A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Oficina

Gerenciador Remoto

Dom

28

Mai

2006


09:01

(18 votos, média 5.00 de 5) 


2.2 Cliente

É fato que a codificação do nosso módulo Cliente é bem mais tranqüila do que a do módulo Servidor. Iremos começar a entender a codificação do módulo Cliente a partir da nosso botão CONECTAR.

O código do nosso botão CONECTAR é:

ClientSocket1.Host:=edit1.text;
ClientSocket1.Port:=31300;
ClientSocket1.Active:=True;

onde em

ClientSocket1.Host:=edit1.text;

definimos para a propriedade Host do nosso ClientSocket o endereço repassado pelo usuário no Edit1.text.

Em seguida temos:

ClientSocket1.Port:=31300;

Aqui repassamos para a propriedade Port do nosso ClientSocket o valor 31300, que será a porta pela qual nos conectaremos com o módulo Servidor.

E finalizando temos

ClientSocket1.Active:=True;

ou seja, o código responsável por ativar a conexão do módulo Cliente com o módulo Servidor. O código acima faz com que o nosso ClientSocket tente se conectar com o endereço definido na propriedade Host utilizando a porta definida na propriedade Port do ClientSocket.

Em seguida temos o código referente ao evento OnConnect do nosso ClientSocket. O código é:

Label4.Caption:= ' Conectado ao Servidor ';

O código consiste em alterar a propriedade Caption do label4 para ' Conectado ao Servidor '. Em outras palavras, caso o módulo Cliente se conecte com o Servidor, será mostrada na interface do módulo Cliente a mensagem Conectado ao Servidor para que o usuário saiba do sucesso da conexão.

E por fim, o código mais importante do nosso módulo Cliente, que é o do botão ENVIAR!. Este é o código responsável por enviar o comando desejado para ser executado pelo módulo Servidor.

O código do botão ENVIAR! é:

ClientSocket1.Socket.SendText(ComboBox1.Text);
Label4.Caption:='Comando Enviado.';

Nele temos a linha:

ClientSocket1.Socket.SendText(ComboBox1.Text);

Nesta linha enviamos o texto escolhido no nosso ComboBox1 para o Host definido nas propriedades do nosso ClientSocket. No caso em questão, o Host será o do módulo Servidor, pois é para ele que queremos enviar o comando. A parte do comando .SendText(ComboBox1.Text); é a designada e responsável pelo envio do texto para o módulo Servidor, ou para qualquer outro lugar, dependendo do que se queira fazer, mas isto não vem ao caso agora né!

E finalizando, temos:

Label4.Caption:='Comando Enviado.';

Esta linha simplesmente altera a propriedade Caption do Label4 para 'Comando Enviado', alertando o usuário e mostrando que o texto já foi enviado. Com isto, finalizamos o nosso projeto.

Concluindo

Pronto, pessoal, este é o código do nosso humilde Gerenciador Remoto totalmente funcional em relação ao que ele se propõe a fazer, o que no caso é simplesmente explicar como funciona a execução e manipulação remota. Agora cabe a você incrementá-lo e adicionar funções que você ache interessantes, melhorar a sua interface e tudo mais que você quiser! No nosso livro temos um capítulo com uma série de funções bem legais e interessantes que você poderá utilizar na implementação do seu Gerenciador Remoto. Vale a pena tentar!

казино онлайн azartplayкак выбрать сковородкуникас ресторан александр лобановскийvsemsmartооо полигон киев отзывылобановский александр

Informações adicionais