A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Criptografia Numaboa

As cifras hebraicas (Atbash) *

Seg

27

Jun

2005


21:00

(76 votos, média 4.57 de 5) 


Atbash, Albam e Atbah são as três Cifras Hebraicas mais conhecidas. Datam de 600-500 a.C. e eram usadas principalmente em textos religiosos - escribas hebreus usaram a cifra Atbash para escrever algumas palavras no Livro de Jeremias.

Estas cifras baseiam-se no sistema de substituição simples monoalfabética. As três são reversíveis porque na primeira operação obtém-se o texto cifrado e, aplicando-se o mesmo método ao texto cifrado, obtém-se o texto original.

Características

  • Origem: Usada pelos escribas hebreus em 600-500 a.C.
  • Classe: Substituição Simples.
  • Tipo: Monoalfabética (apenas um alfabeto cifrante) Monogrâmica (cada caracter substituído por apenas um outro) ou Substituição Simples.
  • Características: Reversível, ou seja, uma cifragem dupla devolve a mensagem original
  • Segurança: Baixíssima
  • Uso: Apenas em textos muito curtos
  • Criptoanálise: Uma simples análise da frequência de ocorrência das letras baseada na característica estatística da língua é suficiente para decifrar o texto.

O Alfabeto Hebreu

O diagrama à direita mostra o alfabeto hebreu arcaico. Estima-se que date de 1500 a.C.

Na coluna da esquerda está o nome das letras e, logo abaixo, seu valor numérico. Na mesma caixa, à direita, a forma original da escrita.

Na coluna identificada por Atbash encontra-se a tabela de substituição desta cifra. O mesmo ocorre com as colunas identificadas por Albam e Atbah.

Note que existe uma coluna identificada por "Cryptic Script B". Este alfabeto foi usado para escrever parte dos rolos dos Escritos do Mar Morto e não está completo. Sabe-se que o símbolo para Shin é usado para um dos dois valores desta letra e que um caracter de aplicação especial não é mostrado.

Alfabeto hebreu
O alfabeto hebreu

ATBASH

Na Bíblia, o livro de Jeremias usa um código extremamente simples do alfabeto hebreu para a palavra Babel: a primeira letra do alfabeto hebreu (Aleph) é trocada pela última (Taw), a segunda letra (Beth) é trocada pela penúltima (Shin) e assim sucessivamente. Destas quatro letras deriva o nome da cifra: Aleph Taw Beth SHin = ATBASH.

Aplicando o sistema do Atbash ao alfabeto latino obtemos a seguinte tabela de substituição:

     A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
     Z Y X W V U T S R Q P O N M L K J I H G F E D C B A

Note que a tabela de substituição é recíproca, ou seja, Z substitui A e A substitui Z. É por isso que o Atbash é uma cifra reversível. Veja um exemplo de encriptação:

    Image Texto Original: CRIPTOGRAFIA NUMABOA
    Image Texto Cifrado:  XIRKGLTIZURZ MFNZYLZ

ALBAM

O sistema da cifra ALBAM também é uma substituição monoalfabética. Diferencia-se do Atbash somente pela forma como a tabela de substituição é montada: cada letra é deslocada em 13 posições. Observe que a primeira letra do alfabeto hebreu (Aleph) é trocada por Lamed e que Beth é trocada por Mem. Daí a origem do nome da cifra: Aleph Lamed Beth Mem = ALBAM.

Em 1984, a cifra Albam foi "redescoberta" pelos usuários da Usenet e recebeu o nome de ROT13.

Aplicando o sistema Albam ao alfabeto latino obtemos a seguinte tabela de substituição, também recíproca e reversível:

     A B C D E F G H I J K L M
     N O P Q R S T U V W X Y Z

Usando o mesmo texto original do exemplo anterior, obtemos os seguinte texto cifrado:

    Image Texto Original: CRIPTOGRAFIA NUMABOA
    Image Texto Cifrado:  PEVCGBTENSVN AHZNOBN

ATBAH

Como as duas anteriores, a cifra ATBAH também é uma substituição monoalfabética. Como as outras, uma substituição simples reversível, só que o deslocamento das letras do alfabeto obedece um critério especial. Aplicando o sistema Atbah ao alfabeto latino obtemos a seguinte tabela:

     A B C D   J K L M   E   S T U V
     I H G F   R Q P O   N   Z Y X W

O nome Atbah tem origem na primeira letra do alfabeto hebreu (Aleph), que é trocada por Teth, e na segunda (Beth), que é trocada por Heth. Por consequência, Aleph Teth Beth Heth = ATBAH.

Mantendo o texto original como exemplo, obtemos os seguinte texto cifrado:

    Image Texto Original: CRIPTOGRAFIA NUMABOA
    Image Texto Cifrado:  GJALYMCJIDAI EXOIHMI

Confira as Cifras

Image Mensagem clara
Image Mensagem cifrada
Manter espaços
Eliminar espaços
Agrupar
Cifragem lenta
Cifragem rápida
Image Cifrar Atbash Image Decifrar Atbash
Image Cifrar Albam Image Decifrar Albam
Image Cifrar Atbah
Image Decifrar Atbah
Limpar Limpar
Aplicativo em Javascript, que precisa estar habilitada!

Lápis e Papel

Em Exercícios com as Cifras Hebraicas você encontra material para testar e reforçar seus conhecimentos sobre as Cifras Hebraicas e também vai conhecer mais alguns macetes do trio Atbash/Albam/Atbah.

Вадим Логофет женавыбираем сковороду с керамическим покрытиемофициальный никас сайт менювидеокамерабрус купить в спбglobal translationполигон ооо

Informações adicionais