A história de Robert Skulj
Qua 20 Jun 2007 19:26 |
- Detalhes
- Categoria: Mundo hacker
- Atualização: Quarta, 20 Junho 2007 20:01
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 7953
Robert Skulj era um hacker de 28 anos que encontrou uma falha de segurança crítica num sistema de comércio eletrônico chamado Klik, da Nova Ljubljanska Banka (um banco da Eslovênia).
Notícia da Tech Critic, veiculada em 13 de agosto de 2003
"Robert Skulj cometeu suicídio há cinco dias atrás. Skulj foi tratado como criminoso porque hackeou um sistema. Foi encontrado morto no seu apartamento na cidade de Trzic, com um tiro na cabeça."
A história é a seguinte: Robert Skulj manteve intensa negociação com o banco Nova Ljubljanska Banka no ano de 2002. Queria vender um pacote com o seu Cavalo de Tróia e o modo seguro de neutralizá-lo ao NLB por 500.000 EUR. No final das negociações o NLB não aceitou qualquer acordo. Mais do que isto, abriu um processo contra o hacker. Como resultado, a polícia prendeu Skulj e confiscou o trojan e o antídoto.
No tribunal concluíu-se de que não se tratava de ato penal nem de fraude, e a acusação foi rejeitada. Skulj passou a ter certeza de que havia ganho a guerra contra o NLB, principalmente porque o tribunal havia descoberto que todas as falhas de segurança que ele havia apontado eram reais. Então anunciou que pediria uma indenização de 200 milhões de Tolars (aproximadamente 850.000 EUR ou quase 1 milhão de dólares) da Eslovênia e do NLB pelo incidente.
Neste ponto, a história foi interrompida pelo suicídio de Skulj...