A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

A Primeira Guerra Mundial - 1918

Ter

20

Fev

2007


14:43

(113 votos, média 3.66 de 5) 


Image A Primeira Grande Guerra finalmente encontra um fim...

{faqslider}
A frente ocidental
Foch
Ferdinand Foch
(1851-1929)
  • Março de 1918: Reforçando as tropas com homens que a derrocada da linha russa permitia retirar da frente oriental, o exército alemão tentou assentar golpes decisivos na França antes que as forças estadunidenses fizessem pender definitivamente a balança para o lado das potências aliadas. No primeiro ataque, iniciado em 21 de Março, o exército britânico entre Arras e o rio Oise foi repelido, com pesadas perdas, até as proximidades de Amiens (2a. batalha do Somme). Nesta ocasião, as potências ocidentais tomaram uma decisão que se fazia necessária havia muito tempo: a de colocar as operações sob um comando único, que foi confiado ao general francês Foch em 28 de Março.
  • Abril de 1918: Os alemães atacaram em 9 de Abril a região de Armentières, desbaratando as forças inglesas e portuguesas, avançando alguns quilômetros (batalha de Lys ou 3a. batalha da Flandres).
  • Maio a Julho de 1918: Em Maio os alemães desfecharam uma ofensiva no Chemin des Dames obtendo um êxito surpreendente e alcançando o Marne entre Château-Thierry e Dormans. Foram detidos apenas por violentos contra-ataques franco-americanos. Em 9 de Julho lançaram uma ofensiva sobre Compiègne, detida dois dias depois. Em 15 de Julho tentaram consolidar a vantagem obtida atacando Reims, mas foram contidos.

    Em 18 de Julho os aliados se lançam numa contra-ofensiva que obriga os alemães a se recuarem para trás do Aisne e do Vesle (2a. batalha do Marne). Era o começo da campanha de libertação, que prosseguiria até a vitória final.

  • Marne
    Soldados franceses em patrulha no Marne
  • Agosto de 1918: Seguiu-se uma série de ofensivas aliadas locais bem sucedidas, iniciada pelos ingleses no Somme (8 Ago) e, em princípio de Setembro, o exército alemão retornava às fortificações da linha Hindenburg.
  • Setembro de 1918: De 12 a 14 de Setembro, os norteamericanos realizaram sua primeira operação independente eliminando o saliente de St. Mihiel, ao sul de Verdun. Para o fim de Setembro, o marechal Foch elaborou um plano de ofensivas convergentes em grande escala.

    Em 26 de Setembro, as tropas americanas de Pershing e as francesas de Gouraud atacaram nos dois lados do Mosa em direção a Mézières. Em 27 de Setembro, os soldados britânicos de Haig, com a colaboração de corps franceses, investiram contra a linha Hindenburg entre Cambrai e o Aisne e, em 28 de Setembro, o rei Alberto, com tropas belgas, francesas e inglesas, avançava na Flandres enquanto os exércitos franceses atacavam o Chemin des Dames.

    Os progessos na frente do Meuse foram lentos a princípio em razão das dificuldades do terreno e da tenaz resistência do inimigo. Tomada Montfaucon (27 de Setembro), o exército francês e o americano encontraram-se em Grandpré em 10 de Outubro e, somente em 1 de Novembro, os norte-americanos romperam as últimas linhas defensivas alemãs, ocupando Buzancy (2 Nov) e atingindo Sedan (7 Nov).
  • Outubro de 1918: Nos outros setores o êxito foi mais rápido. Os belgas tomaram Dixmude (29 Set), os franceses ocuparam St. Quentin (1 Out), Lens e Armentières (3 Out), Cambrai (8 Out), Le Cateau (10 Out), Chemin des Dames (11 Out), La Fère e Laon (13 Out), Lille, Douai e Ostende (17 Out), Bruges e Zeebrugge (19 Out) e Courtrai (20 Out).
  • Novembro de 1918: A ocupação pelos franceses continuou com Valenciennes (2 Nov), Maubeuge e Tournai (9 Nov) e Mons (10 Nov).

    Entrementes, estala a revolução na Alemanha, o kaiser abdica e foge para a Holanda e, em 11 de Novembro, aceitas as condições de armistício impostas pelos aliados, cessavam finalmente as hostilidades.
A frente oriental
  • Março de 1918: Em 3 de Março a Rússia assina o tratado de paz de Brest-Litovsk, um tratado à parte com a Alemanha.
  • Maio de 1918: Em 7 de Maio a Romênia firma o tratado de paz de Bucarest.
  • Setembro de 1918: Na Grécia, os aliados, sob o comando de Franchet d'Esperey, atacaram em 15 de Setembro e, em poucos dias, a frente búlgara se esboroou. No fim do mês os atacantes haviam alcançado Strummitza, Veles e Uskub.

