Arte e Cultura Escolinha da Aldeia
A Escolinha da Aldeia aceita alunos dos 8 aos 80 anos. Assuntos diversos para aprender rapidinho e JOGUINHOS para a hora do recreio.
Estatística - Conceitos básicos
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Categoria: Estatística
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Autor: vovó Vicki
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Na Criptologia, assim como em outras ciências, são realizados estudos experimentais ou observacionais que resultam numa coleção de dados numéricos. O propósito da investigação é responder uma questão científica onde o padrão de variação nos dados faz com que a resposta não seja óbvia. É aí que entra a estatística: padroniza os métodos para coleta e descrição dos dados e permite estabelecer evidências pró ou contra as questões que estejam sendo analisadas.
Mas, para começar a aplicar métodos estatísticos, é preciso conhecer alguns conceitos básicos.
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A constante de Euler
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Categoria: Referências
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Autor: vovó Vicki
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A constante matemática e (algumas vezes chamada de número de Euler em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler, ou constante de Napier em homenagem ao matemático escocês John Napier, que introduziu os logaritmos) é a base da função dos logaritmos naturais. Seu valor aproximado é:
A constante de Euler
Juntamente com o π e a constante imaginária i, o e é uma das mais importantes constantes matemáticas. Possui uma porção de definições equivalentes, entre elas a mostrada a seguir:
Definição de e
Para os fanáticos por números que não acabam nunca, segue a constante e com 10.000 casas decimais.
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Conversor de bases numéricas *
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Categoria: Ferramentas Matemáticas
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Autor: vovó Vicki
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Geralmente os valores numéricos são representados como uma seqüência de algarismos onde cada um deles representa uma determinada potenciação da base. Por exemplo, se a base for decimal, o valor 512 é obtido pela soma de cinco centenas (5 vezes 10 elevado a dois) mais uma dezena (1 vez 10 elevado a um) mais duas unidades (2 vezes 10 elevado a zero). Mas esta não é a única forma de se representar o valor 512. Se a base for octal, ao invés de decimal, este mesmo valor será representado por 1000, ou seja, uma vez 8 elevado a três (8 x 8 x 8 = 512).
Este pequeno aplicativo permite fazer a conversão de valores numéricos entre bases que variam de 2 a 64. Para bases maiores do que 10 não existem algarismos suficientes (os dígitos de 0 a 9 foram criados para atenderem a base 10). Neste caso, a sugestão é usar letras do alfabeto. Por exemplo, se a base for 12, usa-se os dígitos de 0 a 9 e as letras A e B.
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Tabela de Distribuição Normal
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Categoria: Referências
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Autor: vovó Vicki
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Tabelas de Distribuição Normal (domínio público).
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MDC - Máximo Divisor Comum *
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Categoria: Ferramentas Matemáticas
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Autor: vovó Vicki
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O maior divisor comum de dois ou mais números é chamado de máximo divisor comum desses números ou M.D.C.
Existem duas maneiras de se calcular o M.D.C. de dois ou mais números. Uma delas é fazendo a decomposição desses números em fatores primos para depois calcular o produto dos fatores primos comuns. Por exemplo, o máximo divisor comum de 18 e 45, ou seja, M.D.C.(18,45) = 9 porque:
18 = 2 x 3 x 3
45 = 3 x 3 x 5
então M.D.C. = 3 x 3 = 9
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Distribuição Binomial *
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Categoria: Ferramentas Estatísticas
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Autor: vovó Vicki
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A Distribuição Binomial representa a probabilidade de um tipo particular de evento ocorrer um dado número de vezes. Se cada "sucesso" tiver probabilidade p e existirem n tentativas, podemos calcular a probabilidade de obtermos exatamente os k sucessos. Também é possível calcular a probabilidade cumulativa de obter k ou menos sucessos - esta é a função da distribuição cumulativa ou f.d.c. (veja no Glossário de Estatística).
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mmc - Mínimo Múltiplo Comum *
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Categoria: Ferramentas Matemáticas
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Autor: vovó Vicki
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Antes de falar do mínimo múltiplo comum é preciso conceituar um múltiplo. Quando um número natural pode ser dividido por outro numa divisão exata, dizemos que o maior é múltiplo do menor. Por exemplo, 12 é divisível exatamente por 3, então dizemos que 12 é múltiplo de 3. 12 também é múltiplo de 0, 1, 2, 3, 4, 6, e 12. Os múltiplos de um número são calculados multiplicando-se este número pelos números naturais. Os múltiplos de 3 são 3x0, 3x1, 3x2, ... = 0, 3, 6, ....
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Calculadora Estatística *
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Categoria: Ferramentas Estatísticas
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Autor: vovó Vicki
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Encontrei no site da ALEA (Accção Local de Estatística Aplicada), de Portugal, um applet java com uma calculadora que permite a entrada de dados para cálculo da média e da mediana. Coisa muito simples, mas bem feita.
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Algoritmo de Euclides estendido *
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Categoria: Ferramentas Matemáticas
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Autor: vovó Vicki
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O Algoritmo de Euclides é uma das formas de se encontrar o MDC - máximo divisor comum de dois números inteiros. O MDC é uma combinação linear destes dois números. O Algoritmo de Euclides estendido, ao invés de retornar um valor único, fornece a combinação linear, muito útil quando os inteiros são primos entre si. Por exemplo:
MDC(120,23) = 1
120 e 23 são números inteiros, primos entre si porque não existe um divisor maior
do que 1 que divida ambos.
O Algoritmo de Euclides estendido retorna ax + by = MDC(a, b), ou seja,
120*-9 + 23*47 = MDC(120,23)
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Distribuição Normal *
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Categoria: Ferramentas Estatísticas
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Autor: vovó Vicki
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A Distribuição Normal é a mais conhecida das distribuições de probabilidades e também é uma das mais importantes na Estatística. A curva da Distribuição Normal tem a forma de sino.
A distribuição normal, ou distribuições parecidas, aparecem com frequência na natureza. Isto provavelmente acontece porque a soma de muitas variáveis randômicas "independentes e identicamente distribuídas" têm uma distribuição normal, independente da distribuição das variáveis consideradas uma a uma.
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Este número é primo? *
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Categoria: Ferramentas Matemáticas
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Autor: vovó Vicki
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Há um meio ano atrás (para ser mais exata, em outubro de 2004), o Telmo fez contato para oferecer um script (em javascript) que permite verificar se determinado número é primo.
Diz-se que um número é primo quando for um número inteiro maior do que 1 que não tenha outros divisores exatos a não ser ele mesmo e a unidade. Quando o número é pequeno, é fácil verificar se é primo ou não. Já números maiores... bem, para escapar de um zilhão de contas, teste o número na Máquina da Primalidade da Escolinha da Aldeia :thumbup:
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