer que letras maiúsculas e minúsculas não fazem diferença. Se você pedir Banana, banana, BaNaNa ou qualquer outra combinação, o resultado será o mesmo. Outra coisa: você também pode deixar de lado os acentos gráficos (acento agudo, circunflexo, til, etc) e o c cedilha
Operadores
- O sinal + é usado para forçar a inclusão de letras ou palavras curtas que normalmente são descartadas pelo Google. Por exemplo, se digitarmos apenas Dom Pedro I, serão apresentados resultados com I e II, mas, se digitarmos Dom Pedro +II, apenas resultados com II serão mostrados.
- O sinal - é usado para excluir palavras. Por exemplo, pedindo baixo -contra elimina as páginas que contém contra-baixo
- Para procurar por frases completas, coloque o texto entre aspas. Por exemplo, "caricatura do lula".
- link: Mostra quantas páginas da web possuem links apontando para a página especificada.
- related: Mostra quantas páginas são "semelhantes" à requisitada.
- info: Mostra se o endereço indicado está no Google. Por exemplo, info:www.numaboa.com mostra Aldeia NumaBoa - um portal diferente em Português do Brasil.
- define: Devolve a definição da palavra solicitada. Pedi define:coco e recebi, entre outros resultados, "As fezes são o resultado dos restos das refeições e do metabolismo de um ser vivo." e "Coco (Cocos spp.) é o fruto do coqueiro."
- site: Os resultados ficarão restritos ao domínio indicado. Por exemplo, criptografia site:www.numaboa.com mostra as páginas sobre criptografia existentes em www.numaboa.com. Se for usado apenas o domínio raiz, a procura fica restrita a este domínio. Por exemplo, use criptografia site:com.br para ver o que há sobre o assunto em domínios brasileiros.
- allintitle: Se você começar uma pesquisa com allintitle:, os resultados ficarão restritos a todas as palavras que forem indicadas, encontradas no título das páginas. Foi com allintitle:numaboa criptologia que encontrei uma porção das páginas da Criptografia da Aldeia no site da Faculdade de Informática da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.
- intitle: Se você começar uma pesquisa com intitle:, os resultados ficarão restritos à primeira palavra logo após o operador que for encontrada no título das páginas.
- allinurl: Os resultados ficarão restritos a todas as palavras que forem indicadas, encontradas no endereço URL das páginas.
- inurl: Os resultados ficarão restritos à primeira palavra que for indicada, encontrada no endereço URL das páginas.
- allintext: Serão apenas apresentadas as páginas que contém as palavras que você indicar no texto das páginas (nada de endereços ou links).
Este é o feijão com arroz para uma procura no Google. Mas tem muito mais!
Mais operadores
- cache: Esta pesquisa mostrará a versão da página que o Google armazenou no seu cache. Por exemplo, cache:www.numaboa.com vai mostrar a página principal da Aldeia armazenada no cache do Google e o topo da página apresentada mostra quando a página pesquisada foi para o cache.
- filetype: Procura por páginas com determinada extensão. A extensão de um arquivo é a parte da URL que aparece logo após o último ponto. Numa URL típica, como por exemplo http://www.site.com.br/index.html, html é a extensão do arquivo.
Existem milhares de extensões padronizadas. As mais comuns são o Adobe Portable Document Format (pdf), Adobe PostScript (ps), Lotus 1-2-3 (wk1, wk2, wk3, wk4, wk5, wki, wks, wku), Lotus WordPro (lwp), MacWrite (mw), Microsoft Excel (xls), Microsoft PowerPoint (ppt), Microsoft Word (doc), Microsoft Works (wks, wps, wdb), Microsoft Write (wri), Rich Text Format (rtf), Shockwave Flash (swf), Texto ansi (txt)...
Exemplo de procura de arquivos mp3 no Google
Se você quiser excluir um ou mais tipos de arquivos numa procura, use -filetype, por exemplo, -filetype:doc - inanchor: O operador inanchor procura o texto de um link (não o endereço URL). Este exemplo procura numaboa no texto de links.
- daterange: Procura por páginas publicadas num certo intervalo de datas. As datas precisam ser expressas em dias julianos, ou seja, o número de dias a partir de 1 de Janeiro de 4713 a.C. Na Aldeia há um Conversor de Calendários que pode ajudar a calcular. Para procurar páginas publicadas entre 1.07.06 (dia juliano 2453917) e 31.07.06 (dia juliano 2453947) digite http daterange:2453917-2453947 ou clique aqui.
Restringindo os resultados
A arte numa pesquisa é conseguir afunilar os resultados para não ter que procurar alguma coisa entre centenas ou até milhares de páginas. Existem várias maneiras de restringir o número de endereços que contenham APENAS o que estamos procurando.
Operadores lógicos
O Google disponibiliza os operadores lógicos AND (.), OR (|) e NOT (-). AND significa E, OR é OU e NOT é NÃO. Com exceção do AND, eles podem ser usados literalmente. Além disto, podem ser substituídos por um caractere próprio. Veja os exemplos:
"caricatura do lula" mais de 100 resultados caricatura.do.lula é o mesmo que caricatura AND do AND lula mesmo número de resultados caricatura OR lula mais de 21.000.000 resultados caricatura|lula o mesmo que caricatura OR lula caricatura NOT lula mais de 3.600.000 resultados caricatura -lula o mesmo que caricatura NOT lula
Restringindo idiomas
Para restringir os idiomas é preciso mexer na URL enviada. Por exemplo, quando digitei "caricatura do lula" na caixa de texto da página do Google, obtive mais de 90 referências. Faça o mesmo e observe o endereço que aparece na caixa de texto dos endereços do seu navegador. Deve ser algo como:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR &q=%22caricatura+do+lula%22&btnG=Pesquisa+Google&meta=
Logo depois de search? (procurar) está hl=pt-BR indicando que a linguagem da interface deve ser português do Brasil. Depois vem q=%22caricatura+do+lula%22 (a pergunta feita), etc. A variável lr (language restrict) serve para filtrar apenas páginas de determinado idioma. Se quisermos somente páginas em português, basta completar a URL como mostrado abaixo:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR &q=%22caricatura+do+lula%22&btnG=Pesquisa+Google&lr=lang_pt
Agora, se quiser excluir páginas em português, você já sabe. É só usar o operador lógico NOT. Com isto só obtive dois resultados.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR &q=%22caricatura+do+lula%22&btnG=Pesquisa+Google&lr=-lang_pt
- Anterior
- Próximo >>