Informática Numaboa
Software livre
Ter 18 Set 2007 19:15 |
- Detalhes
- Categoria: Dicas Gerais
- Atualização: Terça, 21 Abril 2009 20:46
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 4823
Chamamos de software livre o software de código aberto e gratuito. É bem do jeito que eu gosto! Veja algumas dicas do que há de bom.
Algumas considerações
Hoje em dia o código aberto é um direito de todos, apesar de ser um direito exercido pela minoria... a não ser, até a presente data, no caso da União Européia x Microsoft.
Prestigiando o software livre
Mais importante do que ações judiciais é nosso empenho em divulgar e prestigiar o software de código aberto, principalmente se for gratuito. Explico um detalhe: o software de código aberto não é necessariamente gratuito. Código aberto significa que o usuário tem acesso ao código do programa para verificar seu funcionamento. O software de código aberto pode ser disponibilizado gratuitamente (o usuário pode analisar o código, usar o programa livremente e, se expressamente autorizado, modificar o código fonte de acordo com as suas necessidades) ou ser disponibilizado mediante alguma condição (o usuário pode analisar o código fonte mas precisa pagar pelo direito de uso, só pode fazer modificações com autorização do autor, etc). Em todo caso, seja qual for a autorização, o ponto fundamental é o código aberto - o que significa não comprar (ou usar) gato por lebre
Aqui vão algumas sugestões da vó:
Linux
Acho que não é preciso explicar que o Linux, o sistema operacional mais estável do planeta, produto do trabalho de milhares de colaboradores (e zilhões de neurônios), é o campeão. A opção de usá-lo como SO de desktops parece estar meio emperrada, mas como servidor de rede é um sucesso mundial. Muitas vezes me pergunto o que seria da Internet sem o pingüin - com certeza, não seria a Internet que temos hoje à nossa disposição.
Filosofias à parte, deixemos a estrela do software livre sossegada porque não faz sentido repetir o que o mundo já sabe (ou está começando a perceber). Existe muito mais no universo do software livre (inclusive para o Windows e para o Mac) do que sonha a nossa vã filosofia
Firefox
O Firefox é descendente direto do Netscape e faz parte do projeto Mozilla liderado por uma equipe séria que há décadas faz uma oposição sistemática às arbitrariedades da Microsoft para proteger seu Internet Explorer. É o meu navegador favorito e está disponível tanto para Windows como para Mac.
Thunderbird
O Thunderbird é o cliente de e-mail da Mozilla e, como o navegador, surpreende pela facilidade de uso e recursos disponíveis. Um dos seus grandes diferenciais é o filtro antispam integrado ao programa.
Gimp
O Gimp é um poderoso e avançado editor de imagens, do mesmo tipo que o Adobe Photoshop, porém de código aberto e totalmente gratuito. Este aplicativo foi criado originalmente para o Linux, mas agora ganhou uma versão para Windows. Embora seja grátis, ele não fica devendo nada aos programas mais famosos da categoria: são milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer mágica com qualquer imagem.
Obs: precisa do GTK+ 2 Runtime Environment.
Aproveite e dê uma olhada na GimpZine, uma excelente publicação sobre o Gimp. Você as encontra na seção de downloads da Aldeia em Informática/eZines ou no site O Gimp. No site, além das ezines, há excelentes artigos e tutoriais.
Gimp ou na seção de downloads da Aldeia em Informática/Editores.
GTK+
O GTK+ 2 Runtime Environment é uma biblioteca para ambientes gráficos necessária para a execução de alguns programas, como o GIMP por exemplo. Ele é um software livre e integra o projeto GNU, responsável pela criação de inúmeros programas de código aberto e totalmente gratuitos.
GTK ou na seção de downloads da Aldeia em Informática/Editores.
Inkscape
Assim como seus concorrentes da Adobe e da Corel, este software permite criar gráficos vetoriais de alta qualidade. A grande diferença é que seu código é aberto e o aplicativo é gratuito.
Obs: precisa do GTK+ 2 Runtime Environment.