A Primeira Guerra Mundial - 1918
Ter 20 Fev 2007 14:43 |
- Detalhes
- Categoria: História das Guerras
- Atualização: Quarta, 17 Fevereiro 2010 21:51
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 24052
A Primeira Grande Guerra finalmente encontra um fim...
{faqslider}A frente ocidental |
|
A frente oriental |
|
A frente italiana |
|
Palestina e Mesopotâmia | Allenby tomou Jericó (21 Fev) e, após uma série de ações contra a margem oriental do Jordão, reiniciou a ofensiva em 19 de Setembro com a batalha de Napluse, que quebrou a resistência turca e abriu aos aliados as portas de Nazaré, Haifa, Acre, etc. Em pouco tempo a Síria também era ocupada, caindo Damasco (1 Out), Beitute (8 Out) e Aleppo (26 Out). Na Mesopotâmia continuou o avanço britânico. A fim de substituir os russos em retirada, foram destacadas para a Pérsia forças britânicas (Mai) que, penetrando no Cáucaso, ocuparam Baku durante seis semanas (4 Ago a 14 Set). Em 30 de Outubro, quando a Turquia capitulou, o exército inglês da Mesopotâmia se encontrava a pouca distância de Mossul, onde entrou no dia 3 de Novembro. | A guerra colonial | O comandante alemão von Lettow-Vorbeck abandonou a colônia portuguesa de Moçambique em Setembro de 1918 e, enquanto atacava a Rodésia, foi informado por um prisioneiro do armistício na Europa. Imediatamente depôs as armas, em 25 de Novembro. |
Mar e Ar |
A guerra no marNo ano de 1918 intensificaram-se as precauções anti-submarinas, com o que se logrou proteção para o transporte de tropas norte-americanas para o continente europeu. Uma das medidas mais eficazes foi a obstrução da entrada das bases submarinas alemãs na Bélgica, levada a efeito por unidades britânicas que, em 23 de Abril, afundaram velhos cruzadores nas barras dos portos de Zeebrugge e Ostende, repetindo a operação neste último a 10 de Maio. Nos últimos dias da guerra a frota alemã de alto mar recebeu ordem de partir e atacar a esquadra inglesa, mas a tripulação amotinou-se e se recusou a sair ao largo. Assim começou a revolução que terminaria com a abdicação de Guilherme II e com o pedido de armistício. De acordo com os termos do armistício, foram entregues à Grã-Bretanha (20-21 Nov) todos os submarinos alemães e mais 70 belonaves, parte das quais foram posteriormente afundadas pela própria tripulação na base naval britânica de Scapa Flow (21 Jun 1919). A guerra aéreaRichthofen serviu por um breve espaço de tempo nas trincheiras antes de ser transferido para a Força Aérea Alemã em Maio de 1915. Aluno preferido de Oswald Boelcke, Richthofen aprendeu rapidamente e obteve sucesso imediato. Fez seu primeiro vôo solo após apenas 24 horas de treinamento, em 10 de Outubro de 1915. Um mês após receber seu primeiro Albatros, Richthofen já contabilizava seis vitórias sobre aeronaves aliadas. Caçador frio e preciso, o brilho de Richthofen se expressava principalmente pelo seu avião pintado de vermelho berrante, um Fokker DR-1 Dreidecker. Seu sucesso no ar fez com que fosse chamado de 'Rote Kampfflieger' pelos alemães, 'le petit rouge' pelos franceses e de 'Red Baron' pelos britânicos. Após 80 vitórias confirmadas, o Barão Vermelho foi alvejado em 21 de Abril de 1918. Morreu na queda, aos 25 anos de idade, e foi enterrado na França pelos britânicos, com todas as honras militares. |
O Tratado de Versailles
O Tratado de Paz de Versailles ficou pronto após meses de duras discussões, foi apresentado à Alemanha em 7 de Maio de 1919 e assinado em 28 de Junho de 1919.
Composto por 440 artigos e numerosos anexos, acabou gerando uma controvérsia generalizada. A controvérsia persiste até os dias de hoje, quando com frequência se afirma que os termos do tratado facilitaram a ascenção dos nazistas e do Terceiro Reich na Alemanha dos anos 30, o que acabou levando à Segunda Guerra Mundial.
O Tratado de Versailles tirou cerca de 13.5% do território que a Alemanha possuía em 1914 (e cerca de sete milhões de pessoas) e todas as suas possessões. A Alsácia-Lorena retornou para a França e a Bélgica foi expandida.
Entre outras restrições, o exército alemão ficava limitado a um máximo de 100.000 homens e não poderia usar artilharia pesada, gás, tanques e aviões. A Marinha alemã poderia embarcar no máximo 10.000 toneladas e os submarinos foram proibidos.
Fontes de Referência
- Dicionário Enciclopédico Brasileiro ilustrado - Editora Globo - 6a. Ed. 1958
- First World War.com - Battles
- Fotos: cortesia do site Great War