Criptografia Numaboa
O Livro de Jeremias e o Atbash
Qui 16 Jun 2005 21:00 |
- Detalhes
- Categoria: História da Criptologia
- Atualização: Sábado, 26 Janeiro 2013 18:45
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 22917
O que é que andava acontecendo nos idos de 600 a 500 antes de Cristo? Será que o pessoal era muito diferente? Uma coisa é certa: eles não tinham computador, mas sabiam escrever. Sorte nossa, pois foi através dos escritos da época que hoje podemos ter uma idéia de como as coisas andavam por lá.
Como o hebraico arcaico é datado em 1500 a.C., o pessoal teve 1000 anos para dar tratos à bola e nós já sabemos: onde tem escrita... tem criptologia para guardar os segredos!
O PROFETA JEREMIAS
Jeremias foi um profeta hebreu. Filho de Helcias, nasceu em 650 a.C. em Anandote, um povoado a nordeste de Jerusalém, e morreu no Egito, em 580 a.C. Foi sacerdote do povoado de Anadote e previu, entre outras coisas, a invasão babilônica - Nabucodonosor atacou Israel em 597 a.C. e novamente em 586 a.C., quando destruiu Jerusalém e queimou o templo.
O livro de Jeremias é o segundo dos livros dos principais profetas da Bíblia. Os capítulos 1 a 24 registram muitas das suas profecias. Os capítulos 25 a 44 relatam suas experiências. Os remanescentes contêm profecias sobre as nações. É provável que seu secretário tenha reunido e organizado grande parte do livro. Na história de Babel foi usado o método Atbash de criptografia.
Conheça o sistema Atbash (das cifras hebraicas) na Criptografia Numaboa
O Livro das Lamentações, um dos livros mais poéticos do Antigo Testamento, segundo a tradição também foi escrito por Jeremias. Fala sobre a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor, a corrupção dos líderes e do povo e seus sofrimentos após a conquista. Contém comoventes preces a Deus, uma súplica por perdão e restauração.
CONTEMPORÂNEOS
Nabucodonosor II, rei da Babilônia de 605 a.C. a 562 a.C., sobre quem tanto o Velho Testamento como as fontes babilônicas têm muito a dizer, tomou Jerusalém em 587 a.C. e destruiu a cidade. Aprisionou os judeus e os enviou à Babilônia. O Velho Testamento fala dos acessos de loucura de Nabucodonosor em que este se imaginava um boi e saía pelos campos para comer capim. Durante seu reinado, a Babilônia tornou-se uma das mais magníficas cidades do mundo.
Jeremias tinha 45 anos quando Nabucodonosor II tornou-se rei da Babilônia. Previu a invasão dos babilônios. Aos 53 anos viu a primeira invasão e, dez anos mais tarde, viu a destruição de Jerusalém e a destruição do templo.