A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

O que é Linux

Sab

15

Nov

2008


22:42

(4 votos, média 4.00 de 5) 


O nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é o nome do criador do Linux, Linus Torvalds, e de Unix, um sistema operacional de grande porte.

Ken Thompson
Ken Thompson

Vamos começar com a história do Unix. A origem do Unix tem ligação com o sistema operacional Multics, projetado na década de 1960. Este projeto era realizado pelo Massachusets Institute of Technology (conhecido como MIT), pela General Eletric (GE), pelos laboratórios Bell (Bell Labs) e pela American Telephone and Telegraph Corporation (AT&T). A intenção era de que o Multics tivesse características de tempo compartilhado (vários usuários compartilhando os recursos de um único computador). Era o sistema mais arrojado da época.

Em 1969 já existia uma versão do Multics rodando num computador GE645. Ken Thompsom era um pesquisador do Multics e trabalhava na Bell Labs. Apesar da empresa ter-se retirado do projeto tempos depois, ele continuou se dedicando ao sistema, mas, desde então, sua idéia não era a de continuar no Multics original e sim criar algo menor que conservasse as idéias básicas do sistema. A partir daí começou a saga do sistema Unix. Brian Kernighan, também pesquisador da Bell Labs, foi quem deu esse nome.

Dennis Ritchie
Dennis Ritchie

Em 1973, outro pesquisador da Bell Labs, Dennis Ritchie, reescreveu todo o sistema Unix numa linguagem de alto nível chamada C, desenvolvida por ele mesm. Devido a isto, o sistema passou a ter grande aceitação por usuários externos à Bell Labs.

Entre 1977 e 1981, a AT&T alterou o Unix fazendo algumas mudanças particulares e lançou o System III. Em 1983, após mais uma série de modificações, foi lançado o conhecido Unix System IV, que passou a ser comercializado. Até hoje este sistema é usado e se tornou o padrão internacional Unix. Este sistema é comercializado por empresas como IBM, HP e Sun. O Unix é um sistema operacional bastante caro e é usado em computadores de médio a grande porte.

Antes de falar do Linux ainda é preciso falar sobre o Minix. O Minix é uma versão do Unix gratuita e de código aberto. Isto significa que qualquer programador experiente pode fazer as alterações que quiser. Ele foi criado originalmente para fins educacionais, para quem quisesse estudar o Unix em casa. No entanto, vale citar que foi escrito do "zero" e que, apesar de ser uma versão do Unix, não contém nenhum código da AT&T, motivo pelo qual pode ser distribuído gratuitamente.

Linus Torvalds
Linus Torvalds

A partir daí entra em cena Linus Torvalds. Ele era um estudante de Ciências da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia, e em 1991, apenas por hobby, decidiu desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix. No mesmo ano ele disponibilizou a versão do kernel 0.02 e continuou trabalhando até que, em 1994, disponibilizou a versão 1.0. Até o momento em que este artigo estava sendo escrito, a versão mais atual era a 2.6.

Quando desenvolveu o Linux, Torvalds não tinha a intenção de ganhar dinheiro. Seu objetivo era fazer um sistema opercional para uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento adotado foi o da ajuda coletiva, ou seja, ele coordenava os esforços de milhares de pessoas que contribuíam gratuitamente para melhorar kernel que ele havia criado.

O kernel, que significa núcleo, é o centro de um sistema operacional, a parte mais importante que disponibiliza serviços básicos para todas as partes do sistema: controla o sistema de armazenamento de arquivos, o teclado, o monitor, etc e tal. Apesar disto, o kernel não tem sentido se não tivermos programas que sejam capazes de realizar determinadas tarefas como editar textos e imagens, ouvir música ou ver alguns filmes. Sabendo disto, Linus Torvalds procurou software (programas) livre que complementassem seu kernel e o transformassem num verdadeiro sistema operacional - chegou no GNU. Gostou, adotou e disponibilizou seu sistema sob a mesma licença: código aberto (todo mundo pode analisar como funciona), liberdade de uso (todo mundo pode usar como quiser e alterar para melhorar) e distribuição gratuita (todo mundo pode usar sem ter que pagar). Quer coisa melhor?

biggrin Que tal começar a usar o Linux hoje mesmo?

играть в блэкджексковорода блинная чугунная блинница 220 биол 0422лобановский александр игоревич класссамые лучшиеникас официальный сайт харьков менюофициальный никас

Informações adicionais