Informática Numaboa
Vitaminando o Firefox
Ter 18 Set 2007 10:39 |
- Detalhes
- Categoria: Dicas Gerais
- Atualização: Quarta, 17 Junho 2009 18:40
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 6177
O Mozilla Firefox é um excelente navegador que, além de permitir a instalação de complementos, ainda pode ser configurado de acordo com as necessidades dos usuários. Se você usa o Firefox, veja neste tutorial como dar uma vitaminada no bichinho para que fique bem mais rápido. Se você não usa o Firefox, não sabe o que está perdendo
Os parâmetros de configuração
Para visualizar os parâmetros de configuração do Firefox, digite "about:config" (sem as aspas) no campo de endereço do seu navegador. São dezenas de parâmetros que podem ser alterados de acordo com o gosto do freguês. Os nomes dos parâmetros são auto-explicativos (para quem tem noções de inglês) e os que tiveram seus valores originais alterados aparecem em negrito.
Para aumentar a velocidade de carregamento de páginas, vamos alterar três parâmetros existentes e criar um quarto.
O parâmetro network.http.pipelining
Quando carrega uma página nova, o Firefox normalmente faz uma requisição de cada vez, uma após a outra: solicita uma parte do texto - aguarda a resposta, pede uma imagem - aguarda a resposta, requisita um flash - aguarda a resposta, e assim por diante. Se o pipelining for ativado, o navegador faz as solicitações sem se preocupar com as respostas, mas que, mesmo assim, serão checadas no final. Resumo da história: o carregamento da página se torna mais rápido porque vários "canais" transferem dados simultaneamente.
Localize o parâmetro network.http.pipelining - ele deve estar com o valor "false". Se for este o caso, dê um duplo clique no parâmetro para mudar seu valor para "true".
O parâmetro network.http.proxy.pipelining
Muitos provedores de Internet costumam utilizar servidores proxy para armazenar as solicitações mais frequentes feitas pelos usuários. Se a página solicitada estiver no proxy, ao invés de buscar as informações no servidor da página, os dados são fornecidos diretamente a partir do proxy. Isto aumenta a velocidade de resposta e diminui o tráfego na Internet. O único problema que pode ocorrer é quando a página no proxy está desatualizada, mas, no frigir dos ovos, o ganho é significativo.
Se você estiver sendo servido por um proxy, então também será preciso habilitar um pipelining para o dito cujo. Como nem sempre sabemos se estamos sendo servidos por um proxy ou não, o melhor é passar o network.http.proxy.pipelining de "false" para "true" com um duplo clique neste parâmetro. Afinal de contas, o que abunda não prejudica
O parâmetro network.http.pipelining.maxrequests
Agora chegou a vez de dizermos quantas solicitações simultâneas devem ser feitas. O valor padrão deste parâmetro é 4, mas nada impede que seja 20 ou 30. Para alterar o valor, basta um duplo clique. Na janela de edição digite o valor desejado e depois clique no botão OK.
As alterações feitas até agora podem ser vistas na imagem abaixo:
O parâmetro nglayout.initialpaint.delay
Este parâmetro precisa ser adicionado aos já existentes. Sua função é informar se o Firefox deve ou não esperar (delay = retardo) para agir (paint = pintar) quando receber informações. Como queremos turbinar nosso navegador, devemos informar que ele não espere nadica de nada para começar a compor a página.
Clique com o botão direito do mouse em qualquer área livre da página de configuração e escolha "Nova opção..." e "Inteira...". Na janela de edição digite nglayout.initialpaint.delay e no botão OK. Uma nova janela de edição pede o valor inteiro deste parâmetro: digite 0 (zero) e OK. Tá feito o jogo, agora é só testar o seu Firefox vitaminado!