Oficina
Gerenciador Remoto
Dom 28 Mai 2006 09:01 |
- Detalhes
- Categoria: Ferramentas de Rede
- Atualização: Domingo, 14 Junho 2009 17:20
- Autor: T.J.Nogueira
- Acessos: 17213
2.2 Cliente
É fato que a codificação do nosso módulo Cliente é bem mais tranqüila do que a do módulo Servidor. Iremos começar a entender a codificação do módulo Cliente a partir da nosso botão CONECTAR.
O código do nosso botão CONECTAR é:
ClientSocket1.Host:=edit1.text; ClientSocket1.Port:=31300; ClientSocket1.Active:=True;
onde em
ClientSocket1.Host:=edit1.text;
definimos para a propriedade Host do nosso ClientSocket o endereço repassado pelo usuário no Edit1.text.
Em seguida temos:
ClientSocket1.Port:=31300;
Aqui repassamos para a propriedade Port do nosso ClientSocket o valor 31300, que será a porta pela qual nos conectaremos com o módulo Servidor.
E finalizando temos
ClientSocket1.Active:=True;
ou seja, o código responsável por ativar a conexão do módulo Cliente com o módulo Servidor. O código acima faz com que o nosso ClientSocket tente se conectar com o endereço definido na propriedade Host utilizando a porta definida na propriedade Port do ClientSocket.
Em seguida temos o código referente ao evento OnConnect do nosso ClientSocket. O código é:
Label4.Caption:= ' Conectado ao Servidor ';
O código consiste em alterar a propriedade Caption do label4 para ' Conectado ao Servidor '. Em outras palavras, caso o módulo Cliente se conecte com o Servidor, será mostrada na interface do módulo Cliente a mensagem Conectado ao Servidor para que o usuário saiba do sucesso da conexão.
E por fim, o código mais importante do nosso módulo Cliente, que é o do botão ENVIAR!. Este é o código responsável por enviar o comando desejado para ser executado pelo módulo Servidor.
O código do botão ENVIAR! é:
ClientSocket1.Socket.SendText(ComboBox1.Text); Label4.Caption:='Comando Enviado.';
Nele temos a linha:
ClientSocket1.Socket.SendText(ComboBox1.Text);
Nesta linha enviamos o texto escolhido no nosso ComboBox1 para o Host definido nas propriedades do nosso ClientSocket. No caso em questão, o Host será o do módulo Servidor, pois é para ele que queremos enviar o comando. A parte do comando .SendText(ComboBox1.Text); é a designada e responsável pelo envio do texto para o módulo Servidor, ou para qualquer outro lugar, dependendo do que se queira fazer, mas isto não vem ao caso agora né!
E finalizando, temos:
Label4.Caption:='Comando Enviado.';
Esta linha simplesmente altera a propriedade Caption do Label4 para 'Comando Enviado', alertando o usuário e mostrando que o texto já foi enviado. Com isto, finalizamos o nosso projeto.
Concluindo
Pronto, pessoal, este é o código do nosso humilde Gerenciador Remoto totalmente funcional em relação ao que ele se propõe a fazer, o que no caso é simplesmente explicar como funciona a execução e manipulação remota. Agora cabe a você incrementá-lo e adicionar funções que você ache interessantes, melhorar a sua interface e tudo mais que você quiser! No nosso livro temos um capítulo com uma série de funções bem legais e interessantes que você poderá utilizar na implementação do seu Gerenciador Remoto. Vale a pena tentar!
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