Criptografia Numaboa
Exercícios com o Disco de Alberti
Dom 26 Jun 2005 21:00 |
- Detalhes
- Categoria: Exercícios on line
- Atualização: Domingo, 14 Junho 2009 14:24
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 17829
Estes exercícios se referem ao Disco de Alberti. Esta cifra foi a primeira substituição polialfabética, uma grande inovação na criptologia depois de mais de mil anos de "paradeira". As referências sobre o autor você encontra em Leon Battista Alberti.
HOMENAGEM
Em 2003 comemoramos 100 anos de Mário de Andrade. Que fique registrada nesta página minha homenagem ao poeta e escritor de Paulicéia Desvairada, minha favorita. Aos 11 anos de idade, Mário Raul de Moraes Andrade escreveu seu primeiro poema, cantado com palavras INVENTADAS. Não é à toa que merece um destaque aqui na Criptografia NumaBoa e será tema destes exercícios.
Pianista e professor de História da Arte, compôs com Francisco Mignoni a "Cantiga do Ai". Esta é a música de fundo, digitalizada em midi pela Divisão de Música e Arquivo Sonoro (DIMAS) da Biblioteca Nacional.
Clique 2 vezes no botão |> da barra do QuickTime para iniciar.
O DISCO DE ALBERTI
Ao lado se encontra a reprodução do Disco de Alberti para ajudar nos exercícios. Desta vez, nada de ferramenta de trabalho. É pra fazer "na unha".
Exercício 1 - DECIFRANDO UMA MENSAGEM
"Moça Linda Bem Tratada", de Mário de Andrade. Decifre os dois primeiros versos com o Disco de Alberti sabendo que a chave é "n" e que, a cada quatro letras, o anel interno é deslocado uma posição no sentido anti-horário:
Gvogmv yofgp noihp ifxfq ivqqt ybea& tokyh rhlvt pmmtk &q&zc smmpz kxbeb gzczl cbgfq fq&vn o&nvb oyxtk dfpyv s&vdn bfrfa sgarl kfkse qsflr acz&e yhkh
Observe que a primeira letra do texto cifrado, escrita em maiúsculo, indica que a chave "n" foi alinhada com a letra "G". Isto corresponde a um deslocamento 3. Crie uma tabela de substituição e boa sorte!
Clique e arraste o cursor do mouse entre as marcas do quadro abaixo para conferir sua resposta.
| Moça linda bem tratada, Três séculos de família, Burra como uma porta: Um amor. Grã-fino do despudor, Esporte, ignorância e sexo, Burro como uma porta: Um coió. |
Exercício 2 - CIFRANDO O RESTO DA MENSAGEM
Se você descobriu o dois primeiros versos, então cifre os dois restantes usando a mesma chave alinhada em "C" e deslocando o disco interno uma posição no sentido anti-horário a cada quatro letras:
Mulher gordaça, filó, De ouro por todos os poros Burra como uma porta: Paciência... Plutocrata sem consciência, Nada porta, terremoto Que a porta de pobre arromba: Uma bomba.
Confira o resultado:
| Ckcsyi olivn noera tsid& qcqbg ckcg& gbbgb penpp eldbg ymrfp nyhzh id&fq gixpk sx&oc kckgx mtved xftgy dodzg ekhip iyaay elcli btnia cbyos qqtbk tmmcq sofcs kb&ek |
Autoria
Vovó Vicki com a ajuda do grande mestre Mário de Andrade