Mais uma da Sony
Seg 27 Ago 2007 20:06 |
- Detalhes
- Categoria: Notícias da Informática
- Atualização: Terça, 21 Abril 2009 20:38
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 7786
A coisa está começando a ficar complicada :thumbdown:
Como se não bastasse a pisada na bola no final de 2005, quando especialistas descobriram que o software de proteção de CDs contra cópias da Sony usava tecnologias de rootkit que permitiam acesso remoto a dados pessoais dos usuários, agora é um leitor biométrico da mesma empresa que vem com esta praga embutida.
Se você encontrar esta maravilha da tecnologia moderna, um stick que deve ser espetado numa entrada USB e que consegue ler suas impressões digitais para só então liberar o uso do seu laptop, CUIDADO! Tá certo que usar medidas biométricas é muito mais "modernoso" do que utilizar senhas de acesso, só que... o stick precisa ser instalado e a Sony parece ter uma fixação mórbida por rootkits.
Traduzindo: rootkit é um pedaço de software instalado à sua revelia no seu computador que identifica inequivocamente sua máquina e o seu novo brinquedinho. Até aí, tudo bem. Acontece que, como esta peça de software fica camuflada no seu sistema (ou seja, você não recebe nenhum aviso de que está sendo instalada e nem onde foi escondida), o procedimento já é suspeito. Não gostou deste detalhe? Pois então se prepare, porque agora vem a parte ruim da notícia: o software de leitura de impressões digitais MicroVault USM-F que acompanha o stick USB instala um driver que cria uma pasta (diretório) camuflada em "c:\windows\" - UM ESCONDERIJO IDEAL para os meliantes de plantão instalarem todo tipo de porcaria.
Notícia veiculada pelo F-Secure Security Labs.