AJAX
Dom 16 Abr 2006 18:08 |
- Detalhes
- Categoria: QuéQuéIsso?
- Atualização: Domingo, 14 Junho 2009 17:17
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 10653
AJAX é a sigla para "Asynchronous Javascript and XML". O AJAX não é uma única tecnologia. Na verdade, são várias tecnologias combinadas de uma forma nova que leva a resultados surpreendentes.
A tecnologia AJAX incorpora:
- apresentações padronizadas usando XHTML e CSS
- display dinâmico e interatividade usando Document Object Model (DOM)
- troca e manipulação de dados usando XML e XSLT
- busca de dados assíncrona utilizando XMLHttpRequest
- e JavaScript ligando tudo isto
No modelo clássico de aplicações web a maior parte das ações do usuário dispara uma requisição HTTP no servidor. O servidor realiza algum processamento - busca dados, mastiga números, fala com vários sistemas legados - para depois retornar uma página HTML para o cliente. Este modo de funcionamento pode ser tecnicamente muito bom, mas para o usuário não é lá aquelas coisas: o usuário precisa ficar esperando e cada nova etapa representa mais espera.
Uma aplicação AJAX elimina os soluços (começa-pára-começa-pára) da interação web introduzindo uma nova camada - uma máquina AJAX entre o usuário e o servidor. À primeira vista pode parecer que a adição de mais uma camada diminui a capacidade de resposta da aplicação, mas o que ocorre é justamente o contrário.
Ao invés de carregar uma página no início da sessão, o navegador carrega uma máquina AJAX escrita em JavaScript, geralmente escondida num frame invisível. A máquina é responsável tanto por criar a interface vista pelo usuário quanto para fazer a comunicação com o servidor. A máquina AJAX permite uma comunicação assíncrona na interação do usuário com a aplicação, independente da comunicação com o servidor.
Cada ação do usuário que, normalmente, iria gerar uma requisição HTTP toma a forma de uma chamada JavaScript à máquina AJAX. Qualquer resposta que não precisa retornar ao servidor, como validação de dados, edição de dados da memória ou algum comando de navegação, é dada pela máquina AJAX. Se a máquina precisar de alguma coisa do servidor para poder responder - envio de dados para serem processados, carga de código adicional ou busca de novos dados - ela faz estas requisições de modo assíncrono, geralmente usando XML, sem interferir na interação do usuário com a aplicação.
A tecnologia AJAX já está sendo usada por grandes corporações como a Amazon e o Google. O Orkut, o Gmail e o GoogleMaps são os exemplos mais marcantes de aplicações sofisticadas. Mas não é só de grandes aplicativos que vive um site - os pequenos também fazem diferença. Experimente usar a caixa de procura que está no topo desta página e sinta o gostinho do AJAX.
Os maiores desafios para se criar aplicações AJAX não são técnicos, são culturais. Precisamos nos libertar das restrições que nos foram impostas por tanto tempo e repensar a nossa atuação na web. O limite é apenas a imaginação e a capacidade criativa Veja mais um exemplo do que é possível fazer conhecendo o Backbase explorer que acompanha o pacote gratuito da [url=http://www.backbase.com/]Backbase[/url], uma ótima pedida para quem quiser começar.
Referências
O Elcio Ferreira escreveu dois excelentes artigos sobre o assunto. Visite Ajax para quem só ouviu falar e Ajax: encarando o mundo real. Como não podia deixar de ser, a tecnologia Ajax foi aplicada nestas páginas.
O artigo de Jesse James Garret, Ajax: A New Approach to Web Applications, foi a fonte da base teórica da tecnologia Ajax citada neste texto.