Informática Numaboa - Linux
Slackware + Postfix
Sex 17 Mar 2006 12:02 |
- Detalhes
- Categoria: Como fazer instalações
- Atualização: Quinta, 03 Abril 2008 13:50
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 29836
O Postfix é um dos MTA (Mail Transfer Agent) mais fácil de instalar e de configurar. Talvez seja este o motivo da crescente utilização deste agente de correio e também foi isto que pesou na hora da minha escolha. O sendmail é o MTA mais tradicional e o projeto do qmail anda devagar quase parando, então, resolvi dar uma chance ao Postfix criado por Wietse Venema
Mal sabia eu do tamanho da encrenca. Depois de patinar um bocado, resolvi "picar" as tarefas no velho estilo do "uma coisa de cada vez". Aliás, este também será o estilo do tutorial: ao invés de um tutorialzão, serão vários tutoriais que abordam especificamente os componentes do sistema onde o Postfix funciona como um "kernel".
O sistema completo será Postfix + Maildir + Virtual Hosts + SASL + TLS + IMAP + MySQL + ClamAV + SpamAssassin + PostfixAdmin + Squirrel Mail. Este primeiro tutorial da série trata apenas da instalação básica do Postfix. Vou tentar relatar tudo o que aconteceu, principalmente os erros que cometi e a falta de informações que mais me atrapalharam. Assim como já fui uma newbie, outros principiantes que não conhecem o caminho das pedras devem cair nas mesmas armadilhas e, se isto puder ser evitado, é ponto a favor de todos.
O servidor Postfix
Entender o processo antes de partir para uma instalação geralmente representa uma enorme economia de tempo. Na minha inocência de principiante, achava que o Postfix era um serviço para enviar e para ler e-mails. Só que não é bem assim. O Postfix é um servidor que disponibiliza uma conexão SMTP (Send Message Transfer Protocol) para enviar e para receber mensagens. Para enviar um email, nosso servidor precisa fazer contato com outro MTA e, se receber autorização, faz a entrega. Outros MTAs fazem contato com o nosso servidor e, se nosso servidor der autorização, os MTAs entregam as mensagens e nosso servidor faz o recebimento armazenando as mensagens num diretório previamente especificado.
Clientes Postfix
Os donos das mensagens, se tiverem acesso à máquina, podem abrir o arquivo de emails e ler as mensagens. Na maioria das vezes isto é impossível pois nenhum administrador de sistema é louco de colocar uma máquina servidora na mão de um monte de usuários. Neste caso, os donos das mensagens podem usar dois métodos para ler seus emails: programas clientes (como o famigerado Outlook, o Thunderbird ou o Pegasus), também chamados de UA (User Agent), ou aplicativos de Internet (como o webmail ou o squirrel mail) que se comunicam com o Postfix e transferem sequencialmente as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico (remota) para um computador local através dos protocolos POP3 ou IMAP.
O POP3 (Post Office Protocol Versão 3) é o protocolo mais antigo. Uma transferência ocorre da seguinte maneira:
- É estabelecida uma ligação TCP (Transmission Control Protocol) entre a aplicação cliente de e-mail (User Agent - UA) e o servidor onde está a caixa de correio (Messsage Transfer Agent - MTA);
- O utilizador se autentica;
- Todas as mensagens existentes na caixa de correio são transferidas sequencialmente para o computador local;
- As mensagens são apagadas da caixa de correio (opcionalmente, o protocolo pode ser configurado para que as mensagens não sejam apagadas da caixa de correio);
- A ligação com o servidor é terminada;
- O utilizador pode agora ler e processar as suas mensagens (off line).
O IMAP (Internet Message Access Protocol) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. A última versão é o IMAP4. As mensagens ficam armazenadas no servidor e o usuário pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico. Outra vantagem deste protocolo é o compartilhemento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar buscas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chaves. Mas há um inconveniente: não tem a característica off line do POP3.
Etapas da instalação do Postfix
O roteiro de uma instalação básica do Postfix pode ser resumido em:
- Se existir, bloquear o sendmail
- Criar grupos e usuários do sistema
- Download e compilação
- Conexão SMTP
- Configuração do Postfix
- Testar a configuração
- Teste com mailto
- Teste com telnet
- Parâmetros mais importantes
- Ferramentas do Postfix
- Anterior
- Próximo >>