A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Babel dos Garranchos

FreeKanji - Yoson

Dom

14

Fev

2010


18:55

(1 voto de 5.00) 


Basta um pouco de fantasia e tomar gosto pelos kanjis para entrar uma brincadeira muito legal: inventar novos conceitos e novas palavras. Como hoje estou inspirada e com vontade de brincar, aqui vai minha invenção mais recente: yoson.

Esta palavra não existe em dicionário nenhum. Também não tem a mínima chance de ser admitida num deles, mesmo por que o objetivo não é este. Com este pequeno artigo quero começar uma série de artigos que resolvi chamar de FreeKanji, ou seja, Kanji Livre. Da mesma forma que gosto de software de código aberto, tomo a liberdade de utilizar o "código" dos kanjis para criar conceitos abertos. Por que não?

Você pode estar se perguntando para que serve este besteirol. Aqui vão algumas sugestões:

  • Adesivos para carros com mensagens personalizadas (quem entender, entendeu; quem não entender pode perguntar, o que é um bom início de papo)
  • Cartão de visita com um ou mais kanjis que podem significar seu nome ou sua opinião sobre algum assunto
  • Tatuagens: garanto que existem muitas pessoas que gostariam de tatuar seu nome ou sobrenome, ou o nome da namorada/namorado usando kanjis
  • Jóias com um toque pessoal

A criação de novos kanjis pode até ser considerada como um novo esporte intelectual. Além disto, ajudam a entender e a memorizar kanjis tradicionais. Tem mais. Os FreeKanjis possuem um certo apelo por serem um tipo de código secreto, pessoal e intransferível, que pode ser usado por quem bolou o novo ideograma. O legal é que nem precisa ter um nome ou pronúncia, mesmo por que queremos apenas transmitir uma idéia ou uma mensagem.

Se você gostou desta piração, continue lendo este artigo para ver um exemplo de onde podemos chegar. Este FreeKanji (o que significa kanji não oficial) não precisava de nome, mas, como é o primeiro que resolvi tornar público, recebeu o nome de batismo yoson.

kou_suson_muraO ideograma da esquerda significa amar, gostar e, por extensão, algo bom. Para conhecer mais detalhes e exemplos leia Kanji, uma escrita masculina. Se é algo que nos faz sentir bem, então está tudo numa boa! Uma das pronúncias para numa boa é yo, a primeira parte do nome que escolhi. Este kanji é composto por dois elementos: 女, que significa mulher, e 子, que significa criança - tem alguma coisa melhor do que isto?

O kanji ao lado do yo significa vila, aldeia. Este também é um kanji composto. Seus elementos são 木, que representa uma árvore, e 寸, que significa medida de distância ou medida de justiça - o risquinho representa o pulso, os outros dois riscos representam a mão - e esta distância corresponde a um pouco mais de uma polegada ou cerca de 3 cm. A pronúncia kun deste kanji composto é son, a pronúncia on é mura.

Final da história: yoson nada mais é do que a forma que encontrei para transmitir Aldeia Numaboa :wink3:

mfx brokerпосуда на авитокухня никас китайские смартфоны возрождениеtranslating english to chineseменю никас

Informações adicionais