O que é Linux
Sab 15 Nov 2008 22:42 |
- Detalhes
- Categoria: QuéQuéIsso?
- Atualização: Quinta, 18 Junho 2009 11:47
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 4586
O nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é o nome do criador do Linux, Linus Torvalds, e de Unix, um sistema operacional de grande porte.
Vamos começar com a história do Unix. A origem do Unix tem ligação com o sistema operacional Multics, projetado na década de 1960. Este projeto era realizado pelo Massachusets Institute of Technology (conhecido como MIT), pela General Eletric (GE), pelos laboratórios Bell (Bell Labs) e pela American Telephone and Telegraph Corporation (AT&T). A intenção era de que o Multics tivesse características de tempo compartilhado (vários usuários compartilhando os recursos de um único computador). Era o sistema mais arrojado da época.
Em 1969 já existia uma versão do Multics rodando num computador GE645. Ken Thompsom era um pesquisador do Multics e trabalhava na Bell Labs. Apesar da empresa ter-se retirado do projeto tempos depois, ele continuou se dedicando ao sistema, mas, desde então, sua idéia não era a de continuar no Multics original e sim criar algo menor que conservasse as idéias básicas do sistema. A partir daí começou a saga do sistema Unix. Brian Kernighan, também pesquisador da Bell Labs, foi quem deu esse nome.
Em 1973, outro pesquisador da Bell Labs, Dennis Ritchie, reescreveu todo o sistema Unix numa linguagem de alto nível chamada C, desenvolvida por ele mesm. Devido a isto, o sistema passou a ter grande aceitação por usuários externos à Bell Labs.
Entre 1977 e 1981, a AT&T alterou o Unix fazendo algumas mudanças particulares e lançou o System III. Em 1983, após mais uma série de modificações, foi lançado o conhecido Unix System IV, que passou a ser comercializado. Até hoje este sistema é usado e se tornou o padrão internacional Unix. Este sistema é comercializado por empresas como IBM, HP e Sun. O Unix é um sistema operacional bastante caro e é usado em computadores de médio a grande porte.
Antes de falar do Linux ainda é preciso falar sobre o Minix. O Minix é uma versão do Unix gratuita e de código aberto. Isto significa que qualquer programador experiente pode fazer as alterações que quiser. Ele foi criado originalmente para fins educacionais, para quem quisesse estudar o Unix em casa. No entanto, vale citar que foi escrito do "zero" e que, apesar de ser uma versão do Unix, não contém nenhum código da AT&T, motivo pelo qual pode ser distribuído gratuitamente.
A partir daí entra em cena Linus Torvalds. Ele era um estudante de Ciências da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia, e em 1991, apenas por hobby, decidiu desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix. No mesmo ano ele disponibilizou a versão do kernel 0.02 e continuou trabalhando até que, em 1994, disponibilizou a versão 1.0. Até o momento em que este artigo estava sendo escrito, a versão mais atual era a 2.6.
Quando desenvolveu o Linux, Torvalds não tinha a intenção de ganhar dinheiro. Seu objetivo era fazer um sistema opercional para uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento adotado foi o da ajuda coletiva, ou seja, ele coordenava os esforços de milhares de pessoas que contribuíam gratuitamente para melhorar kernel que ele havia criado.
O kernel, que significa núcleo, é o centro de um sistema operacional, a parte mais importante que disponibiliza serviços básicos para todas as partes do sistema: controla o sistema de armazenamento de arquivos, o teclado, o monitor, etc e tal. Apesar disto, o kernel não tem sentido se não tivermos programas que sejam capazes de realizar determinadas tarefas como editar textos e imagens, ouvir música ou ver alguns filmes. Sabendo disto, Linus Torvalds procurou software (programas) livre que complementassem seu kernel e o transformassem num verdadeiro sistema operacional - chegou no GNU. Gostou, adotou e disponibilizou seu sistema sob a mesma licença: código aberto (todo mundo pode analisar como funciona), liberdade de uso (todo mundo pode usar como quiser e alterar para melhorar) e distribuição gratuita (todo mundo pode usar sem ter que pagar). Quer coisa melhor?
Que tal começar a usar o Linux hoje mesmo?