Microsoft ataca novamente
Qua 27 Dez 2006 23:02 |
- Detalhes
- Categoria: Notícias da Informática
- Atualização: Terça, 25 Março 2008 21:58
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 6456
Microsoft baba em cima da empresa UsedSoft.
Dá pra acreditar? Peter Schneider, um empresário alemão que descobriu uma mina de ouro nas licenças de software relegadas às traças, está incomodando a gigante Microsoft.
Schneider compra legalmente o software adormecido em milhares de computadores de empresas que encerraram suas atividades por um motivo ou outro, legaliza formalmente suas aquisições em cartório e revende (logicamente com alguma margem de lucro) o direito de uso do mesmo. Até aí, nada de excepcional. Grandes empresas da Alemanha, como Haribo, Edeka, Douglas Rewe, várias Caixas Econômicas (Sparkassen), o aeroporto de Munique, a editora Heinrich Bauer e incontáveis usuários "mortais comuns" acharam por bem optarem por esta transferência de direitos - legalmente sacramentada em cartório. A única empresa que não gostou nem um pouquinho foi a toda-poderosa Microsoft.
Em Dezembro de 2006 a UsedSoft, empresa de Schneider, foi invadida pela Polícia, pela Promotoria e por dois funcionários "curiosos" da Microsoft (notícia publicada na revista Der Spiegel). A alegação para tal invasão foi que a UsedSoft estava comercializando software pirata e todo material foi apreendido. Depois de algumas de semanas a surpresa... não havia nada ilegal nas atividades da UsedSoft, apenas o descontentamento da Micro$oft e, de acordo com a Justiça Alemã, a empresa de Schneider pode continuar a operar in dulce jubilo.
É preciso dizer que Schneider deu umas cutucadas bravas: nas feiras de informática, em stands perto dos da Microsoft seus slogans eram do tipo "Não jogue seu dinheiro pelo Windows!" (pela janela) ou "Transforme o homem mais rico do mundo num remediado" ... hehehe, dá pra entender a reação!