Informática Numaboa
Componente 1.5 - Como registrar
Sab 19 Jan 2008 13:04 |
- Detalhes
- Categoria: Joomla
- Atualização: Segunda, 02 Julho 2012 19:26
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 13599
Este é o segundo passo para se criar um componente para o Joomla 1.5: fazer o registro do componente para integrá-lo ao sistema. Veja três maneiras de fazer registros.
Neste tutorial assume-se que você tenha lido o tutorial Componente 1.5 - O basicão e que tenha criado os componentes front e backend "Olá Pessoal". São estes que serão registrados.
Primeiro método: na unha
Todos os componentes precisam ser registrados na tabela jos_components da base de dados do Joomla (o prefixo pode ser outro, mas procure por ???_components). A maneira mais direta é acessar esta tabela e inserir o registro necessário. Para isto é necessário que você tenha acesso à base de dados. Se é este o seu caso, você pode executar a seguinte query na linha de comando do seu console:
INSERT INTO jos_components (name, link, admin_menu_link, admin_menu_alt, `option`, admin_menu_img, params) VALUES ('Ola Pessoal','option=com_ola','option=com_ola','Administrar Ola', 'com_ola','js/ThemeOffice/component.png','');
Cuidado com a aspa simples ( ' ) e o chamado backtick, um acento grave sozinho ( ` ). A primeira é para delimitar strings; o segundo, um pouco inclinado para a esquerda, serve para delimitar nomes de campos. Observe que foi usado apenas no campo chamado option. É que esta palavra é reservada no MySQL e, se a usarmos como nome de campo, ela precisa ser delimitada por backticks para não dar erro de sintaxe.
Já quebrei a cara mais de uma vez com este detalhe :mad:
Segundo método: com gerenciador de base de dados
Se você pode ter acesso às tabelas da base de dados do Joomla através de um gerenciador de banco de dados via web, use-o para inserir o novo registro. O gerenciador mais comum é o PHPMyAdmin. Use aquele que estiver à sua disposição e coloque os dados da seguinte forma:
name <- Ola Pessoal link <- option=com_ola admin_menu_link <- option=com_ola admin_menu_alt <- Administrar Ola option <- com_ola admin_menu_img <- js/ThemeOffice/component.png params
Terceiro método: instalador do Joomla
Se você não tem a mínima idéia de como executar uma query diretamente no console ou não tem um gerenciador de banco de dados, então será preciso criar um pacote de instalação. Este será um pacote bem simples, assim como nossos componentes.
Arquivos na máquina local
Crie um diretório na máquina local e coloque os scripts ola.php e admin.ola.php neste diretório.
O arquivo de instalação
Neste mesmo diretório crie o arquivo ola.xml. Este arquivo será o roteiro de instalação para o Joomla:
A primeira linha deste script indica que se trata de um arquivo xml versão 1.0. É uma linha obrigatória para que o sistema o identifique.
A segunda linha diz que se trata de um arquivo de instalação de componente para o Joomla versão 1.5.0.
A terceira linha, com o nome, é muito importante. Este nome será usado para compor o nome dos diretórios onde serão colocados os arquivos que definimos mais adiante. Assim, se chamamos nosso componente de Ola, o nome é transformado em letras minúsculas, espaços são retirados e recebe o prefixo com_ de componente. Neste caso, os diretórios com_ola serão criados. Não use letras acentuadas, assim como os espaços elas também são descartadas.
Também é interessante caprichar na descrição porque esta aparece quando o aplicativo é instalado com sucesso.
Tudo o que estiver entre os marcadores <file> e </file> vai para o diretório /components/com_ola/, o qual deve conter os scripts necessários para o frontend. Cada arquivo que estiver definido pelos marcadores <filename> e </filename> dentro desta seção vai para este diretório. Podem ser scripts (como PHP, HTML, XML, JS, etc), imagens (como .GIF, .JPG, .PNG, etc) ou qualquer tipo de arquivo que for necessário.
A área administrativa é delimitada com os marcadores <administration> e </administration>. Pode conter menus (que serão apresentados no menu [Componentes] da área de administração, arquivos, etc. Os arquivos serão colocados no diretório /administrator/components/com_ola/.
O pacote
Coloque os três arquivos, ola.php, admin.ola.php e ola.xml num pacote zip. Este pacote pode ter o nome que você quiser, mas sempre é interessante que ele tenha relação com o componente. Neste exemplo, pode ser com_ola.zip.
Instalando o pacote
Prontinho, isto é tudo. Faça login na área administrativa, escolha Extensões -> Instalar/Desinstalar. Indique o arquivo com_ola.zip e peça para instalar. Se tudo correr de acordo, o resultado é o seguinte:
Observação importante: se você criou os diretórios com_ola como explicado no tutorial "Componente 1.5 - O basicão", remova-os ANTES de fazer a instalação do pacote. Se os diretórios estiverem presentes, o instalador do Joomla vai estrilar.
Finalmentes
Se você quiser testar a integração do componente com o sistema, crie um item de menu com um link para o componente. Chame seu site no browser e clique no novo item de menu. Na área administrativa, clique no item de menu Componentes -> Olá Pessoal. Os resultados serão os mesmos que obtivemos no tutorial anterior.
Se você quiser, faça o download do pacote completo.
Agora, cá entre nós: na área administrativa nosso componente está meio pelado. Só o texto "Olá pessoal!" e mais nada - nem o botão cancelar ou voltar está disponível. Pois bem, este é o assunto do próximo tutorial, Componente 1.5 - Barra de Ferramentas. Se ainda estiver curtindo este assunto, então continue se divertindo com os componentes 1.5