    Em 29 de Setembro a Bulgária firma o armistício.
  • Outubro de 1918: Em 12 de Outubro os sérvios retomaram Nisch e, nos primeiros dias de Novembro, ocuparam Belgrado.
  • Novembro de 1918: Em 3 de Novembro a Áustria assina o armistício.
A frente italiana
  • Junho de 1918: Em 15 de Junho as tropas austríacas, sincronizadas com a ofensiva alemã na França, atacaram ao longo da linha. Na montanha, o ataque foi logo repelido. A leste, conseguiram atravessar o Piave, mas um contra-ataque italiano forçou-os a recuar (18-22 Jun).
  • Outubro de 1918: Em 24 de Outubro o comandante em chefe, general Diaz, apesar da enchente do rio Piave, iniciou a grande ofensiva italiana com o auxílio de tropas aliadas. Em 30 de Outubro o exército austríaco, dividido em dois, bateu em retirada, que logo se converteu em debandada.
  • Novembro de 1918: Quando, em 4 de Novembro, entrava em vigor o armistício concedido à Áustria, as forças italianas já haviam atingido o Isonzo.
Palestina e Mesopotâmia

Allenby tomou Jericó (21 Fev) e, após uma série de ações contra a margem oriental do Jordão, reiniciou a ofensiva em 19 de Setembro com a batalha de Napluse, que quebrou a resistência turca e abriu aos aliados as portas de Nazaré, Haifa, Acre, etc. Em pouco tempo a Síria também era ocupada, caindo Damasco (1 Out), Beitute (8 Out) e Aleppo (26 Out).

Na Mesopotâmia continuou o avanço britânico. A fim de substituir os russos em retirada, foram destacadas para a Pérsia forças britânicas (Mai) que, penetrando no Cáucaso, ocuparam Baku durante seis semanas (4 Ago a 14 Set). Em 30 de Outubro, quando a Turquia capitulou, o exército inglês da Mesopotâmia se encontrava a pouca distância de Mossul, onde entrou no dia 3 de Novembro.

A guerra colonial

O comandante alemão von Lettow-Vorbeck abandonou a colônia portuguesa de Moçambique em Setembro de 1918 e, enquanto atacava a Rodésia, foi informado por um prisioneiro do armistício na Europa. Imediatamente depôs as armas, em 25 de Novembro.

Mar e Ar

A guerra no mar

No ano de 1918 intensificaram-se as precauções anti-submarinas, com o que se logrou proteção para o transporte de tropas norte-americanas para o continente europeu. Uma das medidas mais eficazes foi a obstrução da entrada das bases submarinas alemãs na Bélgica, levada a efeito por unidades britânicas que, em 23 de Abril, afundaram velhos cruzadores nas barras dos portos de Zeebrugge e Ostende, repetindo a operação neste último a 10 de Maio.

Nos últimos dias da guerra a frota alemã de alto mar recebeu ordem de partir e atacar a esquadra inglesa, mas a tripulação amotinou-se e se recusou a sair ao largo. Assim começou a revolução que terminaria com a abdicação de Guilherme II e com o pedido de armistício.

De acordo com os termos do armistício, foram entregues à Grã-Bretanha (20-21 Nov) todos os submarinos alemães e mais 70 belonaves, parte das quais foram posteriormente afundadas pela própria tripulação na base naval britânica de Scapa Flow (21 Jun 1919).

A guerra aérea

Richtofen
Manfred Albrecht
Freiherr von Richthofen
O BARÃO VERMELHO
(1892-1918)

Richthofen serviu por um breve espaço de tempo nas trincheiras antes de ser transferido para a Força Aérea Alemã em Maio de 1915. Aluno preferido de Oswald Boelcke, Richthofen aprendeu rapidamente e obteve sucesso imediato. Fez seu primeiro vôo solo após apenas 24 horas de treinamento, em 10 de Outubro de 1915. Um mês após receber seu primeiro Albatros, Richthofen já contabilizava seis vitórias sobre aeronaves aliadas.

Caçador frio e preciso, o brilho de Richthofen se expressava principalmente pelo seu avião pintado de vermelho berrante, um Fokker DR-1 Dreidecker. Seu sucesso no ar fez com que fosse chamado de 'Rote Kampfflieger' pelos alemães, 'le petit rouge' pelos franceses e de 'Red Baron' pelos britânicos.

Após 80 vitórias confirmadas, o Barão Vermelho foi alvejado em 21 de Abril de 1918. Morreu na queda, aos 25 anos de idade, e foi enterrado na França pelos britânicos, com todas as honras militares.



{/faqslider}

O Tratado de Versailles

Versailles
Lloyd George, Orlando,
Clemenceau e Wilson

O Tratado de Paz de Versailles ficou pronto após meses de duras discussões, foi apresentado à Alemanha em 7 de Maio de 1919 e assinado em 28 de Junho de 1919.

Composto por 440 artigos e numerosos anexos, acabou gerando uma controvérsia generalizada. A controvérsia persiste até os dias de hoje, quando com frequência se afirma que os termos do tratado facilitaram a ascenção dos nazistas e do Terceiro Reich na Alemanha dos anos 30, o que acabou levando à Segunda Guerra Mundial.

O Tratado de Versailles tirou cerca de 13.5% do território que a Alemanha possuía em 1914 (e cerca de sete milhões de pessoas) e todas as suas possessões. A Alsácia-Lorena retornou para a França e a Bélgica foi expandida.

Entre outras restrições, o exército alemão ficava limitado a um máximo de 100.000 homens e não poderia usar artilharia pesada, gás, tanques e aviões. A Marinha alemã poderia embarcar no máximo 10.000 toneladas e os submarinos foram proibidos.

Fontes de Referência
  • Dicionário Enciclopédico Brasileiro ilustrado - Editora Globo - 6a. Ed. 1958
  • First World War.com - Battles
  • Fotos: cortesia do site Great War
mfxbroker comkosmetichkaсайт отзывовкупить бууслуги по продвижениюпродвижение сайта в казаниполигон ооо

Informações adicionais