As cifras hebraicas (Atbash) *
Seg 27 Jun 2005 21:00 |
- Detalhes
- Categoria: Substituições Simples
- Atualização: Sábado, 26 Janeiro 2013 19:33
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 44783
Atbash, Albam e Atbah são as três Cifras Hebraicas mais conhecidas. Datam de 600-500 a.C. e eram usadas principalmente em textos religiosos - escribas hebreus usaram a cifra Atbash para escrever algumas palavras no Livro de Jeremias.
Estas cifras baseiam-se no sistema de substituição simples monoalfabética. As três são reversíveis porque na primeira operação obtém-se o texto cifrado e, aplicando-se o mesmo método ao texto cifrado, obtém-se o texto original.
Características
- Origem: Usada pelos escribas hebreus em 600-500 a.C.
- Classe: Substituição Simples.
- Tipo: Monoalfabética (apenas um alfabeto cifrante) Monogrâmica (cada caracter substituído por apenas um outro) ou Substituição Simples.
- Características: Reversível, ou seja, uma cifragem dupla devolve a mensagem original
- Segurança: Baixíssima
- Uso: Apenas em textos muito curtos
- Criptoanálise: Uma simples análise da frequência de ocorrência das letras baseada na característica estatística da língua é suficiente para decifrar o texto.
O Alfabeto Hebreu
O diagrama à direita mostra o alfabeto hebreu arcaico. Estima-se que date de 1500 a.C. Na coluna da esquerda está o nome das letras e, logo abaixo, seu valor numérico. Na mesma caixa, à direita, a forma original da escrita. Na coluna identificada por Atbash encontra-se a tabela de substituição desta cifra. O mesmo ocorre com as colunas identificadas por Albam e Atbah. Note que existe uma coluna identificada por "Cryptic Script B". Este alfabeto foi usado para escrever parte dos rolos dos Escritos do Mar Morto e não está completo. Sabe-se que o símbolo para Shin é usado para um dos dois valores desta letra e que um caracter de aplicação especial não é mostrado. |
ATBASH
Na Bíblia, o livro de Jeremias usa um código extremamente simples do alfabeto hebreu para a palavra Babel: a primeira letra do alfabeto hebreu (Aleph) é trocada pela última (Taw), a segunda letra (Beth) é trocada pela penúltima (Shin) e assim sucessivamente. Destas quatro letras deriva o nome da cifra: Aleph Taw Beth SHin = ATBASH.
Aplicando o sistema do Atbash ao alfabeto latino obtemos a seguinte tabela de substituição:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Z Y X W V U T S R Q P O N M L K J I H G F E D C B A
Note que a tabela de substituição é recíproca, ou seja, Z substitui A e A substitui Z. É por isso que o Atbash é uma cifra reversível. Veja um exemplo de encriptação:
Texto Original: CRIPTOGRAFIA NUMABOA Texto Cifrado: XIRKGLTIZURZ MFNZYLZ
ALBAM
O sistema da cifra ALBAM também é uma substituição monoalfabética. Diferencia-se do Atbash somente pela forma como a tabela de substituição é montada: cada letra é deslocada em 13 posições. Observe que a primeira letra do alfabeto hebreu (Aleph) é trocada por Lamed e que Beth é trocada por Mem. Daí a origem do nome da cifra: Aleph Lamed Beth Mem = ALBAM.
Em 1984, a cifra Albam foi "redescoberta" pelos usuários da Usenet e recebeu o nome de ROT13.
Aplicando o sistema Albam ao alfabeto latino obtemos a seguinte tabela de substituição, também recíproca e reversível:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Usando o mesmo texto original do exemplo anterior, obtemos os seguinte texto cifrado:
Texto Original: CRIPTOGRAFIA NUMABOA Texto Cifrado: PEVCGBTENSVN AHZNOBN
ATBAH
Como as duas anteriores, a cifra ATBAH também é uma substituição monoalfabética. Como as outras, uma substituição simples reversível, só que o deslocamento das letras do alfabeto obedece um critério especial. Aplicando o sistema Atbah ao alfabeto latino obtemos a seguinte tabela:
A B C D J K L M E S T U V I H G F R Q P O N Z Y X W
O nome Atbah tem origem na primeira letra do alfabeto hebreu (Aleph), que é trocada por Teth, e na segunda (Beth), que é trocada por Heth. Por consequência, Aleph Teth Beth Heth = ATBAH.
Mantendo o texto original como exemplo, obtemos os seguinte texto cifrado:
Texto Original: CRIPTOGRAFIA NUMABOA Texto Cifrado: GJALYMCJIDAI EXOIHMI
Confira as Cifras
Lápis e Papel
Em Exercícios com as Cifras Hebraicas você encontra material para testar e reforçar seus conhecimentos sobre as Cifras Hebraicas e também vai conhecer mais alguns macetes do trio Atbash/Albam/Atbah.